Implementação de Projetos com Impacto
Objetivos
O mundo vive tempos extraordinários e sem precedentes com eventos internacionais que afetam as organizações mundiais em diferentes níveis. O MIP oferece a possibilidade dos alunos entenderem e criarem impacto. Na verdade, fazemos isso fornecendo uma visão crítica da gestão e práticas organizacionais, que se baseia em convidar os alunos a trabalhar num projeto da vida real, para uma organização da vida real. Em particular, estaremos nos focando em diagnosticar e pesquisar organizações, através da lente da criação de impacto. Além de fornecer uma consciência aprofundada de processos organizacionais complexos através da gestão de de projetos, este módulo também oferece planeamento de projetos, prototipagem, execução piloto e competências para a vida que podem melhorar o envolvimento no trabalho futuro.
Caracterização geral
Código
1466
Créditos
4
Professor responsável
Loïc dos Santos Pedras
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Existem múltiplos recursos para compreender, analisar e trabalhar com organizações lideradas pelo impacto. Estas são apenas uma seleção para começar:
Craig e Snook (2014) De propósito ao impacto, Harvard Business Review, edição de maio de 2014, referência eletrónica https://hbr.org/2014/05/from-purpose-to-impact
Kearins, K., & Springett, D. (2003). Educar para a sustentabilidade: Desenvolver competências críticas. Jornal de Gestão, 27(2), 188-204.
Rusinko, C. A. (2010). Integração da sustentabilidade na gestão e educação empresarial: Uma abordagem matriz.
Academy of Management Learning & Education, 9(3), 507-519.
Starik, M., Kanashiro, P., & Collins, E. (2017). Manuais escolares de gestão da sustentabilidade: Potencialmente necessários, mas provavelmente não suficientes.
Urban, M. & Yip, C. (2017, maio). Impacto básico: Examinar o impacto potencial de um rendimento básico nos empresários sociais. O Mowat Centre & Centre for Social Innovation, Toronto, Canadá.
Método de ensino
Os alunos assistirão a aulas de 90 minutos
que incluem palestras, orientação e sessões de trabalho em grupo. As aulas
teóricas introduzirão os principais conceitos, sessões de mentoria colocarão em
prática os fundamentos desses conceitos com exercícios específicos e,
finalmente, os alunos terão tempo para trabalhar em grupos com auxílio da
equipe pedagógica. As sessões de aprendizagem abrangerão elementos de
compartilhamento de conhecimento (literatura académica), prática geral
(aplicação do conhecimento) e prática em grupo (aplicação do conhecimento no
próprio trabalho). A reflexão individual também é promovida. Os alunos devem
promover uma mente aberta e pronta para aprender. Aprender a aprender pode ser
uma habilidade difícil de adquirir, exigindo uma mente aberta, uma boa
compreensão de si mesmo e abertura à reflexão.
Método de avaliação
A avaliação desta unidade curricular
assenta em 3 componentes com o seguinte peso na nota final: (i) Quiz: 20% (ii)
Pitch: 25% (iii) Impacto Estudo de caso: 55%.
(i) Indivíduo? O Questionário (20%):
Os alunos participarão individualmente de
um quiz que capta a essência da aula, os casos apresentados e algumas das
discussões realizadas na aula. O questionário de 30 minutos será feito em sala
de aula usando o Moodle.
(ii) Grupo ? Final Pitch (25%):
A apresentação do pitch será
completada com um pitch visual e terá no máximo 6 minutos onde cada
aluno apresentará por um mínimo de 1 minuto. Todos os formatos visuais são
aceitos. O pitch focará o percurso completo, evidências de impacto,
lições aprendidas e impacto projeção.
Conteúdo
Introdução
e ODS
Análise
de problemas e gestão de projetos
Canvas
da Proposta de Valor e Canvas do Modelo de Negócios
Não
para lucros
Modelos
de negócios sociais
Economia
circular e microcrédito
O
modelo lógico
Lavagens?
e casos de impacto
QUIZ
e noções básicas de prototipagem
Preparação
do campo
Recapitulação
do curso e orientação final
PITCH final
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: