Avaliação Corporativa

Objetivos

O objetivo capacitar os alunos na avaliação de ações corporativas e na avaliação dos principais componentes do valor de uma empresa.

Ao longo do curso, os alunos irão rever modelos de avaliação alternativos, a sua utilidade e algumas questões práticas relacionadas com a sua aplicação. 



Caracterização geral

Código

2239

Créditos

3.5

Professor responsável

Maria do Rosário Campos Silva André Gouveia

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a


Bibliografia

- T. Koller, M. Goedhart, and D. Wessels, Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies, McKinsey & Company, John Wiley & Sons, 5th ed.
- J. Berk, and P. DeMarzo, Corporate Finance, Pearson, 3rd ed.


Método de ensino

Contará com a participação ativa dos alunos, tanto nas aulas quanto na preparação das aulas.

Antes de cada aula, os alunos receberão os tópicos para discutir na seguinte e o material de leitura sugerido. Durante as aulas, o instrutor explicará o tópico relevante e irá rever com os alunos formas alternativas de resolver exercícios práticos, comparará os resultados e as teorias e analisará a utilidade e as suposições por trás de cada abordagem. Cada aula terminará com conclusões finais sobre os tópicos discutidos. Para cada tópico principal, os alunos receberão tarefas individuais (opcional) para consolidar o que foi aprendido em aula. 


Método de avaliação

A nota final será o resultado de:

- Trabalho de Grupo (40%)

- O Trabalho de Grupo consiste na avaliação de uma empresa ou projeto real (a definir) e destina-se a encerrar os principais tópicos do programa. Cada grupo entregará um relatório no máximo 5 páginas e a folha de avaliação em Excel com todos os cálculos. Cada grupo terá no máximo 4 alunos.

- Exame Final (60%) obrigatório. Os alunos devem obter uma nota mínima de 9 valores. 


Conteúdo

(i) Cálculo dos fluxos de caixa para fins de avaliação. Tradução do desempenho de uma empresa em um fluxo de caixa.

(ii) Estimativa do desempenho de curto e longo prazo de uma empresa (orçamento de capital), para instituições industriais e financeiras - ou seja, o que pode afetar seu potencial de criação de valor de longo prazo e sua perspectiva de crescimento.

(iii) Identificação das fontes de risco. Relacione o risco ao retorno exigido. Exemplos práticos de custo de oportunidade da dívida e custo de capital próprio.

(iv) Métodos alternativos de avaliação: DCF, FTE, EVA, NAV, Múltiplos, entre outros.

(v) Casos específicos de avaliação, quando não existam comparáveis ??diretos: e.g. startups, empresas em países em desenvolvimento, empresas privadas (dívida não negociada, ações não listadas).

(vi) Avaliação de empresas com várias unidades de negócio, operando em várias geografias e com várias moedas.