Comportamento e Tomada de Decisão

Objetivos

Esta disciplina oferece aos alunos uma perspectiva sobre o papel fundamental da psicologia e do comportamento humano no campo da economia e gestão. Oferece aos alunos um percurso que começa com uma análise de como pensamos sobre nós mesmos e termina com uma discussão sobre como e por que nos relacionamos com os outros. Nesse processo, os alunos também explorarão a importância e as limitações do processamento de informações e como influencia os nossos pensamentos, emoções, comportamento e decisões. Também será explorado como as emoções e a cognição afetam as nossas escolhas.

Caracterização geral

Código

1469

Créditos

3.5

Professor responsável

Aníbal López

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Portugês | Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Kaheman, D (2011) Thinking fast and slow. New York: Farrar Straus and Giroux

Hewstone, M., Stroebe, W., & Jonas, K (2012) An introduction to social psychology (5th Ed) Chichester: wiley

Kalat, JW (2017) Introduction to psychology. Boston: Cangage 


 


Método de ensino

Esta disciplina consiste numa aula de 3h por semana e reuniões de feedback com as equipes. Esta disciplina  é uma mistura de palestras e análise de estudo de caso. 


Método de avaliação

Período regular de exames

«Elementos de avaliação contínua (e respetivas ponderações)

«Exame final (e respetiva ponderação)

Período de Exames de Recurso (não aplicável a cursos de Mestrado)

«Avaliação contínua (e respetivas ponderações) se for diferente de 100%:

«Exame final (e sua ponderação)

Melhoria de Nota em Período Regular (não aplicável a cursos de Mestrado)

«Avaliação contínua (e seus pesos) se o recurso de digitalização não contar 100%

«Exame final (e seu peso)

Melhoria de Nota em Período de Recurso (não aplicável a cursos de Mestrado)

«Avaliação contínua (e respetivas ponderações) se diferente de 100%:

«Exame final (e respetivas ponderações) 


Conteúdo

 1- Eu, eu mesmo e os outros (autoconceito; auto-estima, funções de si, autoconsciência e regulação; características pessoais e disposições; autoavaliações básicas)

2- Como adquirir e processar informação (memória/aprendizagem e cognição; vieses de atribuição)

3- Além do piloto automático interno (processamento dual: dois tipos de pensamento/resolução de problemas/estereótipos)

4- Atitudes e mudança comportamental (atitudes; como mudar comportamentos)

5- Emoções e influência social (natureza das emoções; estratégias de coping; reciprocidade, complacência e obediência)

6- Como fazemos escolhas (como as pessoas decidem que produtos comprar? como as pessoas decidem quem selecionar para suas equipes; por quê que as pessoas ajudam?) 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: