Economia Industrial
Objetivos
Conhecimento e Compreensão
Os alunos devem dominar os modelos principais usados em IO de um ponto de vista teórtico.
Competências Específicas do Sujeito
Os estudantes devem desenvolver a sua compreensão de como os mercados funcionam.
Competências Gerais
Os alunos devem desenvolver as suas capacidades analíticas.
Caracterização geral
Código
1112
Créditos
7.5
Professor responsável
Vasco Santos
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Precedência obrigatória: 1100. Introdução à Microeconomia
Bibliografia
Cabral, Luís, 1994, Economia Industrial, Lisbon: McGraw-Hill.
Cabral, Luís, 2000, Introduction to Industrial Organization, Boston, MA: The MIT Press.
Ivaldi, Marc, Bruno Jullien, Patrick Rey, Paul Seabright and Jean Tirole, 2003, “The Economics of Tacit Collusion”, Final report for DG Competition, European Commission.
Barros, Pedro Pita, 1998, Exercícios de Economia Industrial, Lisbon: McGraw-Hill.
Carlton, Dennis and Jeffrey Perloff, 2003, Modern Industrial Organization, 4th. edition, London: Addison-Wesley.
Belleflamme, Paul and Martin Peitz, 2015, Industrial Organization: Markets and Strategies, 2nd edition, Cambridge, UK: Cambridge University.
Método de ensino
Palestras formais seguidas de aulas práticas. Além disso, os alunos são dotados de material abundante para a prática.
Método de avaliação
Período de exame regular:
Elementos de avaliação contínua (e seus pesos), Intercalar (40%). Exame final (e a sua ponderação): Exame final (60%).
Período de exame de recurso:
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%: Intercalar (0% ou 40%). Exame final (e o seu peso): Exame final (60% ou 100%).
Melhoria de nota no período regular:
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%: Intercalar (0% ou 40%). Exame final (e o seu peso): Exame final (60% ou 100%).
Melhoria de nota no período de recurso:
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%: Intercalar (0% ou 40%). Exame final (e a sua ponderação): Exame final (60% ou 100%).
Conteúdo
Estrutura de mercado: delimitação de um mercado, medidas de concentração e volatilidade. Modelos de oligopólio: modelo da empresa dominante e modelo de concorrência monopolística; Bertrand, Cournot e Stackelberg; modelos dinâmicos. Poder de mercado: conluio (análises estática e dinâmica). Barreiras à entrada: economias de escala, comportamento estratégico; entrada e bem-estar. Fusões e aquisições: fusões horizontais, integração vertical. Discriminação de preços: definições e exemplos.