Empreendedorismo

Objetivos

Esta disciplina é uma introdução à natureza diversificada do empreendedorismo. Esta unidade curricular tem como objetivo ser uma oportunidade de aprendizagem experiencial sobre como ser empreendedor.

Além disso, através de palestras, estudos de caso, apresentações de convidados e discussões, o curso centra-se no ponto de vista do empreendedor durante o processo de iniciar um novo negócio.

Caracterização geral

Código

1210

Créditos

7.5

Professor responsável

Miguel Muñoz Duarte

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a


Bibliografia

The Startup Owner¿s Manual, Steve Blank & Dorf

Business Model Generation, Alexander Osterwalder, et al

The Lean Startup, Eric Ries

Additional bibliography:

Value proposition design, Alex Osterwalder

Testing Business Ideas, Alex Osterwalder

The startup way, Eric Ries

The innovators¿ method, Nathan Furr & Jeff Dyer

Additional resources:

Steve Blank, ¿What¿s a Startup? First Principles,¿ http://steveblank.com/2010/01/25/ whats-a-startup-first-principles/

Steve Blank, ¿Make No Little Plans ¿ Defining the Scalable Startup,¿ http:// steveblank.com/2010/01/04/make-no-little-plans-¿-defining-the-scalable-startup/

Steve Blank, ¿A Startup is Not a Smaller Version of a Large Company¿, http:// steveblank.com/2010/01/14/a-startup-is-not-a-smaller-version-of-a-large-company/

Watch: Mark Pincus, ¿Quick and Frequent Product Testing and Assessment¿, http://¿ecorner.stanford.edu/authorMaterialInfo.html?mid=2313

Método de ensino

Interesse no Empreendedorismo e motivação para pelo menos avaliar o lançamento do seu próprio negócio
Paixão, curiosidade, resiliência e agilidade. Interesse em descobrir como uma ideia pode tornar-se uma empresa real.
Cada participante deve comprometer-se com o tempo de aula mais 5 horas adicionais por semana para validação do mercado.

Métodos de Ensino/Aprendizagem:

Utilizaremos tanto as aulas teóricas como os projetos de trabalho em equipa, durante todo o semestre, com relatórios semanais e apresentações quinzenais para relatório de situação nas aulas teóricas de lições aprendidas.

Quantidade de trabalho: as equipes passarão um tempo significativo entre cada uma das aulas fora da universidade, conversando com clientes e testando hipóteses. Sair “do seu espaço” é o objetivo do esforço. Se os alunos não puderem dedicar tempo, essa disciplina não é para eles.

Cultura de classe: Empreendedores/Startups comunicam-se de maneira muito diferente da cultura universitária com a qual a maioria dos alunos está familiarizada. Às vezes pode parecer brusco e impessoal, mas na realidade é focado e orientado para criar ação imediata em ambientes com restrições de tempo e dinheiro. Temos tempo limitado e vamos pressionar, desafiar e questionar as equipes na esperança de que elas aprendam rapidamente. Seremos diretos, abertos e duros como no mundo real. Claro, esses comentários não são pessoais, mas fazem parte do processo. Também esperamos que os alunos nos questionem, desafiem nosso ponto de vista se discordarem e se envolvam num diálogo real com a equipe de ensino. Essa abordagem pode parecer dura ou abrupta, mas tudo faz parte das nossas equipes quererem aprender a se desafiar de forma rápida e objetiva, e perceber que, como empreendedores, eles precisam aprender e evoluir mais rápido do que jamais imaginaram ser possível. 


Método de avaliação

Nota Prática Final (30%)
Avaliação de Pares (10%)
Apresentação final do pitch (30%)
Exame Final (30%)

Nota: É exigida nota mínima de 9,5 valores em todas as componentes de avaliação, exceto na Avaliação por Pares.

(será disponibilizada mais informação sobre avaliação)

Conteúdo

Esta disciplona fornece uma visão e metodologias em empreendedorismo, tanto como a criação de seu próprio negócio, bem como promover a iniciação de um novo empreendimento no interior de uma empresa (empreendedorismo).

Abrangemos os principais passos necessários para construir um negócio bem sucedido através de uma abordagem prática sobre o que é realmente começar uma empresa. O objetivo, dentro dos limites de uma sala de aula e uma quantidade limitada de tempo, é criar uma experiência empresarial para os alunos com todas as pressões e exigências do mundo real numa fase inicial de criação de negócio. As aulas estão programadas para dar aos alunos a experiência de como trabalhar em equipa e transformar uma ideia de negócio numa empresa.

Esta disciplina leva os alunos a seguir o caminho para a construção de uma ideia de negócio. Não se trata de escrever um plano de negócios ou fazer investigação de biblioteca. Os alunos vão, em grupo, construir um projeto a partir do zero e falar com os clientes atuais e parceiros para a sua ideia e aprender o caos e a incerteza de como uma startup realmente funciona. Eles vão aprender a usar um modelo de negócio para refletir cada parte de uma empresa e desenvolvimento do consumidor saindo da sala de aula e interagir com perspectivas reais para ver se alguém, além de si mesmos, quer usar o seu produto. 

A aula de cada semana é organizada sobre:

1. Uma palestra sobre um dos blocos de construção de um modelo de negócios;

2. Apresentações da equipe sobre suas “lições aprendidas” ao sair do seu espaço e interagir com o mercado.

3. Sessão de laboratório de campo para aplicar o trabalho em equipe e receber orientação adicional.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: