Sistemas de Informação
Objetivos
O objetivo da disciplina é fornecer uma visão abrangente, porém detalhada, sobre o que é a tecnologia e organização IS / IT em qualquer pequena ou grande corporação nacional ou global, e como a tecnologia e IS pode ser usada como alavanca para promover o negócio. Focado naqueles que irão juntar-se a grandes organizações, mas também aos empresários que pretendem iniciar os seus próprios negócios e precisam de uma visão sobre como o IS / IT podem ajudá-los nesse processo.
Caracterização geral
Código
1208
Créditos
7.5
Professor responsável
Paulo Faroleiro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português e Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Kenneth C. Laudon, Jane P. Laudon, Management Information Systems, 15th Edition, Pearson, 2018 – Global Edition
Método de ensino
Aulas Teóricas e Aulas Práticas com discussão de casos IS/IT e investigação dos alunos.
Método de avaliação
Participação em aula
Objetivo: A participação em sala de aula
será usada para garantir que os alunos estejam aacompanhar o conteúdo da
disciplina e avaliar sua melhoria. A participação de todos os alunos será
contabilizada.
Nota de participação Será responsável pela
sua nota final. Mais concretamente, 5% nas aulas teóricas e 10% nas aulas
práticas.
Sistema de pontuação
Aulas práticas - A cada 2 semanas os alunos
têm que concluir um quiz sobre um caso no Moodle (ver seção de Exercícios avaliados).
Na semana imediatamente seguinte, os alunos discutirão na sala de aula o caso que
foi testado. Todos os alunos são convidados a participar na discussão de forma
a contarem para a avaliação contínua. A ausência injustificada a qualquer
discussão de caso implicará nota zero pela participação naquela aula. As notas
de participação na aula serão baseadas em sua opinião e contribuição positiva
para a discussão. É utilizada uma etiqueta com o nome para facilitar a
avaliação durante a discussão na aula.
Aulas teóricas - As aulas teóricas terão um
regime semanal semelhante ao apresentado acima. No entanto, em vez de ser uma
discussão sobre os questionários feitos anteriormente, será discutido um caso
específico, vídeo ou texto previamente disponibilizado que têm que ler e
preparar para discussão na aula. Esta preparação significa responder a
perguntas específicas no Moodle. Utilizar uma etiqueta com o nome para
facilitar a avaliação durante a discussão na aula.
Exercícios para avaliação (quizzes no Moodle)
Objetivo: Exercícios para avaliação (questionários)
serão usados ??para garantir que os alunos estão a acompanhar o conteúdo da disciplina
e para avaliar sua melhoria. Todos os exercícios serão avaliados.
Conteúdo: Cada quiz terá perguntas sobre um
caso (tanto sobre o conteúdo do caso + assuntos teóricos abordados) relacionado
a cada um dos capítulos do livro. Os casos têm no máximo 3 páginas e todos estão
disponíveis no Moodle.
Datas e frequência: Todos os exercícios
classificados serão feitos fora da aula, dois a cada 2 semanas. Todos os
exercícios avaliados serão feitos durante ou após cada grupo lógico de aulas.
Os quizzes abrem às segundas-feiras (8h00) e encerram aos domingos (23h55), de
2 em 2 semanas. Nenhuma resposta será considerada após este prazo.
Respostas e avaliação: As respostas dos
exercícios classificados devem ser feitas através do Moodle. As notas serão
devolvidas na plataforma Moodle.
Sistema de pontuação: Todos os exercícios para
avaliação são obrigatórios. Teremos 12 exercícios para avaliação, contando os
melhores 8 de 12 para cada aluno individualmente.
Projeto: O objetivo do projeto é fornecer
exposição aprofundada a um tópico específico de sistemas de informação. O
projeto irá expor o aluno a todas as etapas de um processo de sistemas de informação
e seus componentes. Informações mais detalhadas serão fornecidas no decorrer do
semestre.
Exame Final: O exame final abrangerá toda a
matéria discutida ao longo do semestre. Será dada ênfase ao material explicado
nas aulas teóricas. Informações mais detalhadas e exemplos de perguntas serão
fornecidos durante as últimas semanas da disciplina. Os formatos dos exames
finais podem diferir durante as épocas de exames normais e especiais. O exame
final valerá 50% da nota. Haverá nota mínima de 42,5%.
Período normal de exames
Participação nas aulas: 15% da nota final
(5% nas Aulas Teóricas, 10% nas Aulas Práticas) .
Exercícios para avaliação (quizzes) (GE
1..12): 15% da nota final (melhor 8 em 12) .
Projeto: 20% da nota final (grupo) .
Exame Final: 50% da nota final (individual)
Os alunos que frequentem o Exame Regular
terão de considerar a Nota de Avaliação Contínua.
Neste caso o aluno aprova se tiver nota
final (média ponderada) superior ou igual a 50%, com nota mínima de 42,5% no
exame.
Nota do exame > 42,5%
o Nota final = (nota do exame) x 50% +
(nota do projeto) x 20% + (melhor 8 das 12 notas GE) x 15% + (participação em
aula) x 15%
Nota do Exame < 42,5%
Nota Final = Nota do Exame
O aluno é aprovado se:
1. Tem Nota de Exame igual ou superior a
42,5%.
2. Tenha nota final igual ou superior a
50%.
Período de Recurso de Exames. Os alunos que
frequentarem o Exame de Recurso terão considerado apenas os 100% da Nota do
Exame de Recurso. Neste caso o aluno aprova se tiver nota final igual ou
superior a 50%.
Melhoria de Nota em Período Regular. Os
alunos que frequentem o Exame Regular de Melhoria de Nota terão considerado o
Exame a 100%. Neste caso o aluno aprova se tiver nota final igual ou superior a
50%.
Melhoria de Nota em Período de Recurso . Os alunos que frequentem o Exame de Recurso para Melhoria de Nota terão considerado o Exame a 100%. Neste caso o aluno aprova se tiver nota final igual ou superior a 50%.
Conteúdo
Os
objetivos de aprendizagem (por Laudon) incluem a capacidade do aluno de
compreender:
1.
Como os sistemas de informação estão a transformar os negócios e qual é a sua
relação com a globalização. Por que os sistemas de informação são tão
essenciais para executar e gerir um negócio hoje? O que é exatamente um sistema
de informação e como funciona. Quais são os componentes de gerir, organização,
tecnologia e ativos complementares. Por que os ativos complementares são
essenciais para garantir que os sistemas de informação fornecem valor genuíno
para uma organização. Quais são as disciplinas académicas usadas para estudar
sistemas de informação. Como cada um contribui para a compreensão dos sistemas
de informação. O que é uma perspectiva de sistemas sociotécnicos.
2.
O que são processos de negócio e como eles se relacionam com os sistemas de
informação. Como os sistemas atendem aos diferentes grupos de gestão de uma
empresa. Como os sistemas que conectam a empresa melhoram o desempenho organizacional.
Por que os sistemas de colaboração e trabalho em equipa são tão importantes e
quais tecnologias que usam. Qual é o papel da função de sistemas de informação num
negócio.
3.
Quais características das organizações que os gestores precisam conhecer para
construir e usar sistemas de informação com sucesso. Qual é o impacto dos
sistemas de informação nas organizações. Como o modelo de forças competitivas
de Porter ajuda as empresas a desenvolver estratégias competitivas usando
sistemas de informação. Como os modelos da cadeia de valor e da rede de valor
ajudam as empresas a identificar oportunidades para aplicativos estratégicos de
sistemas de informação. Como os sistemas de informação ajudam as empresas a
usar sinergias, competências essenciais e estratégias baseadas em rede para
obter vantagem competitiva. Quais são os desafios colocados pelos sistemas de
informação estratégica e como devem ser abordados.
4.
Que questões éticas, sociais e políticas são levantadas pelos sistemas de
informação. Que princípios específicos de conduta podem ser usados ??para guiar
as decisões éticas. Por que a tecnologia de sistemas de informação
contemporânea e a Internet representam desafios para a proteção da privacidade
individual e da propriedade intelectual. Como os sistemas de informação
afetaram a vida cotidiana.
5.
O que é infraestrutura de TI e quais são seus componentes. Quais são os
estágios e os direcionadores tecnológicos da evolução da infraestrutura de TI.
Quais são as tendências atuais em plataformas de hardware de computador. Quais
são as tendências atuais em plataformas de software. Quais são os desafios de
gestão para soluções de gestão e infraestrutura de TI.
6.
Quais são os problemas de gestão de recursos de dados em um ambiente de arquivo
tradicional e como são resolvidos por um sistema de gestão de banco de dados.
Quais são os principais recursos dos sistemas de gestão de banco de dados
(DBMS) e por que um DBMS relacional é tão poderoso. Quais são alguns princípios
importantes do design de banco de dados. Quais são as principais ferramentas e
tecnologias para aceder a informações de bancos de dados para melhorar o
desempenho dos negócios e a tomada de decisões. Por que a política de
informações, a administração de dados e a garantia da qualidade dos dados são
essenciais para a gestão dos recursos de dados da empresa?
7.
Quais são os principais componentes das redes de telecomunicações e as
principais tecnologias de rede. Quais são os diferentes tipos de redes. Como a
Internet e a tecnologia da Internet funcionam e como elas suportam a
comunicação e o e-business. Quais são as principais tecnologias e padrões para
redes sem fio, comunicação e acesso à Internet. Por que a identificação por
radiofrequência (RFID) e as redes de sensores sem fio são valiosas para os
negócios?
8.
Por que os sistemas de informação são vulneráveis ??à destruição, erro e abuso?
Qual é o valor comercial da segurança e do controle. Quais são os componentes
de uma estrutura organizacional para segurança e controle. Quais são as
ferramentas e tecnologias mais importantes para proteger os recursos de
informação.
9.
Como os sistemas corporativos ajudam as empresas a alcançar a excelência
operacional. Como os sistemas de gestão da cadeia de suprimentos coordenam o
planejamento, a produção e a logística com os fornecedores. Como os sistemas de
gerenciamento de relacionamento com o cliente ajudam as empresas a obter
intimidade com o cliente. Quais são os desafios impostos pelos aplicativos corporativos.
Como os aplicativos corporativos estão aproveitando as novas tecnologias.
10. Quais são as características exclusivas do comércio eletrónico, dos mercados digitais e dos produtos digitais. Quais são os principais modelos de negócios e receita de comércio eletrónico. Como o e-commerce transformou o marketing. Como o comércio eletrónico afetou as transações business-to-business. Qual é o papel do m-commerce nos negócios e quais são os aplicativos de m-commerce mais importantes. Quais questões devem ser abordadas ao construir um site de comércio eletrónico.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: