Introdução à Programação
Objetivos
Neste curso, vai preparar-se para trabalhar com uma equipa de developers, colocando "a mão na massa" na aprendizagem e usando as ferramentas de desenvolvimento de software moderno. O objetivo deste curso não é tranformar o aluno num engenheiro de software. É mostrar o ciclo de desenvolvimento e dar o conhecimento básico caso queira descobrir mais.
Caracterização geral
Código
2477
Créditos
7
Professor responsável
Ricardo João Gil Pereira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Fluent Python - Luciano Ramalho (2015)
Método de ensino
A aula será num formato misto, o que exige que os alunos façam metade do tempo em trabalho assíncrono. Usaremos as aulas presenciais semanais para fazer discussões, código ao vivo e questionários para praticar em equipas, e o remoto / assíncrono para fazer transferência de conhecimento. Como a avaliação é baseada num jogo onde cada aluno pode jogar à sua maneira, cada aluno terá perguntas específicas, para as quais disponibilizaremos horário de atendimento para responder de forma a construir uma experiência de aprendizagem mais personalizada.
Método de avaliação
Exame final: 40% - cobrirá todos os conceitos técnicos importantes que trabalhamos durante o semestre. Avaliação contínua (gamificada): 60% - conjunto de trabalhos opcionais, artigos, revisão por pares, questionários e badges na sala de aula, tudo por meio de uma perspectiva voltada para a comunidade. Os badges darão ao aluno uma nota extra por desempenhos excepcionais, participação consistente em discussões técnicas (Slack) ou brainstorming/feedback sobre o jogo (queremos a vossa colaboração para melhorar o jogo).
Conteúdo
Variáveis
Estruturas de dados
Controle de fluxo
Funções Keyword
Args e scope
Input/Output de ficheiros
Classes
Bibliotecas
Python APIs
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: