Laboral - Especialização em Data Science for Marketing
Objetivos educativos
O Mestrado em Data Driven Marketing, com especialização em Data Science for Marketing, tem como finalidade preencher uma lacuna na formação pós-graduada de profissionais na área de marketing que necessitam de obter novas competências para poderem participar ativamente no desenvolvimento e aplicação de modelos analíticos de marketing. Com o plano de estudos proposto, a Pós-Graduação apresenta uma estrutura atualizada que combina diversas áreas de marketing com uma abordagem transversal de ciência dos dados para as alavancar.
Este curso foi concebido para fornecer uma formação de excelência, articulando conceitos e desafios chave para a tomada de decisões em marketing nas suas múltiplas vertentes estratégica, de inovação e metodológica com formação prática orientada para o tratamento de dados (data science & big data), a inteligência artificial (machine learning) e análise de redes sociais de consumidores. A versatilidade na oferta de unidades curriculares optativas permite ainda reforçar conhecimentos teórico-práticos em diversas áreas relacionadas tais como marketing digital, social media, comércio eletrónico e otimização em motores de busca.
Candidaturas - 4.ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 28 de julho a 17 de agosto de 2023. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional.
Caracterização geral
Código DGES
94357
Ciclo
Área de especialização
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Este curso confere acesso a Doutoramento, verifique o nosso aqui.
Coordenador
Paulo Miguel Rasquinho Ferreira Rita
Data de abertura
setembro de 2023
Número máximo de admissões
Propinas
6.000€
Horários
Diurno
Idioma de ensino
Inglês
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Cada especialização do Mestrado tem a duração de 4 semestres letivos, num total de 120 ECTS. Os dois primeiros semestres correspondem à parte letiva, durante a qual os alunos têm que realizar um conjunto de Unidades Curriculares, a que correspondem 60 ECTS. O 2º ano é dedicado à elaboração de uma dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, a que corresponde 60 ECTS
Este percurso é um perfil de
Mestrado em Marketing Analítico (Data Driven Marketing)
Condições de acesso
Para ingressar neste curso, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições: possuir grau de Licenciatura em área compatível (concluído até setembro); ser proficiente na língua inglesa, falada e escrita. O processo de seleção dos candidatos é realizado com base na análise do currículo académico e profissional.
Regras de avaliação
O método de avaliação será por avaliação contínua, ou seja, através da realização de trabalhos individuais ou de grupo, projetos, quizzes, testes/exames, etc.
Cabe a cada docente de cada Unidade Curricular (UC) definir, ao início de cada ano letivo, como será feita a avaliação nas suas UCs, esta informação é depois disponibilizada através da plataforma de aluno.
Estrutura
1º ano - semestre Outono | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
200204 | Análise de Redes Sociais | 3.5 |
200201 | Ciência dos Dados para Marketing | 7.5 |
200163 | Desenho Experimental | 4.0 |
200187 | Estratégia e Inovação em Marketing | 7.5 |
200197 | Gestão de Marca | 3.5 |
200196 | Marketing Digital e Comércio Eletrónico | 7.5 |
200189 | Métodos Analíticos Descritivos em Marketing | 7.5 |
400082 | Métodos Analíticos Digitais | 7.5 |
Opções | ||
200204 | Análise de Redes Sociais | 3.5 |
200268 | Applied Network Analysis | 7.5 |
200012 | Business Intelligence I | 7.5 |
200201 | Ciência dos Dados para Marketing | 7.5 |
200163 | Desenho Experimental | 4.0 |
200197 | Gestão de Marca | 3.5 |
200014 | Gestão de Processos de Negócio | 7.5 |
200073 | Gestão dos Sistemas de Informação | 3.5 |
200196 | Marketing Digital e Comércio Eletrónico | 7.5 |
200189 | Métodos Analíticos Descritivos em Marketing | 7.5 |
400082 | Métodos Analíticos Digitais | 7.5 |
200192 | Privacidade de Dados, Segurança e Ética | 4.0 |
200194 | Transformação Digital | 3.5 |
1º ano - semestre Primavera | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
200203 | Aprendizagem Automática em Marketing | 7.5 |
200202 | Big Data para Marketing | 7.5 |
200170 | Comportamento do Consumidor | 7.5 |
200049 | Estudos de Mercado | 7.5 |
200188 | Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing | 7.5 |
400081 | Métodos Analíticos para Redes Sociais | 7.5 |
200190 | Métodos Analíticos Preditivos em Marketing | 7.5 |
200200 | Otimização de Motores de Pesquisa | 4.0 |
Opções | ||
200203 | Aprendizagem Automática em Marketing | 7.5 |
200202 | Big Data para Marketing | 7.5 |
200013 | Business Intelligence II | 7.5 |
200170 | Comportamento do Consumidor | 7.5 |
400019 | Customer Relationship Management Systems | 0.0 |
200049 | Estudos de Mercado | 7.5 |
200014 | Gestão de Processos de Negócio | 7.5 |
200071 | Gestão do Conhecimento | 3.5 |
400081 | Métodos Analíticos para Redes Sociais | 7.5 |
200190 | Métodos Analíticos Preditivos em Marketing | 7.5 |
200200 | Otimização de Motores de Pesquisa | 4.0 |
200184 | Teoria e Métodos de Amostragem | 7.5 |
200298 | Tomada de decisão orientada por dados | 4.0 |
2º ano - semestre Outono | ||
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Código | Nome | ECTS |
200265 | Dissertação/Trabalho de Projeto/ Relatório de Estágio | 54.0 |
200086 | Metodologias de Investigação | 6.0 |