Gestão dos Processos de Negócio

Objetivos

Os processos de negócios são um ativo essencial das organizações, tendo impacto no sucesso dos produtos e serviços prestados. Os processos de negócios definem tarefas, funções e responsabilidades, moldando assim as funções de cada funcionário. Esta disciplina visa desenvolver conhecimentos e competências relacionados com a gestão dos processos de negócio. É apresentada uma visão geral do que é a gestão de processos de negócio. São introduzidos os conceitos, métodos e estratégias necessárias para gerir processos de negócio. É focada na aplicação de métodos teóricos e software para desenhar, analisar, transformar, monitorizar e controlar processos de negócio, de forma a melhorar o seu desempenho, recorrendo às tecnologias de informação das organizações do setor publico e privado.

Caracterização geral

Código

200278

Créditos

3.5

Professor responsável

Frederico Miguel Campos Cruz Ribeiro de Jesus

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

  • Dumas, M., Rosa, M. L., Mendling, J., & Reijers, H. A. (2013). Fundamentals of Business Process Management. Springer Berlin Heidelberg;
  • Dumas, M., Rosa, M. L., Mendling, J., & Reijers, H. A. (2018). Fundamentals of Business Process Management 2 nd Edition. Springer Berlin Heidelberg;
  • Wil van der Aalst (2016). Process Mining: Data Science in Action 2 nd Edition. Springer Berlin Heidelberg;
  • Michael Glykas (Ed.) (2013). Business Process Management: Theory and Applications. Springer Berlin Heidelberg;
  • vom Brocke, J., & Mending, J. (Ed.) (2018). Business Process Management Cases: Digital Innovation and Business Transformation in Practice. Springer Berlin Heidelberg.

Método de ensino

O ensino é baseado em aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas são, na sua essência, para sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais de BPM associados a cada um dos tópicos a abordar. As aulas práticas assentam na análise, elaboração e implementação de conceitos teóricos, com recurso a computadores e software.

Métodos de ensino

¿ Ensino expositivo e interrogativo: palestras e discussões

¿ Declarativo: ferramentas tutoriais

¿ Ativo e participativo: estudos de caso, participação em projetos, uso de sistemas e tecnologias BPM

Método de avaliação

1º época: Participação (10%) + Exame * (50%) + Projeto de Grupo* (40%)

2º época: Exame * (60%) + Projeto de Grupo + * (40%)

A nota mínima para o exame e projeto de grupo é de oito valores em 20.

Cada grupo deve apresentar, individualmente, o seu projeto (10min para apresentação + 5 para discussão com os professores).

Conteúdo

  1. Introdução ao BPM
    1. Processos em todo o lado
    2. O que é um processo de negócio?
    3. Perspetiva histórica do BPM
    4. O ciclo de vida do BPM
  2. Identificação de processos
    1. Focar nos processos chave
    2. Desenhar arquiteturas de processos
  3. Modelação de Processos
    1. Introdução a BPMN
    2. Branching e Merging
    3. Artifatos de informação
    4. Recursos
    5. Modelação de processos avançados
  4. Descoberta de processos
    1. A configuração da descoberta de processos
    2. Métodos de descoberta
    3. Métodos para modelar processos
    4. Garantia de qualidade do modelo
  5. Analise qualitativa
    1. Análise de Valor Acrescentado
    2. Análise de Resíduos
  6. Análise quantitativa
    1. Análise de Flow
    2. Análise de Filas
    3. Simulação
  7. Redesenho de processos
    1. Reengenharia de processos
    2. Heuristicas
  8. Process Mining
    1. Introdução a Process Mining
    2. Tecnicas de Process Mining
    3. Impacto no negócio