Network Analytics
Objetivos
As redes sociais moldam muitos aspectos como as pessoas e as organizações interagem, tomam decisões e, finalmente, atuam. Com o advento das redes sociais (por exemplo, Facebook e Twitter) e com a crescente digitalização de todas as formas de comunicação e processos de negócios, o Network Analytics tornou-se um ativo valioso para entender melhor como os diferentes agentes interagem e como aproveitar melhor a rede para aumentar o desempenho geral do sistema. O programa cobrirá os fundamentos da “ciência da rede”, os métodos, teorias e procedimentos para recolha e análise de dados em redes sociais muito grandes. Os tópicos abordados incluem agrupamento, difusão de informações, design organizacional, marketing viral, redes sociais e outros.
Caracterização geral
Código
2623
Créditos
3.5
Professor responsável
Rodrigo Crisóstomo Pereira Belo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Não há nenhum livro recomendado para a disciplina. Serão disponibilizadas referências online para a parte R. Também seguiremos Kadushin (2011) para as sessões de rede, mas também serão utilizadas referências de outros livros. A maioria dos conceitos de rede também é abordada por Easley & Kleinberg (2010) e por Hanneman (2005), ambos disponíveis gratuitamente online. As aulas também serão baseadas em artigos científicos.
Método de ensino
As aulas serão em formato de seminário, em que a matéria teórica será introduzida e relacionada com casos do mundo real. A maioria das aulas também terá uma componente prática, para os a alunos aplicarem os conceitos aprendidos em ambiente prático, seguindo um roteiro apresentado pelo instrutor na aula. Os alunos devem trazer seus laptops com o software necessário instalado. Siga as instruções de instalação do software publicadas no Moodle. Competências práticas também serão aprendidas com a execução dos trabalhos.
Método de avaliação
Trabalhos Individuais 50%
Trabalho Grupo 40%
Participação na aula 10%
Conteúdo
- Conceitos Básicos de Rede
- Distribuições de graus
- Agrupamento
- Homofilia
- Modelos de Formação de Redes
- Externalidades de rede
- Bass Model, modelos SIR e SIS
- Modelos de Limiar
- Regressão em dados em rede
- Desafios Empíricos
- Experiências aleatórias em Redes
- Capital social
- Jogos em Redes
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: