Tomada de decisão do consumidor e da gestão

Objetivos

Introdução no campo da tomada de decisão comportamental para alunos de mestrado. O foco principal está na capacidade de compreender melhor os mecanismos, pistas e limitações que estão por trás das decisões individuais. 



Caracterização geral

Código

2329

Créditos

3.5

Professor responsável

Luís Fructuoso Martinez

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a


Bibliografia

Hammond, J.S., Keeney, R.L., & Raiffa, H. (1998, reprinted in 2006). The hidden traps in decision making. Harvard Business Review, 76(September October), 47-58.

Emmerling , T. & Rooders , D. (2020). 7 strategies for better group decision making. Harvard Business Review (September).

Awad , E., Dsouza, S., Kim, R., Schulz, J., Henrich, J., Shariff, A., Bonnefon , F., & Rahwan , I. (2018). The Moral Machine experiment. Nature, 563, 59-64. https://doi.org/10.1038/s41586-018-0637-6.  


Método de ensino

A disciplina será leccionada em seis sessões assíncronas (vídeo) e seis sessões presenciais, seguindo uma abordagem teórico-prática. A maioria das sessões consistirá em aulas teóricas e debates sobre os tópicos do programa (incluindo exemplos, estudos de caso e debates na aula). As sessões finais serão reservadas para apresentações orais de trabalhos de grupo. Os alunos devem preparar para os debates na aula lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados todas as semanas.

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: (1) Expositiva - apresentação da teoria; (2) Participativa - ilustração, análise e resolução de exercícios de aplicação; (3) Activo - realização de trabalhos individuais e de grupo; (4) Auto-estudo - relacionado com o trabalho autónomo dos alunos, que os ajudará a integrar e consolidar os seus conhecimentos.

Todas estas metodologias de ensino permitirão aos alunos atingir os objetivos de aprendizagem pretendidos 



Método de avaliação

Os alunos devem se preparar para os debates na aula lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados todas as semanas.

A. Exame final individual (50%) - O exame final é obrigatório. Os alunos devem obter uma nota mínima de 10 (em 20) valores.

B. Trabalho de grupo (50%) - Trabalho de grupo sobre um tópico específico do DM. Os alunos devem entregar um relatório em formato de consultoria (PowerPoint).

A frequência e participação em aulas individuais pode ser considerada para pequenos ajustes de nota.

Os alunos podem ganhar até 0,2 pontos de bonus na nota final (desde que a nota final seja suficiente) participando anonimamente de uma sessão de pesquisa de 30 minutos. Os detalhes serão comunicados em sala de aula e no Moodle. 


Conteúdo

1. Visão geral e abordagens à tomada de decisão.

2. Introdução à tomada de decisão comportamental.

3. Vieses comuns e armadilhas psicológicas na tomada de decisões.

4. Exemplos de tomada de decisão gerencial e de consumo.

5. Empurre.

6. Dicas para melhorar a tomada de decisão. 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: