Crise Financeira, Falência e Reestruturação
Objetivos
Este curso desenvolve a estrutura para avaliar os ganhos, custos e riscos da gestão de ativos e passivos de empresas em dificuldades financeiras, incluindo períodos de falência formal e reestruturação. Leva a perspectiva dos gestores, bem como a dos participantes do mercado financeiro, por exemplo, investidores, analistas, profissionais jurídicos, reguladores, que monitoram e avaliam as políticas corporativas em situações de emergência.
Caracterização geral
Código
2276
Créditos
3.5
Professor responsável
Murillo Campello
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
• Bankruptcy and Restructuring at Marvel Group / Harvard Business School, Reference: 9-298-059
• Cengage Learning: Can Apax Partners Salvage This Buyout? / Darden Business Publishing, Reference: UVA-F-1727
Método de ensino
Preparei slides para as minhas palestras e este conjunto funcionará como materiais de referência para o curso. Os alunos devem ler as notas da palestra antes de cada aula. Materiais de leitura adicionais podem ser posteriormente publicados online. Também usaremos alguns estudos de caso hbs (mais detalhes abaixo). Importante, falarei nas aulas sobre as notícias do dia relacionadas com o material do nosso curso. Recomendo que leia jornais financeiros como o Wall Street Journal ou o Financial Times. Vou referir-me a notícias nestes e noutros meios de comunicação quase sempre que nos encontramos. Os slides são publicados no Moodle.
Método de avaliação
Exame final : O exame pressupõe que o aluno tenha
conhecimento do programa da disciplina. Será responsável por 45% da nota final.
O exame será realizado no horário e local determinados pelo calendário da
Escola
Atividades na aula/estudo de casos: Uma série de atividades estruturadas realizadas dentro e fora da sala de aula também serão usadas para calcular nota. Essas atividades serão responsáveis ?? por 40% de sua nota final.
Participação na aula : 15% de nota depende apenas da participação em aula. A participação ativa na aula por meio de discussões, perguntas e contribuições de exemplos de eventos atuais e/ou experiências pessoais. 15% é um peso baixo. No mundo real, a participação em discussões de grupo relevantes representa quase 100% de como os alunos são avaliados pelos colegas e chefes! De referir que comparecer às aulas não dará direito a pontos de participação nas aulas. E o comportamento disruptivo/distrativo certamente levará a pontos negativos na participação em sala de aula.
Conteúdo
Introdução ao curso
Contratos, dívidas e dificuldades financeiras
Reestruturação extrajudicial
Falência Judicial / Instruções do Processo
Discussões de Caso: Marvel / Cengage
Exame final
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: