Capital de Risco e Empreendedorismo

Objetivos

Financiamento de novos empreendimentos e capital de risco. Destina-se a preparar os alunos para analisar empreendimentos em estágio inicial de alto crescimento a partir de uma perspectiva do investidor. O objetivo é explorar porque o financiamento de novos empreendimentos é diferente do financiamento corporativo tradicional, analisar diferentes fontes possíveis de recursos, entender as características de novos empreendimentos bem-sucedidos, ter uma perspectiva crítica dos planos de negócios e entender os geradores de valor e as técnicas de avaliação para novos empreendimentos arriscados. Adicionalmente, procuramos entender como funciona a indústria de capital de risco e as características especiais dos seus investimentos, incluindo técnicas para alinhar interesses entre as partes, as formas especiais de valores mobiliários envolvidos e os complexos associadas à contratação financeira de capital de risco. 



Caracterização geral

Código

2220

Créditos

7

Professor responsável

Paulo Pinho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Smith, J., Smith, R. L., Smith, R., & Bliss, R. (2011). Entrepreneurial finance: strategy, valuation, and deal structure. Stanford University Press

Kerr , William; Nanda , Ramana and McQuade , James, Entrepreneurship Reading: Financing Entrepreneurial Ventures, Harvard (8072-HTM-ENG), 2014.

Bussgang , Jeffrey and Roberts , Michael Entrepreneurship Reading: Partnering with Venture Capitalists, Harvard (8240-HTM-ENG), 2014 


Método de ensino

Combinação de aulas teóricas e discussão de estudos de caso, com ênfase no último. Os alunos formarão grupos de 5. Todos os grupos são obrigados a enviar 4 relatórios de casos escritos. Os Assistentes irão alocar grupos para casos a fim de garantir um número suficiente de relatórios escritos para cada caso. Os alunos devem estar preparados para partilhar as suas análises nas apresentações das aulas e para participar ativamente em todas as discussões das aulas, independentemente de terem sido atribuídos (ou não) um determinado caso para relatório escrito. Os estudos de caso identificados no programa para discussão serão usados ??para a tarefa (embora cada grupo esteja limitado a quatro relatórios escritos) e serão discutidos em sala de aula. Presume-se que todos os alunos leram e analisaram todos os estudos de caso e estão prontos para apresentar publicamente suas conclusões e responder a quaisquer perguntas feitas pelo instrutor sobre eles. Chamadas frias serão usadas. Às vezes, os casos serão usados ??como base para dramatizações por diferentes grupos de alunos de eventos simulados da vida real. Mais de um grupo pode estar envolvido em apresentações de classe. Adicionalmente, os alunos irão participar, a título individual, numa simulação sobre questões de finanças empresariais.

Quando os casos são atribuídos, um dos grupos de alunos que preparou o relatório escrito irá  apresentar à turma as suas recomendações. As apresentações orais de casos têm um limite de tempo de 30 minutos. Uma vez terminada a apresentação inicial, outros alunos serão convidados a comentar sobre a apresentação anterior (limite de 15 minutos). Os comentários devem enfatizar as conclusões de cada grupo e os argumentos de apoio. A discussão é aberta a todos os alunos da turma. Em seguida, o instrutor destacará as principais conclusões e os principais benefícios de aprendizagem alcançados com a análise e discussão do caso.

Espera-se que os relatórios escritos tenham a qualidade de apresentações feitas por consultores ou banqueiros de investimento ao conselho de administração de uma empresa. Geralmente são enviados no formato Powepoint. Os relatórios devem abordar especificamente as questões levantadas pelo instrutor através de um conjunto de perguntas publicado anteriormente. Todos os relatórios devem começar com um "resumo executivo" na primeira página que identifica os principais problemas e resume as recomendações fundamentais. Em seguida, o relatório deve abordar as questões levantadas pelo instrutor. Existe um formato para os relatórios, devendo ser dada ênfase à originalidade da análise fornecida e à qualidade profissional global da apresentação. A mera repetição de informações do caso é fortemente penalizada. O foco nas questões-chave é preferível a longas apresentações de fatos e dados.

Espera-se que os alunos participem ativamente das aulas. Ausência na aula ou baixa participação na aula será avaliada com zero. A participação na aula pode ter um impacto positivo ou negativo na sua nota. 


Método de avaliação

Grupo (5 pessoas por equipa) relatórios escritos sobre os estudos de caso: 35% (Cada grupo tem que 4 relatórios)

Participação do grupo na simulação 15%

Participação individual em discussões e apresentações na aula 15% (este item será avaliado estritamente entre 0-20)

Exame Final: 35% (Nota mínima exigida no exame: 9,5 /20)


Conteúdo

O que há de diferente no financiamento de novos empreendimentos

Como analisar ?oportunidades? de novos empreendimentos? e equipas

Estruturação e análise de planos de negócios de novos empreendimentos

Fontes de valor e técnicas de avaliação para novos empreendimentos

Finanças iniciais

Crowdfunding

Angel financing

A organização da indústria de capital de risco

Como os capitalistas de risco avaliam as oportunidades de investimento

A assimetria de problemas de informação e o desenho de contratos financeiros alinhando incentivos entre investidores e equipas empreendedoras

Startups em dificuldades financeiras

Negócios financeiros de capital de risco

Folhas de Termo de Capital de Risco

Estratégias de saída de capital de risco

Dívida de Empreendimento