Economia da Educação

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é aplicar conceitos e instrumentos económicos para a análise de questões atuais da Política de Educação. O curso combina teoria económica (a nível micro e macro) com alguma econometria e literatura institucional para tratar de problemas de educação. Além da teoria e da análise empírica das questões envolvidas uma atenção especial será dedicada a questões políticas. O curso é sobre os níveis primários e secundários da educação.

Caracterização geral

Código

2134

Créditos

3.5

Professor responsável

Pedro Luís Moreira De Carvalho Gonçalves De Freitas

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Machin, S. e Anna Vignoles (eds), What's the Good of Education?, Princeton University Press, 2005
Daniele Checchi, The Economics of Education, Cambridge University Press, 2006
Johnes and Johnes (eds), Manual Internacional de Economia da Educação, Edward Elgar Publishing Ltd, 2004
Hanushek, Machin e Woessman (eds), Manual sobre economia da educação, vol. 3, North-Holland, 2011


Método de ensino

Há duas aulas por semana, de 1h20m. São sobretudo palestras, mas também incluem apresentações de alunos. Os slides usados na aula são publicados no Moodle. Espera-se que os alunos olhem para isto antes das aulas.

Método de avaliação

1. Respostas individuais na aula a um questionário (30 minutos). Peso na nota final: 15%

 2 . Um poster, a realizar por grupos de 3 ou 4 alunos, apresentando os sistemas educativos dos diferentes países. Mais detalhes no Moodle. Peso na nota final: 10%

3. Apresentação oral de um trabalho: (15 a 20 minutos) a realizar em grupos de 3 ou 4 alunos. Os trabalhos a apresentar são escolhidos pelos alunos a partir de uma lista disponibilizada no Moodle. Apresentação oral (e PPT): 20%;

 4. Exame final: contribui para a nota final com um peso de 55%. A nota mínima é 8.

As turmas dos trabalhos 2 e 3 têm de incluir alunos de, pelo menos, 2 nacionalidades.

  


Conteúdo

Introdução: a relevância da educação.
Qual é o bem da educação?
Checchi, Ch 1

Procura de educação: a decisão económica de investir na educação, na teoria do capital humano, nos constrangimentos ao crédito, na educação como sinal
Checchi, Ch 2 e 3 (Secção 1)
Manual Internacional sobre Economia da Educação, Ch. 2
Extra: Gary Becker Nobel Prize Lecture, "The Economic Way of Looking to Behavior" Journal of Political Economy, 1993
Regresso à educação; Questões metodológicas sobre a estimativa dos retornos sobre a educação
Qual é o bem da educação?
Checchi, Ch 6.6 e 6.7
Manual Internacional sobre Economia da Educação, Ch. 1

A função de produção educativa:
a relevância da educação na primeira infância
a eficiência do aumento dos recursos aplicados na educação
a relevância do tamanho da classe e dos efeitos dos pares para o sucesso,
o impacto dos professores nos resultados educativos.
Checchi, Ch 4
Todd, Petra E., e Kenneth I. Wolpin. "Na especificação e estimativa da função de produção para realização cognitiva." O Jornal Económico 113.485 (2003): F3-F33.
Duflo, Esther, Pascaline Dupas e Michael Kremer. "Efeitos de pares, incentivos aos professores e o impacto do rastreio:
Provas de uma avaliação aleatória no Quénia." A American Economic Review 101.5 (2011).
Manual Internacional sobre Economia da Educação, Ch. 9
Hanushek, Eric A., & Ludger Woessmann, A Economia das Diferenças Internacionais na Realização Educacional no Manual da ECONOMIA DA EDUCAÇÃO, VOL. 3, CAPÍTULO 2 (PRINCIPALMENTE SECT. 4 )

Financiamento da educação: eficiência relativa e equidade das opções entre sistemas privados e públicos (vouchers, subsídios, empréstimos).
Checchi, Ch 5
Manual Internacional sobre Economia da Educação, Ch. 7