Comportamento e Tomada de Decisão
Objetivos
Esta disciplina oferece aos alunos uma
perspectiva sobre o papel fundamental da psicologia e do comportamento humano
no campo da economia e gestão. Oferece aos alunos um percurso que começa com
uma análise de como pensamos sobre nós mesmos e termina com uma discussão sobre
como e por que nos relacionamos com os outros. Nesse processo, os alunos também
explorarão a importância e as limitações do processamento de informações e como
influencia os nossos pensamentos, emoções, comportamento e decisões. Também
será explorado como as emoções e a cognição afetam as nossas escolhas.
Caracterização geral
Código
1469
Créditos
3.5
Professor responsável
Aníbal López
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Portugês | Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Kaheman, D (2011) Thinking fast and slow. New York: Farrar Straus and Giroux
Hewstone, M., Stroebe, W., & Jonas, K (2012) An introduction to social psychology (5th Ed) Chichester: wiley
Kalat, JW (2017) Introduction to psychology. Boston: Cangage
Método de ensino
Esta disciplina consiste numa aula de 3h por semana e reuniões de feedback com as equipes. Esta disciplina é uma mistura de palestras e análise de estudo de caso.
Método de avaliação
Período regular de exames
«Elementos de avaliação contínua (e
respetivas ponderações)
«Exame final (e respetiva ponderação)
Período de Exames de Recurso (não aplicável
a cursos de Mestrado)
«Avaliação contínua (e respetivas
ponderações) se for diferente de 100%:
«Exame final (e sua ponderação)
Melhoria de Nota em Período Regular (não
aplicável a cursos de Mestrado)
«Avaliação contínua (e seus pesos) se o
recurso de digitalização não contar 100%
«Exame final (e seu peso)
Melhoria de Nota em Período de Recurso (não
aplicável a cursos de Mestrado)
«Avaliação contínua (e respetivas
ponderações) se diferente de 100%:
«Exame final (e respetivas ponderações)
Conteúdo
1- Eu, eu mesmo e os outros (autoconceito; auto-estima, funções de si, autoconsciência e regulação; características pessoais e disposições; autoavaliações básicas)
2- Como adquirir e processar informação
(memória/aprendizagem e cognição; vieses de atribuição)
3- Além do piloto automático interno
(processamento dual: dois tipos de pensamento/resolução de
problemas/estereótipos)
4- Atitudes e mudança comportamental
(atitudes; como mudar comportamentos)
5- Emoções e influência social (natureza
das emoções; estratégias de coping; reciprocidade, complacência e
obediência)
6- Como fazemos escolhas (como as pessoas decidem que produtos comprar? como as pessoas decidem quem selecionar para suas equipes; por quê que as pessoas ajudam?)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: