Teoria do jogo

Objetivos

A disciplina apresenta, a um nível médio, os conceitos e ferramentas para a análise de situações em que problemas de decisão de vários atores são interdependentes, e alguns atores possivelmente possuem mais informações do que outros. Questões típicas envolvem previsões de resultados ("equilíbrios"), credibilidade das ameaças, a análise das crenças dos atores ao longo do tempo e o uso estratégico da informação. Muitas aplicações são discutidas: Competição ou conluio nos mercados, tragédia dos comuns, penalidades de futebol, xadrez, ameaças e dissuasão credível, aprendizagem e spam, como projetar ou participar de leilões e muito mais. 



Caracterização geral

Código

2185

Créditos

3.5

Professor responsável

Steffen Heinz Hoernig

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a


Bibliografia

Martin J. Osborne (2003), An Introduction to Game Theory, Oxford University Press.


Método de ensino

Nesta unidade curricular trimestral, os alunos receberão aulas com exposição da teoria quanto as aplicações imediatas. Alunos preparam aulas com leituras atribuídas, com trabalhos em grupo e responderam a questionários online semanais. Os alunos poderão discutir conteúdo da unidade curricular  nos fóruns do Moodle. 


 


Método de avaliação

Quizzes Online (5%)

Dois projetos de grupo (20% cada, grupos pré-designados de 4 alunos)

Exame final (55%, nota mínima de 8,0 valores em 20)  



Conteúdo

1. Lidando com a incerteza estratégica: Jogos de forma estratégica, dominância e equilíbrio de Nash 2. Quando ser imprevisível é essencial: Randomização e estratégias mistas 3. Fazendo e contra-atacando ameaças: Jogos de forma extensiva, indução retroativa e perfeição de subjogo 4. Cooperação e conluio : interação repetida e estratégias de gatilho 5. Lidando com a incerteza sobre os oponentes: tipos, aprendizado e ocultação de informações 6. Projetando e participando de leilões: tipos de leilões, sombreamento de lances, maldição do vencedor.