Gestão de marcas

Objetivos

Aviso: Esta disciplina destsina-se a alunos com conhecimento prévio e/ou experiência de trabalho em Marketing*. Gestão de Marcas envolve um projeto de consultoria de Branding para a Unilever que exige disponibilidade, compatências em Marketing e interesse pelo setor de Bens de Consumo de Alta Rotação.

* frequência pelo menos de Marketing e/ou Vendas, na Licenciatura ou Pós-Graduação ou/e experiência profissional anterior relacionada com a área de Marketing (e.g., Estágio, Summer Job, experiência profissional em Marketing, Estratégia, Vendas ou Comunicação) .

O programa oferece uma abordagem equilibrada de Gestão de Marcas, combinando teoria e prática, para alunos que pretendem trabalhar em Marketing, Vendas, Publicidade, Comunicação ou Estratégia. A Unilever é nossa parceira nesta disciplina. Os alunos desenvolvem um projeto de consultoria de branding para uma marca da Unilever Portugal, utilizando os conceitos de Branding apresentados nas aulas. O projeto consiste em enfrentar um desafio atual da marca (apresentado pela Unilever).

Exemplos de desafios do ano anterior:

HELLMANN?S: Como estabelecer o propósito da marca Hellmann's (“Make taste not waste) no mercado português?

LIPTON: Como desenvolver o conceito "Green tea" na categoria ice tea, através da marca Lipton? 



Caracterização geral

Código

2327

Créditos

7

Professor responsável

Catherine Therese Laurence Jouven da Silveira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

Aaker, David A. - Building Strong Brands, 2002, Free Press Business.

Kapferer, Jean-Noël - The New Strategic Brand Management, 5th edition, 2012, Kogan Page (Essential).

Keller, Kevin Lane & Aperia, Tony & Georgson, Mats - Strategic Brand Management, A European perspective, 2nd Edition, 2012, Prentice Hall (Essential).

• De CHERNATONY, Leslie. From Brand Vision to Brand Evaluation, 3rd Edition, 2010, Butterworth –Heinemann / Elsevier;
• REIMAN, Joey. The story of Purpose – The path to creating a brighter brand, a greater company, and a lasting legacy, 2013, Wiley;
• KLEIN, Naomi. No Logo, 2000, Flamingo- Harper Collins Publishers;
• SHARP, Byron. How brands grow, Part 1, 2010, Oxford University Press;
• SHARP, Byron & ROMANIUK, Jenni. How brands grow, Part 2, 2016, Oxford University Press;
• SILVERSTEIN, Michael J. & FISKE, Neil. Trading up, 2005, Portfolio and Treasure Hunt, Inside the Mind of the New Consumer, 2006, Portfolio.

De Chernatony, Leslie. From Brand Vision to Brand Evaluation, 3rd Edition, 2010, Butterworth – Heinemann / Elsevier.

Reiman, Joey. The story of Purpose – The path to creating a brighter brand, a greater company, and a lasting legacy, 2013, Wiley.

Klein, Naomi. No Logo, 2000, Flamingo- Harper Collins Publishers.

Sharp, Byron. How brands grow, Part 1, 2010, Oxford University Press.

Sharp, Byron & Romaniuk, Jenni. How brands grow, Part 2, 2016, Oxford University Press.

Silverstein, Michael J. & Fiske, Neil

Trading up, 2005, Portfolio;

Treasure Hunt, Inside the Mind of the New Consumer, 2006, Portfolio; 


Método de ensino

O Curso inclui 2 tipos diferentes de Aulas:

Aulas e debates na aula organizados para explorar o conhecimento essencial de Branding, bem como fornecer as ferramentas apropriadas para conduzir o Projeto de Equipa.

Sessões de Projeto de Equipa, onde os alunos são obrigados a apresentar uma parte determinada de seu trabalho de equipa de Projeto. O Professor e o Assistente fornecem feedback durante a sessão. Quatro Sessões de Equipae no campus estão planeadas durante o Semestre. A presença na sessão da equipa é obrigatória.

Para além das sessões de equipa, os Grupos podem reunir, se necessário, com o Assistente durante o horário de expediente mediante marcação prévia 

Método de avaliação

Projeto de equipa: 70%

Exame Final (obrigatório): 30% (Exige-se nota mínima de 8,5 valores)

As regras gerais da NOVA School of Business and Economics aplicam-se em caso de desonestidade académica e em qualquer situação não prevista no número anterior. 


Conteúdo

Introdução aos principais Conceitos da Marca:

O que é uma marca?;

Como as marcas criam (ou não) valor para o consumidor?;

Medindo o desempenho da marca:

Introdução às técnicas de Pesquisa de Marketing utilizadas na análise de Brand Equity e da Imagem da Marca. Como medir o Brand Equity?;

Como medir o conhecimento da marca e a imagem da marca?;

Desafios e oportunidades de branding:

What’s on? What’s next ?;

Identidade da marca:

Introdução aos principais modelos de Identidade de Marca atualmente em uso na Indústria e na literatura académica;

Posicionamento de marca:

Análise dos principais processos de posicionamento atualmente em uso na Indústria;

Estratégia de marca:

Portfólio de Marca Arquitetura de Marca Extensões de Marca;

Construção e Gestão de Marcas:

Definição de Elementos de Marca;

Desenhar Programas de Marketing de Marca;

Criação de Programas de Comunicação de Marca. 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: