Economia do Desenvolvimento
Objetivos
O objetivo geral é dar aos alunos uma visão geral do conhecimento atual sobre economia do desenvolvimento. Também pretendemos oferecer competências básicas de pesquisa: muitas vezes, adotamos a perspectiva de um pesquisador/formulador de políticas analíticas neste campo. Tanto a teoria quanto a empírica serão abordadas. O curso apresentará os principais métodos de avaliação utilizados na medição do impacto das intervenções de desenvolvimento.
Caracterização geral
Código
2176
Créditos
7
Professor responsável
Pedro C. Vicente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Banerjee, Abhijit V., and Esther Duflo (2011), Poor Economics: A Radical Rethinking of the Way to Fight Global Poverty, Public Affairs;
Collier, Paul (2007), The Bottom Billion: Why the Poorest Countries Are Failing and What Can Be Done About It, Oxford University Press;
Collier, Paul (2009), Wars, Guns, and Votes: Democracy in Dangerous Places, HarperCollins Publishers;
Easterly, William (2006), The White Man´s Burden: Why the West´s Efforts to Aid the Rest Have Done So Much Ill and So Little Good, Penguin Press;
Sachs, Jeffrey D. (2005), The End of Poverty: Economic Possibilities for Our Time, Penguin Press.
Método de ensino
Duas aulas de 1 hora e 20 minutos por semana, baseadas principalmente em slides. Para cada tópico, daremos uma visão geral das questões teóricas e empíricas, com exemplos retirados de pesquisas recentes estudadas com mais detalhes. A participação dos alunos será fortemente incentivada para fomentar a discussão e o pensamento crítico. O trabalho escrito individual incentivará os alunos a adquirir habilidades de pesquisa.
Método de avaliação
1. Exame final (50% da nota).
2. Apresentação de um trabalho de
investigação (20% da nota) em grupos
Cada
grupo preparará slides para a apresentação e para publicação no site da turma.
A apresentação deve: (i) motivar a questão de pesquisa e destacar os principais
resultados, (ii) produzir uma apresentação clara e organizada da teoria (se
aplicável) e das evidências, (iii) criticar os resultados, (iv) fornecer
respostas apropriadas às perguntas da turma.
3. Apresentação de uma proposta de
investigação/avaliação (20% da nota) individual.
Cada aluno preparará uma proposta de investigação
de 10 páginas (no máximo) que deve incluir: (i) questão de pesquisa, (ii)
motivação relacionada à literatura, incluindo teoria (se aplicável), (iii)
método empírico usado (por exemplo, randomização, variáveis ??instrumentais;
campo, laboratório, experimento natural), (iv ) detalhes da medição, ou seja,
as principais variáveis ??de resultado.
A importância da questão de pesquisa, a
escolha apropriada do método e a viabilidade do projeto serão critérios
importantes na avaliação. A viabilidade pode ser atestada por meio da
identificação de uma organização parceira específica (por exemplo,
implementação de uma intervenção de desenvolvimento a ser avaliada) ou com
análise preliminar de dados prontamente disponíveis.
4. Revisão de dois projetos de
pesquisa/avaliação no semestre e fornecer feedback aos colegas (10% da nota) Cada
aluno receberá dois projetos aleatórios para revisão.
A participação nas aulas é incentivada e pode influenciar a nota final. Todos os alunos devem ler os trabalhos com antecedência e comentar as apresentações e os tópicos durante as aulas.
Conteúdo
O foco será nos principais tópicos atuais da literatura de economia do desenvolvimento. Após uma breve visão metodológica, o curso discutirá as armadilhas da pobreza e a eficácia da ajuda externa. Recursos naturais e divisões étnicas. Boas instituições serão retratadas como promotoras do desenvolvimento. De seguida examinaremos a democracia e a corrupção. O restante programa é dedicado à avaliação de intervenções de desenvolvimento. Em primeiro lugar, examinaremos as intervenções de governança. Em seguida, analisaremos os programas sociais voltados à saúde e à educação. Depois passamos a incentivar o acesso à banca formal, nomeadamente ao crédito, à poupança e às remessas. Finalmente, dedicamos alguma atenção à política agrícola nos países em desenvolvimento.