Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

Objetivos educativos

Desenvolvido em colaboração com a UNIGIS Internacional, o Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica visa proporcionar aos alunos um ensino abrangente nos domínios teóricos e práticos ligados à análise da informação geográfica, em regime e-learning ou semi-presencial. Obteve recentemente a acreditação GEOINT (Geospatial Intelligence) por parte da United States Geospatial Intelligence Foundation (USGIF), tendo sido o 1º curso fora dos EUA a ser acreditado por esta organização.

Concebido para ir ao encontro das exigências das empresas e das instituições públicas e privadas, o programa do curso visa fornecer o enquadramento necessário para o conhecimento dos aspectos técnicos, científicos e organizacionais relacionados com o uso dos SIG, garantir a apropriação de técnicas de análise, com particular ênfase para os conhecimentos ligados à concepção e implementação de Projectos SIG, e assegurar as qualificações necessárias para uma carreira científica ligada à investigação em Ciência da Informação Geográfica.

Orientado para a formação de quadros técnicos superiores, este curso constitui uma oportunidade para a aquisição de conhecimentos e competências na área da Ciência e SIG, possibilitando aos alunos o reconhecimento internacional das suas qualificações.

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de informação geográfica adequados à análise de questões suscitadas pelo uso deste tipo de informação;

- Modelar, monitorizar e simular fenómenos geográficos, demográficos e ambientais em contextos de análise diversificados;

- Utilizar metodologias e ferramentas de exploração e análise de forma a reduzir os níveis de incerteza associados àresolução de problemas de natureza geográfica;

- Conceber e desenvolver sistemas e tecnologias de informação que supram as necessidades de informação geográfica no contexto organizacional.

Candidaturas - 3.ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 16 de junho a 17 de julho de 2023. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. 

Caracterização geral

Código DGES

6281

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Este curso confere acesso a Doutoramento, verifique o nosso aqui.

Coordenador

Marco Octávio Trindade Painho

Data de abertura

setembro de 2023

Número máximo de admissões

Propinas

4.200€

Horários

Pós-Laboral

Idioma de ensino

Português (e-learning) Inglês (semi-presencial)

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O Mestrado tem a duração de 4 semestres letivos, num total de 120 ECTS. Os dois primeiros semestres correspondem à parte letiva, durante a qual os alunos têm que realizar um conjunto de Unidades Curriculares, a que correspondem 60 ECTS. O 2º ano é dedicado à elaboração de uma dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, a que corresponde 60 ECTS.

Condições de acesso

Os requisitos para a candidatura são:

- Titulares do grau de licenciado ou equivalente;

- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da NOVA IMS;

- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Cientifico da NOVA IMS.

Regras de avaliação

O método de avaliação será por avaliação contínua, ou seja, através da realização de trabalhos individuais ou de grupo, projetos, quizzes, testes/exames, etc. 

Cabe a cada docente de cada Unidade Curricular (UC) definir, ao início de cada ano letivo, como será feita a avaliação nas suas UCs, esta informação é depois disponibilizada através da plataforma de aluno.

 

Estrutura

Percursos