Estratégia

Objetivos

O objetivo da disciplina de Estratégia é obter uma compreensão aprofundada do porquê de algumas empresas terem um desempenho melhor do que outras. Basear-nos-emos num conjunto diversificado de ferramentas analíticas e quadros teóricos para examinar como as empresas podem criar mais valor do que os seus concorrentes, e como podem manter uma vantagem competitiva ao longo do tempo. Concentrar-nos-emos tanto nos fatores internos (por exemplo, recursos e capacidades) internos como externos (por exemplo, estrutura de mercado, concorrência, etc.) que afetam estratégias firmes e a sua capacidade de criar mais valor do que os seus concorrentes. Analisaremos diferentes níveis de estratégia, isto é, estratégia a nível de negócio (determinando como posicionar e competir num mercado), estratégia a nível corporativo (determinação das fronteiras da empresa), estratégia competitiva e estratégia internacional. Utilizaremos estudos de caso de empresas que operam em diversas indústrias e diversos cenários geográficos.


Caracterização geral

Código

1207

Créditos

7.5

Professor responsável

João Delgado

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

Precedências obrigatórias: Introdução à Microeconomia; Introdução à Empresa.

Bibliografia

Strategic Management: Concepts and Cases, 12th edition

Michael A. Hitt, R. Duane Ireland, Robert E. Hoskisson 


Método de ensino

Aulas teóricas e aulas práticas
Capítulos de livros
Exemplos
Estudos de caso
Exercícios
Trabalho em grupo e apresentações


Método de avaliação

A avaliação é feita com base no exame final (50%) e nas componentes realizadas ao longo do semestre (50%). Participação em sala de aula durante as aulas práticas valerão 10% da nota final. O projeto de grupo (relatório e apresentação do estudo de caso) representa 40% da nota final, dos quais 30% para o relatório escrito de grupo e 10% para a apresentação no final da unidade curricular (em aula prática).

Nota final = participação nas aulas práticas (10%) + relatório de trabalho de grupo (30%) + apresentação de trabalho de grupo (10%) + exame final (50%)

NOTA: Os alunos são obrigados a ter uma nota de pelo menos 9,5 (em 20) no exame final para obter aprovação em todo o curso (independentemente de sua notas de avaliação contínua)

- Período normal de exames

Elementos de avaliação contínua (pesos):

Projeto em grupo: 30%, Apresentação em grupo: 10%, Participação presencial: 10%. Exame final (peso): 50 %

- Período de Exame de Repetição: Avaliação contínua (peso): 0%, Exame final (peso): 100%

- Melhoria de Nota em Período Ordinário: Avaliação contínua (peso): 0%, Exame final (peso): 100%

- Melhoria de Nota no Período de Recurso: Avaliação contínua (peso): 0%, Exame final (peso): 100%



Conteúdo

Semana 1 Introdução: O que é estratégia?
Semana 2 Análise Interna e Externa
Semana 3 Estratégia de nível de negócio
Semana 4 Estratégia de nível corporativo
Semana 5 Aquisições, Alianças & JVs
Semana 6 Estratégia Competitiva
Semana 7 Estratégia Competitiva
Semana 8 Estratégia internacional
Semana 9 Estratégia internacional
Semana 10 Implementação da Estratégia
Semana 11 Implementação da Estratégia
Semana 12 Resumo & Recapitulação
Tópicos e ordem sujeitos a alterações