Marketing
Objetivos
Esta disciplina visa proporcionar aos alunos uma ampla compreensão da estratégia e gestão de marketing, focando, em particular, como implementar quadros de marketing para resolver problemas reais, permitindo-lhes desenvolver e implementar planos de marketing que constroem empresas sustentáveis.
Caracterização geral
Código
1220
Créditos
7
Professor responsável
António Marinho Torres Neto
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português e Inglês
Pré-requisitos
Precedência obrigatória: Introdução à Empresa
Bibliografia
Kotler, P. T. & Keller, K. L. (2016), Marketing Management (15th Edition), Pearson, Global Edition.
Método de ensino
Esta disciplina é tem uma abordagem em quatro vertentes: (1) sessões teóricas: conceitos e quadros apoiados por exemplos relevantes da vida real fornecem uma base partilhada para uma compreensão estruturada do tema; (2) Simulação: a gestão de uma unidade de negócio estratégica num ambiente baseado em computador permite uma perspetiva integrada prática das operações de marketing; (3) Plano de marketing: o desenvolvimento e a apresentação de um plano de marketing completo permitem uma perspetiva integrada prática sobre o planeamento do marketing; e (4) sessões práticas: o coaching e o feedback sobre o desenvolvimento do projeto de grupo proporcionam apoio personalizado, permitindo uma aprendizagem mais profunda e uma melhoria progressiva.
Método de avaliação
Projeto de
Grupo - 50%
- Resultados da Simulação : 10%
- Apresentação : 15%
- Relatório : 25%
Participação na aula - 10%
Exame final - 40%
Conteúdo
Introdução ao Marketing
Planeamento de Marketing
Análise de Situação
Insight do Cliente
Segmentação, Segmentação e Posicionamento
Mistura de Marketing
Implementação e Controlo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: