Gestão dos Processos de Negócio
Objetivos
Os processos de negócios são um ativo essencial das organizações, tendo impacto no sucesso dos produtos e serviços prestados. Os processos de negócios definem tarefas, funções e responsabilidades, moldando assim as funções de cada funcionário. Esta disciplina visa desenvolver conhecimentos e competências relacionados com a gestão dos processos de negócio. É apresentada uma visão geral do que é a gestão de processos de negócio. São introduzidos os conceitos, métodos e estratégias necessárias para gerir processos de negócio. É focada na aplicação de métodos teóricos e software para desenhar, analisar, transformar, monitorizar e controlar processos de negócio, de forma a melhorar o seu desempenho, recorrendo às tecnologias de informação das organizações do setor publico e privado.
Caracterização geral
Código
200278
Créditos
3.5
Professor responsável
Frederico Miguel Campos Cruz Ribeiro de Jesus
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
- Dumas, M., Rosa, M. L., Mendling, J., & Reijers, H. A. (2013). Fundamentals of Business Process Management. Springer Berlin Heidelberg;
- Dumas, M., Rosa, M. L., Mendling, J., & Reijers, H. A. (2018). Fundamentals of Business Process Management 2 nd Edition. Springer Berlin Heidelberg;
- Wil van der Aalst (2016). Process Mining: Data Science in Action 2 nd Edition. Springer Berlin Heidelberg;
- Michael Glykas (Ed.) (2013). Business Process Management: Theory and Applications. Springer Berlin Heidelberg;
- vom Brocke, J., & Mending, J. (Ed.) (2018). Business Process Management Cases: Digital Innovation and Business Transformation in Practice. Springer Berlin Heidelberg.
Método de ensino
O ensino é baseado em aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas são, na sua essência, para sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais de BPM associados a cada um dos tópicos a abordar. As aulas práticas assentam na análise, elaboração e implementação de conceitos teóricos, com recurso a computadores e software.
Métodos de ensino
¿ Ensino expositivo e interrogativo: palestras e discussões
¿ Declarativo: ferramentas tutoriais
¿ Ativo e participativo: estudos de caso, participação em projetos, uso de sistemas e tecnologias BPM
Método de avaliação
1º época: Participação (10%) + Exame * (50%) + Projeto de Grupo* (40%)
2º época: Exame * (60%) + Projeto de Grupo + * (40%)
A nota mínima para o exame e projeto de grupo é de oito valores em 20.
Cada grupo deve apresentar, individualmente, o seu projeto (10min para apresentação + 5 para discussão com os professores).
Conteúdo
- Introdução ao BPM
- Processos em todo o lado
- O que é um processo de negócio?
- Perspetiva histórica do BPM
- O ciclo de vida do BPM
- Identificação de processos
- Focar nos processos chave
- Desenhar arquiteturas de processos
- Modelação de Processos
- Introdução a BPMN
- Branching e Merging
- Artifatos de informação
- Recursos
- Modelação de processos avançados
- Descoberta de processos
- A configuração da descoberta de processos
- Métodos de descoberta
- Métodos para modelar processos
- Garantia de qualidade do modelo
- Analise qualitativa
- Análise de Valor Acrescentado
- Análise de Resíduos
- Análise quantitativa
- Análise de Flow
- Análise de Filas
- Simulação
- Redesenho de processos
- Reengenharia de processos
- Heuristicas
- Process Mining
- Introdução a Process Mining
- Tecnicas de Process Mining
- Impacto no negócio
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: