Sistemas de Informação

Objetivos

O objetivo da disciplina é fornecer uma visão abrangente, porém detalhada, sobre o que é a tecnologia e organização IS / IT em qualquer pequena ou grande corporação nacional ou global, e como a tecnologia e IS pode ser usada como alavanca para promover o negócio. Focado naqueles que irão juntar-se a grandes organizações, mas também aos empresários que pretendem iniciar os seus próprios negócios e precisam de uma visão sobre como o IS / IT podem ajudá-los nesse processo.

Caracterização geral

Código

1208

Créditos

7.5

Professor responsável

Paulo Faroleiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Kenneth C. Laudon, Jane P. Laudon, Management Information Systems, 15th Edition, Pearson, 2018 – Global Edition

Método de ensino

Aulas Teóricas e Aulas Práticas com discussão de casos IS/IT e investigação dos alunos.


Método de avaliação

Participação em aula

Objetivo: A participação em sala de aula será usada para garantir que os alunos estejam aacompanhar o conteúdo da disciplina e avaliar sua melhoria. A participação de todos os alunos será contabilizada.

Nota de participação Será responsável pela sua nota final. Mais concretamente, 5% nas aulas teóricas e 10% nas aulas práticas.

Sistema de pontuação

Aulas práticas - A cada 2 semanas os alunos têm que concluir um quiz sobre um caso no Moodle (ver seção de Exercícios avaliados). Na semana imediatamente seguinte, os alunos discutirão na sala de aula o caso que foi testado. Todos os alunos são convidados a participar na discussão de forma a contarem para a avaliação contínua. A ausência injustificada a qualquer discussão de caso implicará nota zero pela participação naquela aula. As notas de participação na aula serão baseadas em sua opinião e contribuição positiva para a discussão. É utilizada uma etiqueta com o nome para facilitar a avaliação durante a discussão na aula.

Aulas teóricas - As aulas teóricas terão um regime semanal semelhante ao apresentado acima. No entanto, em vez de ser uma discussão sobre os questionários feitos anteriormente, será discutido um caso específico, vídeo ou texto previamente disponibilizado que têm que ler e preparar para discussão na aula. Esta preparação significa responder a perguntas específicas no Moodle. Utilizar uma etiqueta com o nome para facilitar a avaliação durante a discussão na aula.

Exercícios para avaliação (quizzes no Moodle)

Objetivo: Exercícios para avaliação (questionários) serão usados ??para garantir que os alunos estão a acompanhar o conteúdo da disciplina e para avaliar sua melhoria. Todos os exercícios serão avaliados.

Conteúdo: Cada quiz terá perguntas sobre um caso (tanto sobre o conteúdo do caso + assuntos teóricos abordados) relacionado a cada um dos capítulos do livro. Os casos têm no máximo 3 páginas e todos estão disponíveis no Moodle.

Datas e frequência: Todos os exercícios classificados serão feitos fora da aula, dois a cada 2 semanas. Todos os exercícios avaliados serão feitos durante ou após cada grupo lógico de aulas. Os quizzes abrem às segundas-feiras (8h00) e encerram aos domingos (23h55), de 2 em 2 semanas. Nenhuma resposta será considerada após este prazo.

Respostas e avaliação: As respostas dos exercícios classificados devem ser feitas através do Moodle. As notas serão devolvidas na plataforma Moodle.

Sistema de pontuação: Todos os exercícios para avaliação são obrigatórios. Teremos 12 exercícios para avaliação, contando os melhores 8 de 12 para cada aluno individualmente.

Projeto: O objetivo do projeto é fornecer exposição aprofundada a um tópico específico de sistemas de informação. O projeto irá expor o aluno a todas as etapas de um processo de sistemas de informação e seus componentes. Informações mais detalhadas serão fornecidas no decorrer do semestre.

Exame Final: O exame final abrangerá toda a matéria discutida ao longo do semestre. Será dada ênfase ao material explicado nas aulas teóricas. Informações mais detalhadas e exemplos de perguntas serão fornecidos durante as últimas semanas da disciplina. Os formatos dos exames finais podem diferir durante as épocas de exames normais e especiais. O exame final valerá 50% da nota. Haverá nota mínima de 42,5%.

Período normal de exames

Participação nas aulas: 15% da nota final (5% nas Aulas Teóricas, 10% nas Aulas Práticas) .

Exercícios para avaliação (quizzes) (GE 1..12): 15% da nota final (melhor 8 em 12) .

Projeto: 20% da nota final (grupo) .

Exame Final: 50% da nota final (individual)

Os alunos que frequentem o Exame Regular terão de considerar a Nota de Avaliação Contínua.

Neste caso o aluno aprova se tiver nota final (média ponderada) superior ou igual a 50%, com nota mínima de 42,5% no exame.

Nota do exame > 42,5%

o Nota final = (nota do exame) x 50% + (nota do projeto) x 20% + (melhor 8 das 12 notas GE) x 15% + (participação em aula) x 15%

Nota do Exame < 42,5%

Nota Final = Nota do Exame

O aluno é aprovado se:

1. Tem Nota de Exame igual ou superior a 42,5%.

2. Tenha nota final igual ou superior a 50%.

Período de Recurso de Exames. Os alunos que frequentarem o Exame de Recurso terão considerado apenas os 100% da Nota do Exame de Recurso. Neste caso o aluno aprova se tiver nota final igual ou superior a 50%.

Melhoria de Nota em Período Regular. Os alunos que frequentem o Exame Regular de Melhoria de Nota terão considerado o Exame a 100%. Neste caso o aluno aprova se tiver nota final igual ou superior a 50%.

Melhoria de Nota em Período de Recurso . Os alunos que frequentem o Exame de Recurso para Melhoria de Nota terão considerado o Exame a 100%. Neste caso o aluno aprova se tiver nota final igual ou superior a 50%. 


Conteúdo

Os objetivos de aprendizagem (por Laudon) incluem a capacidade do aluno de compreender:

1. Como os sistemas de informação estão a transformar os negócios e qual é a sua relação com a globalização. Por que os sistemas de informação são tão essenciais para executar e gerir um negócio hoje? O que é exatamente um sistema de informação e como funciona. Quais são os componentes de gerir, organização, tecnologia e ativos complementares. Por que os ativos complementares são essenciais para garantir que os sistemas de informação fornecem valor genuíno para uma organização. Quais são as disciplinas académicas usadas para estudar sistemas de informação. Como cada um contribui para a compreensão dos sistemas de informação. O que é uma perspectiva de sistemas sociotécnicos.

2. O que são processos de negócio e como eles se relacionam com os sistemas de informação. Como os sistemas atendem aos diferentes grupos de gestão de uma empresa. Como os sistemas que conectam a empresa melhoram o desempenho organizacional. Por que os sistemas de colaboração e trabalho em equipa são tão importantes e quais tecnologias que usam. Qual é o papel da função de sistemas de informação num negócio.

3. Quais características das organizações que os gestores precisam conhecer para construir e usar sistemas de informação com sucesso. Qual é o impacto dos sistemas de informação nas organizações. Como o modelo de forças competitivas de Porter ajuda as empresas a desenvolver estratégias competitivas usando sistemas de informação. Como os modelos da cadeia de valor e da rede de valor ajudam as empresas a identificar oportunidades para aplicativos estratégicos de sistemas de informação. Como os sistemas de informação ajudam as empresas a usar sinergias, competências essenciais e estratégias baseadas em rede para obter vantagem competitiva. Quais são os desafios colocados pelos sistemas de informação estratégica e como devem ser abordados.

4. Que questões éticas, sociais e políticas são levantadas pelos sistemas de informação. Que princípios específicos de conduta podem ser usados ??para guiar as decisões éticas. Por que a tecnologia de sistemas de informação contemporânea e a Internet representam desafios para a proteção da privacidade individual e da propriedade intelectual. Como os sistemas de informação afetaram a vida cotidiana.

5. O que é infraestrutura de TI e quais são seus componentes. Quais são os estágios e os direcionadores tecnológicos da evolução da infraestrutura de TI. Quais são as tendências atuais em plataformas de hardware de computador. Quais são as tendências atuais em plataformas de software. Quais são os desafios de gestão para soluções de gestão e infraestrutura de TI.

6. Quais são os problemas de gestão de recursos de dados em um ambiente de arquivo tradicional e como são resolvidos por um sistema de gestão de banco de dados. Quais são os principais recursos dos sistemas de gestão de banco de dados (DBMS) e por que um DBMS relacional é tão poderoso. Quais são alguns princípios importantes do design de banco de dados. Quais são as principais ferramentas e tecnologias para aceder a informações de bancos de dados para melhorar o desempenho dos negócios e a tomada de decisões. Por que a política de informações, a administração de dados e a garantia da qualidade dos dados são essenciais para a gestão dos recursos de dados da empresa?

7. Quais são os principais componentes das redes de telecomunicações e as principais tecnologias de rede. Quais são os diferentes tipos de redes. Como a Internet e a tecnologia da Internet funcionam e como elas suportam a comunicação e o e-business. Quais são as principais tecnologias e padrões para redes sem fio, comunicação e acesso à Internet. Por que a identificação por radiofrequência (RFID) e as redes de sensores sem fio são valiosas para os negócios?

8. Por que os sistemas de informação são vulneráveis ??à destruição, erro e abuso? Qual é o valor comercial da segurança e do controle. Quais são os componentes de uma estrutura organizacional para segurança e controle. Quais são as ferramentas e tecnologias mais importantes para proteger os recursos de informação.

9. Como os sistemas corporativos ajudam as empresas a alcançar a excelência operacional. Como os sistemas de gestão da cadeia de suprimentos coordenam o planejamento, a produção e a logística com os fornecedores. Como os sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente ajudam as empresas a obter intimidade com o cliente. Quais são os desafios impostos pelos aplicativos corporativos. Como os aplicativos corporativos estão aproveitando as novas tecnologias.

10. Quais são as características exclusivas do comércio eletrónico, dos mercados digitais e dos produtos digitais. Quais são os principais modelos de negócios e receita de comércio eletrónico. Como o e-commerce transformou o marketing. Como o comércio eletrónico afetou as transações business-to-business. Qual é o papel do m-commerce nos negócios e quais são os aplicativos de m-commerce mais importantes. Quais questões devem ser abordadas ao construir um site de comércio eletrónico.