Economia do Desenvolvimento
Objetivos
Esta disciplina dará aos alunos uma visão geral dos debates e conhecimentos atuais no campo da economia do desenvolvimento. Abordaremos as principais teorias e evidências empíricas sobre tópicos como: os impulsionadores do desenvolvimento e crescimento económico dos países, o papel do capital humano e dos recursos naturais ou os legados de eventos históricos, como o comércio de escravos ou as normas de género. A disciplina também oferece uma introdução à pesquisa recente neste campo com um forte vínculo com o trabalho aplicado.
Caracterização geral
Código
1108
Créditos
7.5
Professor responsável
Victoire Girard
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Precedência obrigatória: 1100. Introdução à Microeconomia
Bibliografia
BIBLIOGRAPHY Note: Readings are optional and the organisation of classes below is subject to adjustments.
At the end of the slides of each class, you will see a list of the core readings this class builds on. Most classes mix insights from research papers (a few of them are listed below) and parts of the two following books:
Banerjee, Abhijit V., and Esther Duflo (2011), Poor Economics: A Radical Rethinking of the Way to Fight Global Poverty, Public Affairs.
Ray, Debraj (1998), Development Economics, Princeton University Press.
Método de ensino
Serão duas aulas teóricas de 1 hora e 20 minutos por semana, baseadas em slides e anotações no quadro. Estas serão complementadas por uma aula prática semanal de 1 hora e 20 minutos. Para cada tópico, será dada uma visão geral das questões teóricas e empíricas nas aulas teóricas, e alguns exemplos retirados de pesquisas recentes serão estudados com maior detalhe nas aulas práticas. A participação dos alunos será fortemente incentivada para fomentar a discussão.
Método de avaliação
1. Practical class presentation of a research paper - 15%
This is the group presentation of a designated research paper or specific source in the practical class. It will involve a PowerPoint presentation (made for 25min), and broad discussion in class, AS EVERYONE IS EXPECTED TO ASK QUESTIONS OR MAKE OBSERVATIONS. The group will be responsible for answering the questions raised.
2. Paper proposal - 30%
The paper proposal should have maximum 6 pages, with font Calibri size 12 pp and line spacing of 1.5. It is a written report written individually, which should contain a discussion of a research question in development economics and a proposition of contribution. The proposed contribution can be empirical or theoretical. It is a proposition, which does not have to be actually implemented. What will be valued is the relevance and the feasibility of the proposition. You will regularly discuss the steps of building up your paper proposal (the choice of topic, elements of the proposal, potential data source and identification strategy of your contribution) in the practical classes. The final delivery is at the end of the term (November 30).
3. Oral participation in the lectures and practical classes - 5%.
This includes class attendance and participation, as well as number and quality of questions asked during the student presentations.
4. Final exam - 50% (minimum grade to pass the course: 7).
Conteúdo
O foco da disciplina será a microeconomia do desenvolvimento, com fortes componentes políticos e empíricos. Começaremos com uma introdução às noções de desenvolvimento e pobreza e às origens do desenvolvimento na teoria do crescimento, ao mesmo tempo em que faremos uma ligação com o debate sobre ajuda externa. Em seguida, estudaremos a importância do meio ambiente, dos recursos naturais e do capital humano (saúde e educação). Por último, discutiremos a importância das instituições e normas, suas raízes históricas e os perigos que enfrentam (corrupção e conflito).