Implementação de Projetos com Impacto

Objetivos

O mundo vive tempos extraordinários e sem precedentes com eventos internacionais que afetam as organizações mundiais em diferentes níveis. O MIP oferece a possibilidade dos alunos entenderem e criarem impacto. Na verdade, fazemos isso fornecendo uma visão crítica da gestão e práticas organizacionais, que se baseia em convidar os alunos a trabalhar num projeto da vida real, para uma organização da vida real. Em particular, estaremos nos focando em diagnosticar e pesquisar organizações, através da lente da criação de impacto. Além de fornecer uma consciência aprofundada de processos organizacionais complexos através da gestão de de projetos, este módulo também oferece planeamento de projetos, prototipagem, execução piloto e competências para a vida que podem melhorar o envolvimento no trabalho futuro. 



Caracterização geral

Código

1466

Créditos

4

Professor responsável

Loïc dos Santos Pedras

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Existem múltiplos recursos para compreender, analisar e trabalhar com organizações lideradas pelo impacto. Estas são apenas uma seleção para começar:

Craig e Snook (2014) De propósito ao impacto, Harvard Business Review, edição de maio de 2014, referência eletrónica https://hbr.org/2014/05/from-purpose-to-impact
Kearins, K., & Springett, D. (2003). Educar para a sustentabilidade: Desenvolver competências críticas. Jornal de Gestão, 27(2), 188-204.
Rusinko, C. A. (2010). Integração da sustentabilidade na gestão e educação empresarial: Uma abordagem matriz.
Academy of Management Learning & Education, 9(3), 507-519.
Starik, M., Kanashiro, P., & Collins, E. (2017). Manuais escolares de gestão da sustentabilidade: Potencialmente necessários, mas provavelmente não suficientes.
Urban, M. & Yip, C. (2017, maio). Impacto básico: Examinar o impacto potencial de um rendimento básico nos empresários sociais. O Mowat Centre & Centre for Social Innovation, Toronto, Canadá.


Método de ensino

Os alunos assistirão a aulas de 90 minutos que incluem palestras, orientação e sessões de trabalho em grupo. As aulas teóricas introduzirão os principais conceitos, sessões de mentoria colocarão em prática os fundamentos desses conceitos com exercícios específicos e, finalmente, os alunos terão tempo para trabalhar em grupos com auxílio da equipe pedagógica. As sessões de aprendizagem abrangerão elementos de compartilhamento de conhecimento (literatura académica), prática geral (aplicação do conhecimento) e prática em grupo (aplicação do conhecimento no próprio trabalho). A reflexão individual também é promovida. Os alunos devem promover uma mente aberta e pronta para aprender. Aprender a aprender pode ser uma habilidade difícil de adquirir, exigindo uma mente aberta, uma boa compreensão de si mesmo e abertura à reflexão.



Método de avaliação

A avaliação desta unidade curricular assenta em 3 componentes com o seguinte peso na nota final: (i) Quiz: 20% (ii) Pitch: 25% (iii) Impacto Estudo de caso: 55%.

(i) Indivíduo? O Questionário (20%):

Os alunos participarão individualmente de um quiz que capta a essência da aula, os casos apresentados e algumas das discussões realizadas na aula. O questionário de 30 minutos será feito em sala de aula usando o Moodle.

(ii) Grupo ? Final Pitch (25%):

A apresentação do pitch será completada com um pitch visual e terá no máximo 6 minutos onde cada aluno apresentará por um mínimo de 1 minuto. Todos os formatos visuais são aceitos. O pitch focará o percurso completo, evidências de impacto, lições aprendidas e impacto projeção.


Conteúdo

Introdução e ODS

Análise de problemas e gestão de projetos

Canvas da Proposta de Valor e Canvas do Modelo de Negócios

Não para lucros

Modelos de negócios sociais

Economia circular e microcrédito

O modelo lógico

Lavagens? e casos de impacto

QUIZ e noções básicas de prototipagem

Preparação do campo

Recapitulação do curso e orientação final

PITCH final


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: