Economia da Saúde e Cuidados de Saúde
Objetivos
Ao frequentarem este curso, os alunos devem tomar conhecimento das características especiais do setor da saúde que justificam uma disciplina específica para os estudar. No final do curso, os estudantes devem poder discutir as principais questões políticas no sector da saúde e realizar análises económicas para estudar questões específicas.
Caracterização geral
Código
2135
Créditos
3.5
Professor responsável
Pedro Pita Barros
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
PP Barros, Economia da Saúde – Conceitos e Comportamentos, Livraria Almedina, 3ª Edition, 2013. (Selected chapters, Portuguese)
J Newhouse and A Culyer, editors, Handbook of Health Economics – Vol 1A, North- Holland, 2000. (Selected chapters, English)
J Newhouse and A Culyer, editors, Handbook of Health Economics – Vol 1B, North- Holland, 2000. (Selected chapters, English)
M Pauly, T McGuire and PP Barros, editors, Handbook of Health Economics – Vol 2, North- Holland, 2012. (Selected chapters, English)
PP Barros and X Martinez-Giralt, Health Economics – an industrial organization approach, Routledge, 2011. (English)
Folland, Goodman and Stano, The Economics of Health and Health Care, 5th edition, Pearson, 2007. (English)
Método de ensino
Os alunos devem ler os documentos propostos antes da aula
para participar ativamente da discussão em classe.
Os alunos devem resolver os conjuntos de problemas ou escrever um trabalho final para aplicar as ferramentas aprendidas em sala de aula (veja abaixo).
Método de avaliação
Exame final 50% (nota mínima para aprovação: 8) e um dos
seguintes: 3 conjuntos de problemas 20% cada, ou Trabalho de conclusão de curso
(2 opções) 60%
Conteúdo
Introdução
O valor da vida
Avaliação económica
Procura de cuidados de saúde e cuidados de saúde
Seguro de saúde
Informação imperfeita
Procura induzida pelo fornecedor
Produção de cuidados de saúde
Sistemas de pagamento
Equidade
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: