Estatística para a Economia e Gestão
Objetivos
Diariamente, economistas e gestores são confrontados com processos de tomada de decisão em contextos de incerteza. As estatísticas oferecem uma série de ferramentas que permitem a medição desta incerteza através da utilização de dados estatísticos, conduzindo assim a melhores decisões. A disciplina de Estatísticas de Economia e Gestão centra-se principalmente em estatísticas inferenciais cujo objetivo é compreender melhor as características específicas de uma determinada população utilizando apenas dados de amostra, sejam eles observacionais ou experimentais.
Um dos principais objetivos deste curso é que os alunos desenvolvam a capacidade de pensar estatisticamente. Pensamento estatístico significa a compreensão da necessidade, das vantagens e limitações dos dados disponíveis, e a capacidade de realizar um estudo estatístico nas suas várias fases, desde a formulação do problema, através da recolha de dados e análise estatística, para a interpretação dos resultados. Pretende-se que os estudantes reconheçam que o mundo real é um complexo sistema de processos interligados, que há variabilidade em todos os processos, e que a compreensão e redução da variabilidade é um fator crítico para o sucesso. Reconhecer a omnipresença da variabilidade faz parte da essência das Estatísticas.
Caracterização geral
Código
1313
Créditos
7
Professor responsável
Patrícia Ramos
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
Precedência obrigatória: Análise de Dados e Probabilidade
Bibliografia
Newbold, Carlson, e Thorne, Statistics for Business and Economics, Pearson Education, 2013.
Método de ensino
A compreensão dos principais conceitos e ferramentas estatísticas e o desenvolvimento do pensamento estatístico são alcançados por meio do uso de vários exemplos do mundo real. Vários problemas e estudos de casos reais são apresentados e explorados nas aulas teóricas (2 por semana) e práticas (1 por semana). Os conceitos fundamentais de estatística e a derivação matemática dos resultados fundamentais são abordados em detalhes durante as aulas. Nas sessões práticas são discutidos vários problemas e exercícios, sendo importante que os alunos participem na discussão apresentando as suas soluções, sugestões, dúvidas e comentários. Para algumas sessões práticas, e de acordo com as instruções dos monitores, os alunos deverão trazer um computador portátil/tablet para trabalhar em projetos que utilizem dados recolhidos na internet ou bases de dados em Excel. Na página do moodle serão disponibilizados vários “quizzes” para cada tópico que todos os alunos deverão responder para uma autoavaliação dos seus conhecimentos. Os alunos devem formar grupos (5 alunos por grupo) para preparar e entregar o trabalho final do curso.
Método de avaliação
A
nota final da unidade curricular é calculada de acordo com as seguintes
ponderações:
Exame
intermédio (individual): 30%
Testes
semanais: 5% (apenas os 10 melhores serão considerados)
Exame
final (individual): 50%
Trabalho
final de curso (grupos de 5 alunos): 15%
O
exame final abrange todos os tópicos do curso. Se a nota no exame final for
inferior a 8,0 valores, o aluno será reprovado independentemente das restantes
componentes da avaliação.
Um
aluno que falte ao exame de meio de semestre terá nota 0 (zero) nesse exame. Se
esta falta for considerada justificada pelo Conselho Pedagógico, a nota do
exame final substitui a nota do exame intercalar.
Caso
o trabalho final não seja entregue dentro do prazo anunciado no moodle terá
nota 0 (zero).
Período
de Exame de Recurso
Os alunos que efectuem os exames de recurso e de exame final especial, podem optar entre o modelo de avaliação contínua ou que a nota desse exame vale 100% para a nota final.
Conteúdo
Variáveis e distribuições aleatórias discretas e contínuas
Estimativa de ponto e intervalo
Testes de hipóteses
Regressão linear simples e múltipla,
Introdução à análise de dados
Um calendário detalhado de todas as atividades e tópicos abordados ao longo do semestre será publicado em moodle.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: