Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
Objetivos educativos
A pós-graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde resulta de uma iniciativa conjunta de quatro unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa: a NOVA Information Management School, a Escola Nacional de Saúde Pública, a NOVA Medical School e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Esta iniciativa conta ainda com o apoio da ACSS - Administração Central do Sistema de Saúde, da ARS LVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a ABBVIE, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EY e SAS.
Esta Pós-Graduação está classificada como o melhor curso em Gestão de Saúde em Portugal, o 2º na Europa e o 3º melhor do Mundo pela Eduniversal, agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.
Este curso visa completar a formação de gestores e prossionais que pretendam utilizar a gestão de informação (GI) e do conhecimento com vista a promover a competitividade das organizações que atuam no setor da saúde. O curso cobre aspetos que vão desde a gestão dos processos de inovação, até à utilização de instrumentos analíticos, alicerçados em princípios de GI e nos processos de BI.
Entre os potenciais destinatários desta pós-graduação destacam-se aqueles que têm responsabilidades nas áreas financeira, planeamento e controlo, qualidade, sistemas de informação, marketing, compras e logística, recursos humanos e técnicos e gestores que trabalham em áreas de suporte à tomada de decisão. Dirige-se igualmente a profissionais de saúde encarregues da gestão de serviços bem como a gestores e líderes no sector da Saúde que necessitam desenvolver estudos ou projectos de Business Intelligence.
Este curso tem como objetivos principais:
- Conhecer os desafios do novo mercado da saúde e em particular os instrumentos de planeamento e de controlo de gestão nas organizações de saúde;
- Conhecer e gerir os processos de inovação e de mudança, bem como de relacionamento com o cliente no novo mercado da saúde;
- Introduzir os princípios da Gestão de Informação e do Conhecimento, com vista a promover a competitividade das organizações que atuam na Saúde;
- Compreender o processo de Business Intelligence, o seu papel na criação de valor para o negócio da saúde, conhecer as principais aplicações de BI e gerir os componentes da infraestrutura da BI - pessoas, processos e tecnologias;
- Utilizar aplicações analíticas, de monitorização do desempenho das organizações e identificar os indicadores chave das aplicações analíticas no contexto da saúde.
Candidaturas - 2.ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 16 de junho a 17 de julho de 2023. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional.
Caracterização geral
Código DGES
5381
Ciclo
Cursos de pós-graduação
Grau
Não confere
Acesso a outros cursos
A pós-graduação confere acesso ao Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Business Intelligence.
Coordenador
Guilherme Martins Victorino
Data de abertura
fevereiro de 2024
Número máximo de admissões
Propinas
4.100€
Horários
Pós-Laboral
Idioma de ensino
Português
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
A conclusão da pós-graduação em Gestão de Informação e Busines Intelligence na Saúde requer a realização de 60 ECTS, dos quais 37,5 correspondem às uniddades curriculares obrigatórias, e os restantes 22,5 ECTS correspondem às unidades curriculares optativas, oferecidas pela NOVA IMS, ENSP-NOVA e IHMT-NOVA.
Condições de acesso
Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até janeiro de 2024); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.
Regras de avaliação
A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.