Contexto Internacional da Gestão

Objetivos

O objetivo da disciplina "Contexto Internacional de Gestão (1212)" visa a senbilização e a compreensão dos estudantes relativa ao ambiente complexo da gestão internacional, objetivo esse concretizado mediante o estudo dos principais fatores económicos, institucionais e políticos que afetam o ambiente do comércio e do investimento global. Após a conclusão da disciplina, os estudantes estarão dotados de um pensamento autónomo e crítico sobre o mundo real da gestão, capacitando-os, desta forma, para prosseguir melhor os seus interesses profissionais, na área da gestão ou em qualquer outra.

Caracterização geral

Código

1212

Créditos

7.5

Professor responsável

Luís Brites Pereira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

Precedência obrigatória: Introdução à Macroeconomia, Introdução à Empresa

Bibliografia

Hill, Charles W. L., Global Business Today, 8th ed., McGraw Hill , 2014 (required).

Note that the bibliography may be updated regularly (via Moodle) to include additional required readings, namely real-world comment, news and policy analysis. Recall that you are expected to devote at least 1 hour/day keeping up with the course content.

Supplementary books:

Daniels J. D., Radebaugh L. and D. Sullivan, International Business, 15th ed. Pearson, 2015.

Krugman P., Obstfeld M. and M. Melitz, International Economics, 10th ed. Pearson, 2012.

Kissinger and Henry, World Order, 1st ed., Penguin Press, 2014.

The Saylor Foundation, the following three e-books (available at: https://www.saylor.org/books/):

International Political Economy: An Introduction to Approaches, Regimes, and Issues;

International Economics: Theory and Policy;

International Business;   


Método de ensino

A disciplina centra-se no ambiente global de negócios, que é complexo e muda continuamente. Como tal, não basta simplesmente transmitir-lhe informações durante palestras sobre os temas abordados no curso. Em vez disso, é mais importante para si aprender a encontrar e avaliar informação, que depois transforma em conhecimento para ser aplicada ou partilhada. Por outras palavras, deve procurar ser mais autónomo, comunicativo e criativo, e também capaz de resolver problemas. Estes são todos atributos altamente valorizados no mundo do trabalho.
A abordagem pedagógica do curso é, assim, aprender fazendo, ou seja, "ensinar-te a pescar em vez de te dar o peixe". Para tal, tem de pesquisar e comunicar os resultados das suas atribuições antes do exame final. Ao fazê-lo, receberá feedback durante os tutoriais ou períodos de consulta (de acordo com as grelhas de avaliação fornecidas previamente) ou mediante pedido escrito.
Os métodos de ensino e aprendizagem são uma mistura de palestras teóricas, discussão de aulas de leituras e investigação relevante por alunos, tanto a nível individual como de equipa. Inglês é a língua da instrução e de toda a avaliação. O curso compreende duas palestras teóricas/semana (1,5 horas cada) e uma palestra/semana tutorial (1,5 horas). Além destas 4,5 horas de contacto, o curso compreende ainda pelo menos 7 horas de estudo independentes horas/semana durante as quais os alunos lêem e resumem, preparam-se para discussões de aulas, pesquisa & escrever um ensaio.
Palestras Teóricas
As palestras teóricas seguem de perto o livro do curso, que abrange a teoria, a evidência empírica e também a política. Palestras de convidados abordarão temas relevantes do curso com base no
experiência profissional dos professores convidados. Note que as aulas são projetadas para serem interativas e a participação dos alunos é esperada sempre que possível. Assim, os alunos são encorajados a fazer perguntas pertinentes (especialmente em relação às palestras de convidados) e também a participar ativamente em discussões de aulas sobre leituras. Estas ações permitirão que os alunos criem e gerem perceções sobre as suas capacidades e mentalidades, como acontece também muitas vezes no mundo do trabalho. Por fim, espera-se que os alunos cheguem a tempo às aulas e serão convidados a sair da sala se o seu comportamento for considerado perturbador pelos docentes.


Método de avaliação

Discussão de Textos (10%)
Ensaio Analítico (15%)
Relatório de Gestão e Apresentação (25%)
Exam Final (50%)

Conteúdo

1. A Globalização e a Governação - Definir o fenómeno da globalização e descrever as suas forças motrizes, as vantagens e desvantagens. Abordar também o impacto da globalização sobre as políticas de rendimento, crescimento e desenvolvimento e discutir as possíveis soluções de governação.

2. A Política Económica Global - Abordar as diferenças entre países e como estas afetam a competitividade, o crescimento e as plíticas favoráveis ao desenvolvimento de negócios. Considerar ainda alguns aspetos relevantes das relações internaconais visando a atual geopolítica global além das principais linhas de força da política externa portuguesa.

3. O Comércio e Investimento Global - Rever as teorias de comércio e investimento global, e discutir as suas implicações para a gestão à escala global.

4. O Sistema Monetário Global - Rever as teorias de taxas de câmbio, políticas monetárias e cambiais e os sistema monetário internacional, e discutir as suas implicações para a gestão à escala global.

5. A Estratégiade GEstão Global - Abordar a estratégia de gestão à luz das oportunidades e tendências internacionais, e a estratégia de competitividade portuguesa.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: