Avaliação Corporativa
Objetivos
O objetivo capacitar os alunos na avaliação
de ações corporativas e na avaliação dos principais componentes do valor de uma
empresa.
Ao longo do curso, os alunos irão rever modelos de avaliação alternativos, a sua utilidade e algumas questões práticas relacionadas com a sua aplicação.
Caracterização geral
Código
2239
Créditos
3.5
Professor responsável
Maria do Rosário Campos Silva André Gouveia
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
- T. Koller, M. Goedhart, and D. Wessels, Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies, McKinsey & Company, John Wiley & Sons, 5th ed.
- J. Berk, and P. DeMarzo, Corporate Finance, Pearson, 3rd ed.
Método de ensino
Contará com a participação ativa dos
alunos, tanto nas aulas quanto na preparação das aulas.
Antes de cada aula, os alunos receberão os tópicos para discutir na seguinte e o material de leitura sugerido. Durante as aulas, o instrutor explicará o tópico relevante e irá rever com os alunos formas alternativas de resolver exercícios práticos, comparará os resultados e as teorias e analisará a utilidade e as suposições por trás de cada abordagem. Cada aula terminará com conclusões finais sobre os tópicos discutidos. Para cada tópico principal, os alunos receberão tarefas individuais (opcional) para consolidar o que foi aprendido em aula.
Método de avaliação
A nota final será o resultado de:
- Trabalho de Grupo (40%)
- O Trabalho de Grupo consiste na avaliação
de uma empresa ou projeto real (a definir) e destina-se a encerrar os
principais tópicos do programa. Cada grupo entregará um relatório no máximo 5
páginas e a folha de avaliação em Excel com todos os cálculos. Cada grupo terá
no máximo 4 alunos.
- Exame Final (60%) obrigatório. Os alunos devem obter uma nota mínima de 9 valores.
Conteúdo
(i) Cálculo dos fluxos de caixa para fins
de avaliação. Tradução do desempenho de uma empresa em um fluxo de caixa.
(ii) Estimativa do desempenho de curto e
longo prazo de uma empresa (orçamento de capital), para instituições
industriais e financeiras - ou seja, o que pode afetar seu potencial de criação
de valor de longo prazo e sua perspectiva de crescimento.
(iii) Identificação das fontes de risco.
Relacione o risco ao retorno exigido. Exemplos práticos de custo de
oportunidade da dívida e custo de capital próprio.
(iv) Métodos alternativos de avaliação:
DCF, FTE, EVA, NAV, Múltiplos, entre outros.
(v) Casos específicos de avaliação, quando
não existam comparáveis ??diretos: e.g. startups, empresas em países em
desenvolvimento, empresas privadas (dívida não negociada, ações não listadas).
(vi) Avaliação de empresas com várias unidades de negócio, operando em várias geografias e com várias moedas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: