Semi-Presencial - Especialização em Geospatial Data Science

Objetivos educativos

A especialização em Ciência dos Dados Geoespaciais fornece as competências necessárias à modelação e análise de informação geográfica, e pretende capacitar profissionais para o papel da inteligência artificial, programação e o data mining no desenvolvimento de soluções aos desafios e problemas sociais nos setores público e privado.

Este Mestrado é desenvolvido em colaboração com a UNIGIS, rede internacional que reúne as melhores escolas na área dos Sistemas de Informação Geográfica, e obteve a acreditação GEOINT (Geospatial Intelligence) por parte da United States Geospatial Intelligence Foundation (USGIF), tendo sido o 1.º curso fora dos EUA a ser acreditado por esta organização.

Tem como destinatários todas as pessoas que se encontrem dispersas geograficamente, nomeadamente em Portugal, no Brasil, nos países africanos de língua portuguesa, em Timor e, também, nas comunidades de expressão portuguesa dispersas por todo o mundo e que pretendam obter um Mestrado de uma Instituição Universitária Portuguesa.

Este curso fornece os conhecimentos e competências necessários para:

- Compreender e contribuir para os grandes desafios técnicos e sociais criados por ambientes computacionais ricos em dados geoespaciais incluindo a sua arquitetura, integridade e gestão;

- Compreender como os dados geoespaciais podem ser adquiridos e utilizados para apoiar vários processos de análise, modelação, e geovisualização em ambientes de grandes quantidades de dados;

- Compreender como a inteligência artificial, a programação e o data mining podem ser utilizados para aumentar, de forma inteligente, os conceitos e fluxos típicos da ciência da informação geográfica e assim fornecer soluções centradas nas instituições para uma grande variedade de desafios e problemas sociais nos setores público e privado. 

Candidaturas - 3.ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 16 de junho a 17 de julho de 2023. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. 

Caracterização geral

Código DGES

62814

Ciclo

Área de especialização

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Este curso confere acesso a Doutoramento, verifique o nosso aqui.

Coordenador

Marco Octávio Trindade Painho

Data de abertura

setembro de 2023

Número máximo de admissões

Propinas

4.200€

Horários

Pós-Laboral

Idioma de ensino

Português (e-learning) Inglês (semi-presencial)

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O Mestrado tem a duração de 4 semestres letivos, num total de 120 ECTS. Os dois primeiros semestres correspondem à parte letiva, durante a qual os alunos têm que realizar um conjunto de Unidades Curriculares, a que correspondem 60 ECTS. O 2º ano é dedicado à elaboração de uma dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, a que corresponde 60 ECTS.

Este percurso é um perfil de

Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

Condições de acesso

Os requisitos para a candidatura são:

- Titulares do grau de licenciado ou equivalente;

- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da NOVA IMS;

- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Cientifico da NOVA IMS.

Regras de avaliação

O método de avaliação será por avaliação contínua, ou seja, através da realização de trabalhos individuais ou de grupo, projetos, quizzes, testes/exames, etc. 

Cabe a cada docente de cada Unidade Curricular (UC) definir, ao início de cada ano letivo, como será feita a avaliação nas suas UCs, esta informação é depois disponibilizada através da plataforma de aluno.