Introdução à História Moderna e Contemporânea
Objetivos
O objetivo da disciplina é fornecer uma
visão geral de como o crescimento económico moderno tornou os países ocidentais
tão prósperos. Compreender a prosperidade do Ocidente também ajuda a entender a
pobreza ou o desenvolvimento incompleto da maioria dos países do mundo desde
então, eles não têm o mesmo nível de prosperidade. Isso leva a uma compreensão
da desigualdade no mundo. Os temas a serem abordados incluem teoria do
crescimento para a mudança tecnológica, formação de capital humano, mudança
demográfica e ligação com a base institucional, cultural e condições
geográficas.
Caracterização geral
Código
1465
Créditos
3.5
Professor responsável
Lisbeth De Oliveira Rodrigues
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Acemoglu, Daron and James A. Robinson, The Narrow Corridor. States, Societies, and the Fate of Liberty , New York, Penguin Random House, 2020.
Galor, Oded, The Journey of Humanity. The Origins of Wealth and Inequality , London, The Bodley Head, 2022.
Método de ensino
O método seguido na disciplina será: palestras curtas online juntamente com questionários, apresentação e discussão de casos pelos alunos na aula.
Método de avaliação
1. Período regular de exames
Elementos de avaliação contínua e respetivas
ponderações:
Quizzes individuais
(10%);
Discussões na sala de aula: duas
participações em grupo sobre o tema do dia (25%).
Exame final e sua ponderação:
Um exame final abrangendo todo o conteúdo
da unidade curricular (65%). Nota: Para passar no curso, o aluno precisa de uma
nota mínima de 8,5 no exame.
2. Época de recurso: 100% ou, se for
diferente de 100%, ver regulamento da época regular de exame.
3. Melhoria de nota no período regular:
100%.
4. Melhoria de Nota no Período de Recurso: 100%.
Conteúdo
Primeira Parte - Crescimento
1. Como os países ocidentais se tornaram
tão ricos? Os países ocidentais tornaram-se incrivelmente ricos nos últimos 200
anos, mas o resto do mundo não conseguiu acompanhar, levando a uma enorme
desigualdade.
2. Onde, quando e como tudo começou? O
êxodo humano de África, a Revolução Neolítica e as primeiras sociedades e
economias complexas.
3. A armadilha malthusiana O crescimento
estagnou entre as revoluções neolítica e industrial: como funcionou a armadilha
malthusiana?
4. O começo do fim da armadilha malthusiana.
Por baixo da superfície, as coisas estavam mudando, preparando o terreno para a
Revolução Industrial.
5. A Revolução Industrial Os motores da
Revolução Industrial: mudança tecnológica e capital humano
6. A Transição Demográfica O crescimento do
capital humano explica a transição demográfica: maior expectativa de vida,
menores taxas de mortalidade e menores taxas de natalidade.
7. Prosperidade moderna: conquistas e
custos ambientais Durante o século XX, os países ocidentais alcançaram um nível
de desenvolvimento baseado no conforto material, alta expectativa de vida,
educação e vida cultural vibrante, mas a um custo ambiental: as mudanças
climáticas.
Segunda Parte - Desigualdade
8. A desigualdade no mundo atual Por que o
mundo é tão desigual? Por quê que os países não ocidentais não conseguiram
seguir os países ocidentais? Teoria do crescimento, exploração colonial e
fatores profundamente enraizados: instituições, cultura, geografia e
diversidade.
9. A importância das instituições
Instituições inclusivas e extrativistas: o nascimento das modernas instituições
inclusivas na Inglaterra do século XVII e a Revolução Industrial como
consequência; diferentes formas de instituições extrativistas.
10. A importância da cultura Por trás das
instituições está o fator cultural: culturas voltadas para o presente, culturas
voltadas para o futuro e a cultura do crescimento.
11. A importância da geografia. Por trás da
cultura muitas vezes está a geografia: o ambiente explica as preferências
temporais.
12. O legado da Revolução Neolítica Os
primeiros a alcançar a Revolução Neolítica não foram os primeiros a alcançar a
Revolução Industrial: diferentes caminhos para a especialização.
13. Fora da África. Em última análise, tudo se resume a quando as pessoas deixaram a África e até que ponto isso as tornou mais diversificadas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: