Network Analytics

Objetivos

As redes sociais moldam muitos aspectos como as pessoas e as organizações interagem, tomam decisões e, finalmente, atuam. Com o advento das redes sociais (por exemplo, Facebook e Twitter) e com a crescente digitalização de todas as formas de comunicação e processos de negócios, o Network Analytics tornou-se um ativo valioso para entender melhor como os diferentes agentes interagem e como aproveitar melhor a rede para aumentar o desempenho geral do sistema. O programa cobrirá os fundamentos da “ciência da rede”, os métodos, teorias e procedimentos para recolha e análise de dados em redes sociais muito grandes. Os tópicos abordados incluem agrupamento, difusão de informações, design organizacional, marketing viral, redes sociais e outros. 



Caracterização geral

Código

2623

Créditos

3.5

Professor responsável

Rodrigo Crisóstomo Pereira Belo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Não há nenhum livro recomendado para a disciplina. Serão disponibilizadas referências online para a parte R. Também seguiremos Kadushin (2011) para as sessões de rede, mas também serão utilizadas referências  de outros livros. A maioria dos conceitos de rede também é abordada por Easley & Kleinberg (2010) e por Hanneman (2005), ambos disponíveis gratuitamente online. As aulas também serão baseadas em artigos científicos. 


Método de ensino

As aulas serão em formato de seminário, em que a matéria teórica será introduzida e relacionada com casos do mundo real. A maioria das aulas também terá uma componente prática, para os a alunos aplicarem os conceitos aprendidos em ambiente prático, seguindo um roteiro apresentado pelo instrutor na aula. Os alunos devem trazer seus laptops com o software necessário instalado. Siga as instruções de instalação do software publicadas no Moodle. Competências práticas também serão aprendidas com a execução dos trabalhos. 


Método de avaliação

Trabalhos Individuais 50%

Trabalho Grupo 40% 

Participação na aula 10% 


Conteúdo

- Conceitos Básicos de Rede

- Distribuições de graus

- Agrupamento

- Homofilia

- Modelos de Formação de Redes

- Externalidades de rede

- Bass Model, modelos SIR e SIS

- Modelos de Limiar

- Regressão em dados em rede

- Desafios Empíricos

- Experiências aleatórias em Redes

- Capital social

- Jogos em Redes