Comportamento do consumidor

Objetivos

Introdução no campo do comportamento do consumidor para alunos mestrado. O foco principal está na capacidade de uma melhor compreensão dos mecanismos e pistas de quando, onde, porquê e como os consumidores tomam decisões. 



Caracterização geral

Código

2330

Créditos

3.5

Professor responsável

Luís Fructuoso Martinez

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

Martinez, L.F., Zeelenberg, M., & Rijsman, J.B. (2011). Regret, disappointment and the endowment effect. Journal of Economic Psychology, 32(6), 962-968. https://doi.org/10.1016/j.joep.2011.08.006

Offergeld , T., Martinez, L.F., & Ferreira, A.I. (2020). A train of thought in product experientiality: Working memory, distraction, and inconsistencies in cue order effects. Journal of Retailing and Consumer Services, 53, 101971. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101971

Wiederhold , M., & Martinez, L.F. (2018). Ethical consumer behaviour in Germany: The attitude behaviour gap in the green apparel industry. International Journal of Consumer Studies, 42(4), 419 429. https://doi.org/10.1111/ijcs.12435 


Método de ensino

A disciplina será leccionada em doze sessões (duas por semana), seguindo uma abordagem teórico-prática. A maioria das sessões consistirá em aulas teóricas e debates sobre os tópicos do programa (incluindo exemplos, estudos de caso e debates na aula). As sessões finais serão reservadas para apresentações orais de trabalhos de grupo. Os alunos devem preparar para os debates na aula lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados todas as semanas. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: (1) Expositiva - apresentação das referenciais teóricas; (2) Participativa - ilustração, análise e resolução de exercícios de aplicação; (3) Activo - realização de trabalhos individuais e de grupo; (4) Auto-estudo - relacionado com o trabalho autónomo dos alunos, que os ajudará a integrar e consolidar os seus conhecimentos. 


Método de avaliação

Os alunos devem preparar os debates na aula lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados todas as semanas.

A. Exame final individual: (50%) – O exame final é obrigatório. Os alunos devem obter uma classificação mínima de 10/20 valores.

B. Trabalho de grupo: (50%) – Trabalho de grupo sobre um tema específico da CB. Os alunos devem entregar uma apresentação oral e um relatório baseado em formato de consultoria (PowerPoint).

O professor pode incluir alguns ajustes de notas pela frequência e participação nas aulas. 


Conteúdo

1. Introdução.

2. O núcleo psicológico do consumidor.

3. O processo de decisão do consumidor.

4. A cultura dos consumidores.

5. Resultados e problemas do Comportamento do Consumidor. 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: