Introdução à História Moderna e Contemporânea

Objetivos

O objetivo da disciplina é fornecer uma visão geral de como o crescimento económico moderno tornou os países ocidentais tão prósperos. Compreender a prosperidade do Ocidente também ajuda a entender a pobreza ou o desenvolvimento incompleto da maioria dos países do mundo desde então, eles não têm o mesmo nível de prosperidade. Isso leva a uma compreensão da desigualdade no mundo. Os temas a serem abordados incluem teoria do crescimento para a mudança tecnológica, formação de capital humano, mudança demográfica e ligação com a base institucional, cultural e condições geográficas.


Caracterização geral

Código

1465

Créditos

3.5

Professor responsável

Lisbeth De Oliveira Rodrigues

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Acemoglu, Daron and James A. Robinson, The Narrow Corridor. States, Societies, and the Fate of Liberty , New York, Penguin Random House, 2020.

Galor, Oded, The Journey of Humanity. The Origins of Wealth and Inequality , London, The Bodley Head, 2022.  



Método de ensino

O método seguido na disciplina  será: palestras curtas online juntamente com questionários, apresentação e discussão de casos pelos alunos na aula. 


Método de avaliação

1. Período regular de exames

 Elementos de avaliação contínua e respetivas ponderações:

Quizzes individuais (10%);

Discussões na sala de aula: duas participações em grupo sobre o tema do dia (25%).

Exame final e sua ponderação:

Um exame final abrangendo todo o conteúdo da unidade curricular (65%). Nota: Para passar no curso, o aluno precisa de uma nota mínima de 8,5 no exame.

2. Época de recurso: 100% ou, se for diferente de 100%, ver regulamento da época regular de exame.

3. Melhoria de nota no período regular: 100%.

4. Melhoria de Nota no Período de Recurso: 100%. 



Conteúdo

Primeira Parte - Crescimento

1. Como os países ocidentais se tornaram tão ricos? Os países ocidentais tornaram-se incrivelmente ricos nos últimos 200 anos, mas o resto do mundo não conseguiu acompanhar, levando a uma enorme desigualdade.

2. Onde, quando e como tudo começou? O êxodo humano de África, a Revolução Neolítica e as primeiras sociedades e economias complexas.

3. A armadilha malthusiana O crescimento estagnou entre as revoluções neolítica e industrial: como funcionou a armadilha malthusiana?

4. O começo do fim da armadilha malthusiana. Por baixo da superfície, as coisas estavam mudando, preparando o terreno para a Revolução Industrial.

5. A Revolução Industrial Os motores da Revolução Industrial: mudança tecnológica e capital humano

6. A Transição Demográfica O crescimento do capital humano explica a transição demográfica: maior expectativa de vida, menores taxas de mortalidade e menores taxas de natalidade.

7. Prosperidade moderna: conquistas e custos ambientais Durante o século XX, os países ocidentais alcançaram um nível de desenvolvimento baseado no conforto material, alta expectativa de vida, educação e vida cultural vibrante, mas a um custo ambiental: as mudanças climáticas.

Segunda Parte - Desigualdade

8. A desigualdade no mundo atual Por que o mundo é tão desigual? Por quê que os países não ocidentais não conseguiram seguir os países ocidentais? Teoria do crescimento, exploração colonial e fatores profundamente enraizados: instituições, cultura, geografia e diversidade.

9. A importância das instituições Instituições inclusivas e extrativistas: o nascimento das modernas instituições inclusivas na Inglaterra do século XVII e a Revolução Industrial como consequência; diferentes formas de instituições extrativistas.

10. A importância da cultura Por trás das instituições está o fator cultural: culturas voltadas para o presente, culturas voltadas para o futuro e a cultura do crescimento.

11. A importância da geografia. Por trás da cultura muitas vezes está a geografia: o ambiente explica as preferências temporais.

12. O legado da Revolução Neolítica Os primeiros a alcançar a Revolução Neolítica não foram os primeiros a alcançar a Revolução Industrial: diferentes caminhos para a especialização.

13. Fora da África. Em última análise, tudo se resume a quando as pessoas deixaram a África e até que ponto isso as tornou mais diversificadas. 



Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: