Economia do Desenvolvimento

Objetivos

O objetivo geral é dar aos alunos uma visão geral do conhecimento atual sobre economia do desenvolvimento. Também pretendemos oferecer competências básicas de pesquisa: muitas vezes, adotamos a perspectiva de um pesquisador/formulador de políticas analíticas neste campo. Tanto a teoria quanto a empírica serão abordadas. O curso apresentará os principais métodos de avaliação utilizados na medição do impacto das intervenções de desenvolvimento. 




Caracterização geral

Código

2176

Créditos

7

Professor responsável

Pedro C. Vicente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Banerjee, Abhijit V., and Esther Duflo (2011), Poor Economics: A Radical Rethinking of the Way to Fight Global Poverty, Public Affairs;

Collier, Paul (2007), The Bottom Billion: Why the Poorest Countries Are Failing and What Can Be Done About It, Oxford University Press;

Collier, Paul (2009), Wars, Guns, and Votes: Democracy in Dangerous Places, HarperCollins Publishers;

Easterly, William (2006), The White Man´s Burden: Why the West´s Efforts to Aid the Rest Have Done So Much Ill and So Little Good, Penguin Press;

Sachs, Jeffrey D. (2005), The End of Poverty: Economic Possibilities for Our Time, Penguin Press. 


Método de ensino

Duas aulas de 1 hora e 20 minutos por semana, baseadas principalmente em slides. Para cada tópico, daremos uma visão geral das questões teóricas e empíricas, com exemplos retirados de pesquisas recentes estudadas com mais detalhes. A participação dos alunos será fortemente incentivada para fomentar a discussão e o pensamento crítico. O trabalho escrito individual incentivará os alunos a adquirir habilidades de pesquisa.



Método de avaliação

1. Exame final (50% da nota).

2. Apresentação de um trabalho de investigação (20% da nota) em grupos

 Cada grupo preparará slides para a apresentação e para publicação no site da turma. A apresentação deve: (i) motivar a questão de pesquisa e destacar os principais resultados, (ii) produzir uma apresentação clara e organizada da teoria (se aplicável) e das evidências, (iii) criticar os resultados, (iv) fornecer respostas apropriadas às perguntas da turma.

3. Apresentação de uma proposta de investigação/avaliação (20% da nota) individual.

Cada aluno preparará uma proposta de investigação de 10 páginas (no máximo) que deve incluir: (i) questão de pesquisa, (ii) motivação relacionada à literatura, incluindo teoria (se aplicável), (iii) método empírico usado (por exemplo, randomização, variáveis ??instrumentais; campo, laboratório, experimento natural), (iv ) detalhes da medição, ou seja, as principais variáveis ??de resultado.

A importância da questão de pesquisa, a escolha apropriada do método e a viabilidade do projeto serão critérios importantes na avaliação. A viabilidade pode ser atestada por meio da identificação de uma organização parceira específica (por exemplo, implementação de uma intervenção de desenvolvimento a ser avaliada) ou com análise preliminar de dados prontamente disponíveis.

4. Revisão de dois projetos de pesquisa/avaliação no semestre e fornecer feedback aos colegas (10% da nota) Cada aluno receberá dois projetos aleatórios para revisão.

 A participação nas aulas é incentivada e pode influenciar a nota final. Todos os alunos devem ler os trabalhos com antecedência e comentar as apresentações e os tópicos durante as aulas. 


Conteúdo

O foco será nos principais tópicos atuais da literatura de economia do desenvolvimento. Após uma breve visão metodológica, o curso discutirá as armadilhas da pobreza e a eficácia da ajuda externa. Recursos naturais e divisões étnicas. Boas instituições serão retratadas como promotoras do desenvolvimento. De seguida examinaremos a democracia e a corrupção. O restante programa é dedicado à avaliação de intervenções de desenvolvimento. Em primeiro lugar, examinaremos as intervenções de governança. Em seguida, analisaremos os programas sociais voltados à saúde e à educação. Depois passamos a incentivar o acesso à banca formal, nomeadamente ao crédito, à poupança e às remessas. Finalmente, dedicamos alguma atenção à política agrícola nos países em desenvolvimento. 



Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: