Comunicação e Liderança

Objetivos

Muitos estudantes provavelmente não consideraram como a sua personalidade influencia outras pessoas; ou explorou os seus próprios valores e atitudes. Como as relações interpessoais contribuem tanto para uma liderança eficaz, este curso foi projetado para fornecer aos alunos os fundamentos das competências de Comunicação de uma forma que os ajudará a estar mais conscientes da forma como comunicam, bem como a serem mais ética e eficaz nos seus papéis de liderança ao longo das suas carreiras, e nas suas vidas pessoais. Criámos um curso onde a aprendizagem significa estar ativamente envolvida e queremos ajudar a transformar as salas de aula numa dinâmica experiência de aprendizagem interativa. Os alunos serão desafiados a aprender mais sobre Comunicação, Liderança & Ética através de autoavaliações, estudos de caso e pontos de discussão, mas também através de simuladores (auto-pitch, entrevistas de emprego, etc) onde podem praticar as suas soft skills.


Caracterização geral

Código

1462

Créditos

4

Professor responsável

Catarina Grosso

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

BRITO, Alberto s.j./ ALVES, Laurinda, Ouvir, Falar, Amar, Oficina do Livro, 2011 (only available in Portuguese)

CARNEGIE, Dale, How to Win Friends and Influence People, Ebury Publishing, 2006

CIANDINI, Robert B., MORGAN, Nick, and TANNEN, Deborah, HBR's 10 Must Reads on Communication, Harvard Business Review, 2013

DRUCKER, Peter F., GOLEMAN, Daniel, and GEORGE, Bill, HBR's 10 Must Reads on Leadership, Harvard Business Review, 2011

FRANKL, Viktor E., Man's Search for Meaning, Ebury Publishing, 2004

HARKINS, Philip J., Powerful Conversations: How High Impact Leaders Communicate, McGraw-Hill, 2016

HUNTER, James C., The Servant: A Simple Story About the True Essence of Leadership , Prima, 1982

J. ANDERSON, C. , TED Talks: The Official TED Guide to Public Speaking , Harper Business, 2016

RODENBURG, P. , Presence: How to use positive energy for success , Penguin, 2017 


Método de ensino

Uma abordagem prática do assunto será usada com muitos exercícios práticos e materiais de campo. Os alunos aplicarão a teoria ao praticar através de partilha em grupo, atividades, dramatizações, discussões de casos, estruturas, argumentos de venda, análise de casos de vídeo, narração de histórias e apresentações. As aulas serão altamente dinâmicas com exercícios nos quais os alunos têm que falar para a turma e dar feedback. 


Método de avaliação

Para concluir a disciplina CLE, espera-se que os alunos frequentem todas as 6 aulas do grupo designado.

Os alunos devem concluir todas as Tarefas (1, 2 e 3) no eJournal, que é publicado no Moodle após cada aula. Os alunos devem fazer o upload do seu eJournal preenchido com o respectivo trabalho (formato pdf) no slot criado no Moodle para esse fim (por exemplo, fazer upload do seu Class 1 eJournal em ?Submit Assignment 1?).

Nota da disciplina: Participação 20%, Assignments 40%, Assignment 1/ 10%, Assignment 2/ 15%, Assignment 3/ 15%


Conteúdo

. Comunicação: o quadro geral

. Armadilhas de comunicação

. Apresentando-se e marca pessoal

. O poder das histórias

. Tornando-se um Líder para a Vida

. Novo eu 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: