O Novo Mercado na Saúde
Objetivos
Na conclusão da Unidade o aluno deverá:
-compreender a situação atual do sector da saúde em termos gerais e no caso especifico de Portugal;
-analisar trajetórias de evolução possivel do sector da saúde em termos gerais e no caso especifico de Portugal;
-discutir o funcionamento, potencialidades e limitações dos modelos de organização dos sistemas de saúde;
-conhecer as modalidades e os limites do financiamento publico do sector da saúde e a sua articulação com o sector privado;
-identificar linhas de inovação nas áreas chave do sector da saúde e analisar o seu potencial impacto;
-conhecer as diferentes modalidadese discutir vantagens e desvantagens das Parcerias Público Privadas na saúde;
evidenciar autonomia na busca e sintese de informação sobre os conceitos abordados durante a Unidade Curricular.
Caracterização geral
Código
400024
Créditos
4.0
Professor responsável
José Carlos Ferreira Caiado
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Naõ existem requisitos de frequência.
Bibliografia
Método de ensino
A metodologia pedagógica será centrada no estudo de caso e na interacção/debate com a experiência dos participantes.
Método de avaliação
A Unidade Curricular tem dois esquemas de avaliação: 1) participação nas sessões (40%); 2) teste (60%)
Conteúdo
- Sistemas de Saúde;
-Conceito de Saúde;
-Particularidades do mercado da saúde;
-Os modelos de organização dos sistemas de saúde;
-Evolução dos sistems de saúde;
-o Serviço Nacional de Saúde no quadro do novo mercado da saúde;
-Relação sectores público e privado;
-Modelos de financiamento;
-Factores criticos na dinâmica do financiamento;
-Inovação no sector da saúde: inovação clinica e inovação nas tecnologias de informação;
-O mercado farmaceutico e a inovação;
-O mercado dos dispositivos médicos e a inovação;
-Parcerias Público Privadas na saúde;
-
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: