Teoria do jogo
Objetivos
A disciplina apresenta, a um nível médio, os conceitos e ferramentas para a análise de situações em que problemas de decisão de vários atores são interdependentes, e alguns atores possivelmente possuem mais informações do que outros. Questões típicas envolvem previsões de resultados ("equilíbrios"), credibilidade das ameaças, a análise das crenças dos atores ao longo do tempo e o uso estratégico da informação. Muitas aplicações são discutidas: Competição ou conluio nos mercados, tragédia dos comuns, penalidades de futebol, xadrez, ameaças e dissuasão credível, aprendizagem e spam, como projetar ou participar de leilões e muito mais.
Caracterização geral
Código
2185
Créditos
3.5
Professor responsável
Steffen Heinz Hoernig
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Martin J. Osborne (2003), An Introduction to Game Theory, Oxford University Press.
Método de ensino
Nesta unidade curricular trimestral, os alunos receberão aulas com exposição da teoria quanto as aplicações imediatas. Alunos preparam aulas com leituras atribuídas, com trabalhos em grupo e responderam a questionários online semanais. Os alunos poderão discutir conteúdo da unidade curricular nos fóruns do Moodle.
Método de avaliação
Quizzes Online (5%)
Dois projetos de grupo (20% cada, grupos pré-designados
de 4 alunos)
Exame final (55%, nota mínima de 8,0 valores em 20)
Conteúdo
1. Lidando com a incerteza estratégica: Jogos de forma estratégica, dominância e equilíbrio de Nash 2. Quando ser imprevisível é essencial: Randomização e estratégias mistas 3. Fazendo e contra-atacando ameaças: Jogos de forma extensiva, indução retroativa e perfeição de subjogo 4. Cooperação e conluio : interação repetida e estratégias de gatilho 5. Lidando com a incerteza sobre os oponentes: tipos, aprendizado e ocultação de informações 6. Projetando e participando de leilões: tipos de leilões, sombreamento de lances, maldição do vencedor.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: