Nova Students Portfolio

Objetivos

A Nova Students Portfolio é uma carteira ativa (long only) de ações e obrigações gerida por um grupo de alunos da Nova Masters in Finance sob a supervisão dos instrutores.

É uma experiência real de gestão de portfólio, onde os alunos podem aplicar os conhecimentos teóricos de investimento num fórum prático. Pretende-se que funcione como uma ponte entre a teoria e a prática, e que exponha os alunos a alguns dos problemas/tarefas habituais dos profissionais que trabalham nesta área. A carteira deve ser administrada com o objetivo de gerar um retorno competitivo ajustado ao risco dos seus investidores com perfil de médio/baixo risco. 


 


Caracterização geral

Código

2260

Créditos

7

Professor responsável

Gonçalo Ribeiro | Manuel Marecos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Espera-se que os alunos realizem a sua própria pesquisa a partir de material disponível na Bloomberg/Eikon e na Internet, nomeadamente notícias de mercado e empresas, relatórios macroeconómicos, notas de pesquisa, relatórios de empresas e artigos/livros sobre estratégias de investimento. 

Alguns livros e artigos interessantes:

"The Intelligent Investor", Benjamin Graham (on value stocks)

"Margin of Safety", Seth Klarman (on value stocks)

"One Up on Wall Street", Peter Lynch (on growth stocks)

"You can be a Stock Market Genius", Joel Greenblatt (on special situations)

"What Works on Wall Street", James O Shaughnessy (on predictive power of several factors  


Método de ensino

Há um comité de investimentos por semana com duração aproximada de 1h30m-2h. Os comité consistem em discussões sobre estratégias de investimento, ambiente macroeconómico, ideias de negociação e avaliação de risco. Questões operacionais também são discutidas ao final de cada reunião. Espera-se que os alunos conduzam suas próprias pesquisas, preparem relatórios e apresentem suas ideias de negociação para o grupo. Haverá uma aula semanal durante os períodos de aulas e aulas esporádicas fora do horário regular do MSc. As aulas não são obrigatórias, mas este é um curso prático, por isso a participação é muito importante. 


Método de avaliação

Esta disciplina é anual, embora os ECTS sejam dividios em S1 e S2, a frequência de ambos os semestres é obrigatória. Por este motivo, o curso não está aberto a alunos que façam um semestre de mobilidade. A avaliação será baseada na contribuição individual de cada aluno para a gestão do programa em geral e para o desempenho do portfólio em particular. Tanto o desempenho geral do portfólio em relação ao seu benchmark quanto o desempenho das ideias de negociação de cada aluno serão considerados, bem como a qualidade dos relatórios produzidos. Dada a natureza do programa e a importância do trabalho em equipa, a avaliação será baseada não apenas na avaliação dos instrutores, mas também na avaliação dos pares. 


Conteúdo

Todos os anos em setembro, um grupo de 20 alunos é selecionado para gerir uma carteira longa de aproximadamente USD 430.000 (começando com USD 310.000), composta por capital disponibilizado e pertencente ao Banco Invest (o Patrocinador). Durante um período de 12 meses os alunos são responsáveis ??por todas as tarefas relacionadas com a gestão ativa desta carteira, nomeadamente: desenhar uma estratégia de investimento equilibrada, fazer estudos macroeconómicos, fazer escolhas de ações e análises de títulos, participar em comissões de investimento, executar ordens de mercado, fazer a conciliação da conta da carteira, controlar o risco da carteira, preparar relatórios de investidores, entre outros. Além da gestão do portfólio, cada aluno assume uma função específica de forma temporária/rotativa, para garantir o bom funcionamento operacional do empreendimento. A carteira investe em ações e títulos, na Europa e nos EUA. As posições podem ser tomadas não só em títulos de caixa regular, mas também em ETFs (nomeadamente em obrigações, para permitir a diversificação) e em futuros. Embora todas as posições devam ser geridas ativamente, nomeadamente para se ajustarem ao ambiente de risco, é dada maior atenção à seleção de ações. Os alunos podem especializar-se em certos estilos de investimento e grupos podem ser alocados para esses estilos diferentes (ou seja, valor, crescimento, impulso, situações especiais). Existem comitês de investimento semanais em que um aluno (o analista macro) apresenta uma visão macroeconómica e, em seguida, cada um dos alunos restantes apresenta suas escolhas de ações recomendadas ao grupo. Se aprovados pelo grupo, esses stock picks são incluídos na carteira por um aluno específico (o trader) e verificados por outro aluno (o gerente de risco) no dia seguinte. O instrutor participa dos comitês de investimento e orienta tanto nas discussões quanto nas futuras pesquisas/análises. Não dá aulas teóricas, com exceção de algumas aulas iniciais. Ele também é responsável por convidar gestores de ativos profissionais para conhecer o grupo (em coordenação com um aluno - o relações públicas). A carteira deverá ter um perfil de risco médio, com uma meta de volatilidade anual em torno de 7%. Um aluno (o gestor de risco) é responsável por monitorizar o risco da carteira e fazer os ajustes necessários. Outro aluno (o gestor de portfólio) é responsável pela diversificação/evitar a concentração. Um aluno (o de relações com investidores) é responsável por reportar ao Patrocinador, mensalmente, o desempenho da carteira. Ele também será responsável por gerir o site do curso. A carteira é propriedade do Patrocinador, bem como todos os ganhos e perdas gerados pela sua gestão. 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: