Crises financeiras na História

Objetivos

O curso estuda as crises financeiras numa perspectiva de longo prazo e em diferentes formas: bancária, dívida soberana, cambial ou crises inflacionárias. O  primeiro objetivo é examinar os fatores que explicam a eclosão de crises financeiras, explorando sua incidência, transmissão, duração e consequências. Padrões comuns são reconhecidos, traçando uma genealogia até a atual crise financeira. O segundo objetivo explora as respostas políticas e institucionais às crises, examinando a criação e evolução do emprestador de última instância, o papel das instituições internacionais e a cooperação em resgates, ou a mudança da importância dos resgates estatais.

Este curso permite uma compreensão mais inteligente dos sistemas financeiros, dos desafios e potenciais perigos que o endividamento excessivo pode suscitar, bem como constitui um passo necessário para qualquer reflexão sobre formas de prevenção ou superação de diferentes tipos de crises.

Caracterização geral

Código

2169

Créditos

3.5

Professor responsável

José Álvaro Ferreira da Silva

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Kindleberger, Charles P. (1978). Manias, Panics, and Crashes: A History of Financial Crises. New York: Basic Books.

Reinhardt, Carmen and Kenneth S. Rogoff (2009). This Time Is Different. Eight Centuries of Financial Folly. Princeton (NJ): Princeton University Press.

Método de ensino

O curso será baseado em palestras, workshops, materiais de leitura obrigatória, trabalho tutorial com os alunos, debates em sala de aula e on-line e trabalhos escritos. Estes métodos de entrega procuram desenvolver os diferentes resultados de aprendizagem, combinando aulas teóricas com aprendizagem estruturada, leitura obrigatória individual e apoio tutorial individual ou em grupo, trabalho autónomo com trabalho em equipa. Detalhes da disciplina, leituras e tarefas estão disponíveis na plataforma Moodle. 


Método de avaliação

Trabalho equipa (50%)

Participação em debates na aula e fórum online (10%)

Exame (40%)  


Conteúdo

1. Introdução à disciplina: a criação de instituições financeiras modernas; uma cartilha sobre crises financeiras

2. Um conto de duas bolhas: crises financeiras antes do século XIX

3. A primeira economia global e suas crises financeiras: a crise Baring de 1890 e o pânico de 1907

4. O crash de 1929 e a Grande Depressão nos EUA

5. Crises financeiras na segunda economia global

6. Ecos da história? A crise financeira de 2007-2008