Teoria Macroeconómica
Objetivos
Modelagem macroeconómica num nível intermediário. Abordaremos três modelos principais que são a base para muitos modelos mais avançados e complexos usados ??no campo. Uma forte compreensão dos modelos de referência é uma etapa preliminar necessária para ir a tópicos mais avançados e talvez mais importante para entender completamente os canais económicos básicos que quase sempre estão presentes mesmo em modelos mais complexos. O curso também apresenta os métodos matemáticos que são usados ??para especificar e resolver os modelos de referência. Esses métodos são interessantes por si só, pois podem ser aplicados a muitas outras questões e campos.
Caracterização geral
Código
2173
Créditos
3.5
Professor responsável
Francesco Franco
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
The course has a comprehensive set of slides and notes. The last edition of Advanced Macroeconomics (AM) by David Romer is a recommended text. I add optional readings as the original sources are always extremely interesting.
PART I
Notes
(AM) Chapter II, pages 49-77
Cass David, “Optimum Growth in an Aggregative Model of Capital Accumulation.” Review of Economic Studies 32 (July): 233-240.
Koopmans Tjalling, “On the Concept of Optimal Economic Growth”. In The Economic Approach toEconomic Planning. Amsterdam: Elsevier.
Ramsey Frank, “A Mathematical Theory of Saving”. Economic Journal 38 (December 1928): 543-559.
PART II
Notes
(AM) Chapter II, pages 78-93
Diamond Peter, “National Debt in a Neoclassical Growth Model” American Economic Review 55 (December 1965): 1126-1150.
PART III
Notes
(AM) Chapter 4 and Chapter 7
Olivier Jean Blanchard and Nobuhiro Kiyotaki “Monopolistic Competition and the Effects of Aggregate Demand” The American Economic Review Vol. 77, No. 4 (Sep., 1987), pp. 647- 666
Método de ensino
O programa está dividido em três partes. Cada uma das peças apresenta um modelo. O material de ensino é baseado num dos principais livros didáticos intermédio de macroeconomia preenchido com notas da aula. Há um conjunto de problemas para cada uma das três partes, que serão corrigidos na aula (uma aula por resolução de cada problema).
Método de avaliação
O Exame Final na final é 55%. O restante da avaliação consiste em participação em aula, 5%, e resolução de problemas, 45%.
Conteúdo
Os principais modelos usados ??em macroeconomia: (1) o modelo de crescimento neoclássico (Ramsey), (2) o modelo de geração sobreposta (Diamond) e (3) o novo modelo de ciclo econômico keynesiano (Woodford). O modelo de crescimento neoclássico exige uma introdução ao controle ótimo em tempo contínuo, o modelo de geração sobreposta requer uma introdução à otimização e equações de diferenças e o novo modelo keynesiano requer uma introdução à aproximação linear e sistema de equações de diferenças. Não cobriremos a teoria por trás dos métodos matemáticos, mas aprenderemos como usá-los como um livro de receitas.