Seminário de Economia Europeia

Objetivos

O Seminário de Economia Europeia é uma disciplina aplicada, colmatando o fosso entre os modelos teoria económica de nível básico/intermédio e a análise da realidade da economia europeia. A economia portuguesa será usada como um case-study sempre que relevante. 

Caracterização geral

Código

1104

Créditos

7.5

Professor responsável

João Amador

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:  Introdução à Microeconomia e Introdução à Macroeconomia

Bibliografia

Baldwin, R. and C. Wyplosz, The Economics of European Integration, McGraw Hill.

Online material, including Vox EU columns and documents available at EU institutions websites.

Método de ensino

As aulas promovem o debate entre os alunos. Algumas aulas são ministradas por professores convidados, especialistas na área de tópicos específicos. A presença de professores convidados em algumas aulas teóricas, a elaboração de um trabalho de equipa sobre um tema aplicado e de base quantitativa, visa motivar a autonomia dos alunos para a análise económica integralmente aplicada. 



Método de avaliação

A avaliação é composta por três blocos: i) Avaliação prática (25%), ii) trabalho de grupo (25%) e iii) exame final (50%). A avaliação prática consiste maioritariamente num questionário intercalar a responder nas aulas, que visa preparar os alunos para o tipo de questões colocadas no exame final, e na participação nas aulas. O trabalho consiste numa resposta quantitativa a uma questão colocada pela equipa docente, discutindo também lições de política. Os grupos devem ter quatro alunos (mínimo de três e máximo de cinco). O exame final inclui todos os tópicos abordados nas aulas.


Conteúdo

 A primeira parte do programa apresenta brevemente a história, as instituições e o processo de decisão na UE. A segunda parte do programa analisa os atuais desafios económicos da UE, com exemplos da experiência portuguesa desde meados dos anos 70. A segunda parte do programa analisa a lógica das diferentes políticas europeias e o seu impacto na economia europeia. A terceira parte do programa enfatiza temas-chave como migração, energia e globalização. Ao longo da disciplina, são discutidas as perspectivas económicas e os debates económicos atuais na UE.


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: