Comportamento Organizacional

Objetivos

A disciplina tem como objetivo analisar e discutir as causas e consequências dos comportamentos organizacionais funcionais e disfuncionais. A disciplina introduz os temas principais de psicologia organizacional utilizando uma abordagem de gestão e sugere que todos os gestores são gestores de comportamento organizacional.

Caracterização geral

Código

1206

Créditos

7.5

Professor responsável

Milton Jorge Correia De Sousa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

n/a


Bibliografia

Bauer, T., & Erdogan, B. (2017). Organizational behavior: Bridging science and practice. University of Minnesota Libraries. (available online on Moodle)

Neck, C.P., Houghton, J.D., & Murray, E.L. (2019). Organizational Behavior: A skill-building approach (2 Ed.). nd Thousand Oaks, CA: Sage.  


Método de ensino

Aulas dinâmicas. Materiais de estudo de caso escritos e interativos. Trabalhos escritos Apresentações em grupo. Exercícios práticos. 


Método de avaliação

Exame (50%): Haverá um exame escrito com questões centradas nos temas abordados nas aulas. A estrutura do exame será definida dependendo se será online ou no campus.

Trabalho em grupo (40%): Cada equipe (4/5 alunos) trabalhará em um tópico para o trabalho em grupo a partir de uma lista fornecida pelos instrutores. Os alunos precisam encontrar uma amostra de 20 indivíduos (se possível da mesma empresa e/ou setor) dispostos a responder a duas pesquisas (uma sobre motivação e outra sobre liderança) distribuídas por três a quatro semanas. Com base na amostra total de todos os alunos, cada equipe analisará os dados resultantes com o SPSS e escreverá um breve relatório (máximo de 15 a 20 páginas) descrevendo suas descobertas, principais conclusões e recomendações práticas (iremos fornecer algumas orientações questões). Espera-se que cada equipa faça pesquisas adicionais sobre as construções envolvidas no projeto. Cada grupo tem de preparar uma apresentação (10 min no máximo) e submetê-la no Moodle juntamente com o relatório final. A nota final do trabalho de grupo será calculada da seguinte forma: 80% relatório escrito + 10% apresentação + 10% reflexão individual sobre a contribuição para o trabalho de grupo.

Estudos de caso de aulas práticas (10%): Em cada capítulo, você receberá um estudo de caso para discutir no final de cada aula prática (começando no PC #3). O objetivo é colocá-lo no lugar de um profissional que lida com um cenário de negócios específico relacionado ao OB. Um membro de cada grupo será selecionado aleatoriamente para participar da discussão, e o grupo será avaliado de acordo com os seguintes critérios: 1) capacidade de incorporar conceitos teóricos para resolver uma situação prática, 2) consciência das consequências de 2º grau de uma determinado curso de ação e 3) avaliação de diferentes escolhas e perspectivas possíveis.

Conteúdo

 Tema 1. Introdução / Práticas de gestão e crenças em OB/RH;

Tema 2. Comportamento humano: A interação da personalidade com a situação;

Tema 3. Satisfação profissional e motivação para o trabalho (definições, teorias fundadoras);

Tema 4. Satisfação no trabalho e motivação para o trabalho (engajamento, autodeterminação e significado);

Tema 5. Emoções e stress;

Tema 6. Líderes, seguidores e situações: O processo de liderança (história, definições e estilos);

Tema 7. Líderes, seguidores e situações: O processo de liderança (modelos situacionais e éticos);

Tema 8. Trabalho em equipa;

Tema 9. Cultura organizacional;

Tema 10. Inovação Organizações e mudança;

Tema 11. Novos tópicos em CO (Sistemas, Complexidade e Futuro do Trabalho).


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: