Avaliação de Políticas
Objetivos
Exposição dos principais métodos de avaliação de políticas. A perspectiva será microeconómica e aplicada. Só empregamos derivações econométricas quando necessário para ajudar a intuição. A unidade curricular visa reforçar a formação metodológica dos alunos interessados ??na realização de investigação aplicada.
Caracterização geral
Código
2181
Créditos
3.5
Professor responsável
Nikita Melnikov
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Angrist, Joshua D., and Jo¿rn-Steffen Pischke (2008): Mostly Harmless Econometrics: An Empiricist's Companion, Princeton University Press.
Scott Cunningham (2021): Causal Inference: The Mixtape, Yale University Press.
Método de ensino
Replicação e apresentação dos resultados de um trabalho de pesquisa. Será feito em grupos e cada grupo preparará slides e arquivos de replicação que serão disponibilizados no site da disciplina. Os arquivos de replicação incluirão arquivos de dados, arquivos Stata do comentados referentes às tabelas no artigo e arquivos de log Stata correspondentes. Durante a apresentação e discussão na aula, os alunos devem: (i) motivar a questão de pesquisa e produzir uma apresentação clara dos resultados empíricos, (ii) comentar os métodos empíricos utilizados e (iii) fornecer respostas adequadas às perguntas da turma.
Método de avaliação
15% da nota: Replicação e apresentação dos
resultados de um trabalho de pesquisa.
15% da nota: Um relatório de arbitragem (a
ser feito em pequenos grupos).
30% da nota: 2-3 conjuntos de problemas (a
serem feitos em pequenos grupos).
40% da nota: Exame final.
Conteúdo
O programa começará definindo a questão da avaliação de políticas, introduzindo a ideia de causalidade e randomização. Em seguida, cobrirá correspondência de pontuação de propensão, diferença em diferenças, estimativa de variável instrumental e projeto de descontinuidade de regressão. Para cada tópico, teremos alunos replicando resultados em um artigo empírico conhecido e apresentando seus esforços em sala de aula.