Capital de Risco e Empreendedorismo
Objetivos
Financiamento de novos empreendimentos e capital de risco. Destina-se a preparar os alunos para analisar empreendimentos em estágio inicial de alto crescimento a partir de uma perspectiva do investidor. O objetivo é explorar porque o financiamento de novos empreendimentos é diferente do financiamento corporativo tradicional, analisar diferentes fontes possíveis de recursos, entender as características de novos empreendimentos bem-sucedidos, ter uma perspectiva crítica dos planos de negócios e entender os geradores de valor e as técnicas de avaliação para novos empreendimentos arriscados. Adicionalmente, procuramos entender como funciona a indústria de capital de risco e as características especiais dos seus investimentos, incluindo técnicas para alinhar interesses entre as partes, as formas especiais de valores mobiliários envolvidos e os complexos associadas à contratação financeira de capital de risco.
Caracterização geral
Código
2220
Créditos
7
Professor responsável
Paulo Pinho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Smith, J., Smith, R. L., Smith, R., & Bliss, R. (2011). Entrepreneurial finance: strategy, valuation, and deal structure. Stanford University Press
Kerr , William; Nanda , Ramana and McQuade , James, Entrepreneurship Reading: Financing Entrepreneurial Ventures, Harvard (8072-HTM-ENG), 2014.
Bussgang , Jeffrey and Roberts , Michael Entrepreneurship Reading: Partnering with Venture Capitalists, Harvard (8240-HTM-ENG), 2014
Método de ensino
Combinação de aulas teóricas e discussão de
estudos de caso, com ênfase no último. Os alunos formarão grupos de 5. Todos os
grupos são obrigados a enviar 4 relatórios de casos escritos. Os Assistentes
irão alocar grupos para casos a fim de garantir um número suficiente de
relatórios escritos para cada caso. Os alunos devem estar preparados para
partilhar as suas análises nas apresentações das aulas e para participar
ativamente em todas as discussões das aulas, independentemente de terem sido
atribuídos (ou não) um determinado caso para relatório escrito. Os estudos de
caso identificados no programa para discussão serão usados ??para a tarefa
(embora cada grupo esteja limitado a quatro relatórios escritos) e serão
discutidos em sala de aula. Presume-se que todos os alunos leram e analisaram
todos os estudos de caso e estão prontos para apresentar publicamente suas
conclusões e responder a quaisquer perguntas feitas pelo instrutor sobre eles.
Chamadas frias serão usadas. Às vezes, os casos serão usados ??como base para
dramatizações por diferentes grupos de alunos de eventos simulados da vida
real. Mais de um grupo pode estar envolvido em apresentações de classe.
Adicionalmente, os alunos irão participar, a título individual, numa simulação
sobre questões de finanças empresariais.
Quando os casos são atribuídos, um dos
grupos de alunos que preparou o relatório escrito irá apresentar à turma as suas recomendações. As
apresentações orais de casos têm um limite de tempo de 30 minutos. Uma vez
terminada a apresentação inicial, outros alunos serão convidados a comentar
sobre a apresentação anterior (limite de 15 minutos). Os comentários devem
enfatizar as conclusões de cada grupo e os argumentos de apoio. A discussão é
aberta a todos os alunos da turma. Em seguida, o instrutor destacará as
principais conclusões e os principais benefícios de aprendizagem alcançados com
a análise e discussão do caso.
Espera-se que os relatórios escritos tenham
a qualidade de apresentações feitas por consultores ou banqueiros de
investimento ao conselho de administração de uma empresa. Geralmente são enviados
no formato Powepoint. Os relatórios devem abordar especificamente as questões
levantadas pelo instrutor através de um conjunto de perguntas publicado
anteriormente. Todos os relatórios devem começar com um "resumo
executivo" na primeira página que identifica os principais problemas e
resume as recomendações fundamentais. Em seguida, o relatório deve abordar as
questões levantadas pelo instrutor. Existe um formato para os relatórios,
devendo ser dada ênfase à originalidade da análise fornecida e à qualidade
profissional global da apresentação. A mera repetição de informações do caso é
fortemente penalizada. O foco nas questões-chave é preferível a longas
apresentações de fatos e dados.
Espera-se que os alunos participem ativamente das aulas. Ausência na aula ou baixa participação na aula será avaliada com zero. A participação na aula pode ter um impacto positivo ou negativo na sua nota.
Método de avaliação
Grupo (5 pessoas por equipa) relatórios escritos
sobre os estudos de caso: 35% (Cada grupo tem que 4 relatórios)
Participação do grupo na simulação 15%
Participação individual em discussões e
apresentações na aula 15% (este item será avaliado estritamente entre
0-20)
Exame Final: 35% (Nota mínima exigida no exame: 9,5 /20)
Conteúdo
O que há de diferente no financiamento de
novos empreendimentos
Como analisar ?oportunidades? de novos
empreendimentos? e equipas
Estruturação e análise de planos de
negócios de novos empreendimentos
Fontes de valor e técnicas de avaliação
para novos empreendimentos
Finanças iniciais
Crowdfunding
Angel financing
A organização da indústria de capital de
risco
Como os capitalistas de risco avaliam as
oportunidades de investimento
A assimetria de problemas de informação e o
desenho de contratos financeiros alinhando incentivos entre investidores e
equipas empreendedoras
Startups em
dificuldades financeiras
Negócios financeiros de capital de risco
Folhas de Termo de Capital de Risco
Estratégias de saída de capital de risco
Dívida de Empreendimento
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: