Tomada de decisão do consumidor e da gestão
Objetivos
Introdução no campo da tomada de decisão comportamental para alunos de mestrado. O foco principal está na capacidade de compreender melhor os mecanismos, pistas e limitações que estão por trás das decisões individuais.
Caracterização geral
Código
2329
Créditos
3.5
Professor responsável
Luís Fructuoso Martinez
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Hammond, J.S., Keeney, R.L., & Raiffa, H. (1998, reprinted in 2006). The hidden traps in decision making. Harvard Business Review, 76(September October), 47-58.
Emmerling , T. & Rooders , D. (2020). 7 strategies for better group decision making. Harvard Business Review (September).
Awad , E., Dsouza, S., Kim, R., Schulz, J., Henrich, J., Shariff, A., Bonnefon , F., & Rahwan , I. (2018). The Moral Machine experiment. Nature, 563, 59-64. https://doi.org/10.1038/s41586-018-0637-6.
Método de ensino
A disciplina será leccionada em seis
sessões assíncronas (vídeo) e seis sessões presenciais, seguindo uma abordagem
teórico-prática. A maioria das sessões consistirá em aulas teóricas e debates
sobre os tópicos do programa (incluindo exemplos, estudos de caso e debates na
aula). As sessões finais serão reservadas para apresentações orais de trabalhos
de grupo. Os alunos devem preparar para os debates na aula lendo a literatura
obrigatória e fazendo os exercícios recomendados todas as semanas.
Serão utilizadas as seguintes metodologias
de ensino-aprendizagem: (1) Expositiva - apresentação da teoria; (2)
Participativa - ilustração, análise e resolução de exercícios de aplicação; (3)
Activo - realização de trabalhos individuais e de grupo; (4) Auto-estudo -
relacionado com o trabalho autónomo dos alunos, que os ajudará a integrar e
consolidar os seus conhecimentos.
Todas estas metodologias de ensino permitirão aos alunos atingir os objetivos de aprendizagem pretendidos
Método de avaliação
Os alunos devem se preparar para os debates
na aula lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados
todas as semanas.
A. Exame final individual (50%) - O exame
final é obrigatório. Os alunos devem obter uma nota mínima de 10 (em 20) valores.
B. Trabalho de grupo (50%) - Trabalho de
grupo sobre um tópico específico do DM. Os alunos devem entregar um relatório
em formato de consultoria (PowerPoint).
A frequência e participação em aulas
individuais pode ser considerada para pequenos ajustes de nota.
Os alunos podem ganhar até 0,2 pontos de bonus na nota final (desde que a nota final seja suficiente) participando anonimamente de uma sessão de pesquisa de 30 minutos. Os detalhes serão comunicados em sala de aula e no Moodle.
Conteúdo
1. Visão geral e abordagens à tomada de
decisão.
2. Introdução à tomada de decisão
comportamental.
3. Vieses comuns e armadilhas psicológicas
na tomada de decisões.
4. Exemplos de tomada de decisão gerencial
e de consumo.
5. Empurre.
6. Dicas para melhorar a tomada de decisão.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: