Cálculo II

Objetivos

Nesta disciplina serão desenvolvidas aplicações do Cálculo Diferencial em R , e as ferramentas fundamentais de Otimização e Integração, n permitindo a formulação e desenvolvimento matemático de modelos em Economia e Gestão. 


Caracterização geral

Código

1310

Créditos

7

Professor responsável

Áurea Quintino | Madina Karamysheva | Tânia Silva

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:  1301. Cálculo 


Bibliografia

Principais referências:
•    Pires, C., Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora, 2011. (PT)
•    Simon, C.P., Blume, L., Mathematics for Economists, W.W. Norton & Company, Inc, 1994. (EN)

•    Dias Agudo, F.R., Análise Real, Livraria Escolar Editora, 2ª edição, 1994.
Excepto tópicos 6.5 e 6.6

•    Campos  Ferreira,  J.,  Introdução  à  Análise  em    , Publicação electrónica (https://math.tecnico.ulisboa.pt/textos/iarn.pdf), DM, IST, 2003.
Excepto tópicos 6.5 e 6.6

•    Sydsæter, K. et al., Further Mathematics for Economic Analysis, Prentice Hall, 2005.

Método de ensino

Vídeos de apresentação de conceitos Aulas teórico-práticas Exposição de conceitos Exercícios resolvidos Exercícios propostos Quizzes Testes Intermédio Exame Final

Sendo este um curso de Matemática, a apresentação de conceitos seguida de exercícios de aplicação, quer resolvidos em aula, quer propostos para trabalho autónomo, permite que os alunos possam ser guiados num primeiro contacto com as ideias a que são expostos, consolidando a compreensão das mesmas através de trabalho independente de reflexão e resolução de exercícios.


Método de avaliação

1. Tipo de Inscrição: Normal

1.1. Época Normal A melhor classificação das duas seguintes:

10%: Quizzes (nota média)

30%: Teste Intermédio

60%: Exame Final (nota mínima de 8.5)

Ou

 30%: Teste Intermédio

70%: Exame Final (nota mínima de 8.5)

1.2. Época de Recurso 1.2.1. Escolhendo apenas Exame Final (na semana anterior ao Exame Final): 100% Exame Final 1.2.2. Escolhendo avaliação contínua (na semana anterior ao Exame Final): A melhor classificação das duas seguintes: 10%: Quizzes (nota média)

30%: Teste Intermédio

60%: Exame Final (nota mínima de 8.5)

Ou

30%: Teste Intermédio

70%: Exame Final (nota mínima de 8.5)

2. Tipo de Inscrição: Melhoria de Nota Época Normal ou Época de Recurso

2.1. Escolhendo apenas Exame Final (na semana anterior ao Exame Final): 100% Exame Final

2.2. Escolhendo avaliação contínua (na semana anterior ao Exame Final): A melhor classificação das duas seguintes: 10%: Quizzes (nota média)

30%: Teste Intermédio

60%: Exame Final (nota mínima de 8.5)

Ou

30%: Teste Intermédio

70%: Exame Final (nota mínima de 8.5 


Conteúdo

Teoremas

Teorema da Função Composta

Teorema de Euler

Teorema dos Acréscimos Finitos

Teorema de Taylor

Teorema da Função Inversa

Teorema da Função Implícita

Otimização

Pré - Otimização

Otimização Livre

Otimização com Restrições de Igualdade

Optimização com Restrições de Desigualdade

Integração

Primitivas

Integrais Simples

 Integrais Duplos


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: