Geospatial Analytics

Objetivos

Os sistemas de informação geográfica (SIG) permitem ao utilizador analisar e partilhar informação de modo a explorar o princípio fundamental da geografia, a localização. Os SIG são utilizados para diversas finalidades, como prever ocorrências, otimizar rotas ou encontrar o melhor local de acordo com um conjunto de critérios. Com os SIG é possível descrever o quê, explorar onde, e explicar o porquê / como,  o que permite tomar melhores decisões em contextos da vida real.

Os SIG online estão se a desenvolver de uma forma bastante interessante, tornando-se mais robustos e capacitados de recursos valiosos. A informação geográfica pode ser apresentada e analisadas por meio de um conjunto de aplicações que podem ser alimentados com informações em tempo real. O significado de lugar e informação geográfica tem um valor societal importante no desenvolvimento de um mundo sustentável e conectado.

Nesta UC, vamos explorar tópicos avançados em SIG, como a modelação espacial ou a análise de rede. Iremos aprender a criar geo-apps para analisar, visualizar e partilhar informação geográfica. Padrões e tendências espácio-temporais serão também explorados. Os alunos irão aprender a desenvolver modelos geoespaciais e criar geo-apps online. Os alunos compreenderão também as relações espaciais de lugares e fenómenos geográficos com base em métodos geoestatísticos.


No final desta unidade curricular espera-se que os alunos desenvolvam competências práticas em SIG, sendo capazes de implementar um modelo geoespacial analítico e criar a sua própria geo-app. Como objetivo central, os alunos devem ser capazes de usar os SIG de acordo com os seus próprios interesses e finalidades.

Caracterização geral

Código

100148

Créditos

4.0

Professor responsável

Susana Isabel Nogueira Diogo Martins Marques

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Nenhum

Bibliografia

- Mitchell, 2020, The ESRI Guide to GIS Analysis: Volume 2: Spatial Measurements & Statistics, Environmental Systems Research Institute, Inc., Redland California, 250p, ISBN: 9781589486089

 

- Fu, 2020, Getting to Know Web GIS, fourth edition, Environmental Systems Research Institute, Inc., Redland California, 504p, ISBN: 9781589485938

 

- Law and Collins, 2019, Getting to Know ArcGIS Pro, second edition, ESRI Press, Redlands California, 512p, ISBN: 9781589485372

 

- Smith et al., 2018, Geospatial analysis: a comprehensive guide to principles, techniques and software tools, Drumlin Security Ltd, 618p, ISBN: 1912556049

 

- Longley et al., 2015, Geographic Information Science and Systems, fourth edition, Wiley, 496p, ISBN: 9781118676950

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas, que incluem a exposição de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. A componente prática permite resolver exercícios, esclarecer dúvidas e suportar o desenvolvimento dos projetos. A componente prática será lecionada num software SIG desktop (ESRI ArcGIS Pro). O software ArcGIS online será explorado na nuvem.

 

Método de avaliação

1ª época: 1 teste (20%) e projeto (80%)

2ª época: exame (50%) e projeto (50%)

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em 6 Unidades de Aprendizagem (UA):

UA1 - Distribuição de dados espaciais

UA2 - Análise de relações e padrões espaciais

UA3 - Análise de localização e caminhos

UA4 - Análise espácio-temporal

UA5 - Métodos preditivos

UA6 - SIG na web