Introdução à Empresa

Objetivos

Esta disciplina é destinada a alunos de licenciatura e fornece a Introdução às diferentes áreas funcionais da gestão, destacando, nomeadamente, de que forma a economia podem ser usada para a tomada de decisões num negócio.

Caracterização geral

Código

1216

Créditos

7

Professor responsável

Bernardo Pimentel | Miguel Farinha Oliveira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

[BDSS] Besanko, D.; D. Dranove; M. Shanley & S. Schaefer, Economics of Strategy, Wiley, 7th edition, 2017.

[JM] Mata, J, Economia da Empresa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 9th edition, 2016.


Método de ensino

A disciplina é composta por duas aulas teóricas (blended teaching) e uma aula prática por semana. Nas aulas teóricas, o material teórico é apresentados e discutidos com a ajuda de exemplos. As sessões práticas têm como objetivo a resolução de exercícios para a matéria desenvolvida nas aulas teóricas. 



Método de avaliação

Período regular de exames

Exame final do período regular: 40% OU 100% se o aluno desejar antes da classificação do exame final

A nota mínima do exame é 8,0 (a nota mínima para aprovação é 9,50)

Teste intermédio: 20%

Relatórios de grupo e apresentação em sala de aula: 35%

Participação presencial: 5%

Período de Exames de Recurso (não aplicável a cursos de Mestrado)

Avaliação contínua: 0% Exame final: 100%

Melhoria de Nota em Período Regular (não aplicável a cursos de Mestrado)

Exame final do período regular: 40% OU 100% se o aluno desejar antes da classificação do exame final

A nota mínima do exame é 8,0 (a nota mínima para aprovação é 9,50)

Teste intermédio: 20%

Relatórios de grupo e apresentação em sala de aula: 35%

 Participação presencial: 5%

Melhoria de Nota em Período de Recurso (não aplicável a cursos de Mestrado)

Avaliação contínua: 0% Exame final: 100%


Conteúdo

A disciplina oferece um conjunto de ferramentas analíticas gerenciais para alunos sem conhecimento prévio na área. Expõe os alunos a uma série de conceitos nas principais áreas funcionais da gestão empresarial: contabilidade e finanças, investimentos, estratégia, marketing e gestão de recursos humanos.