Comportamento do consumidor
Objetivos
Introdução no campo do comportamento do consumidor para alunos mestrado. O foco principal está na capacidade de uma melhor compreensão dos mecanismos e pistas de quando, onde, porquê e como os consumidores tomam decisões.
Caracterização geral
Código
2330
Créditos
3.5
Professor responsável
Luís Fructuoso Martinez
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
Martinez, L.F., Zeelenberg, M., & Rijsman, J.B. (2011). Regret, disappointment and the endowment effect. Journal of Economic Psychology, 32(6), 962-968. https://doi.org/10.1016/j.joep.2011.08.006
Offergeld , T., Martinez, L.F., & Ferreira, A.I. (2020). A train of thought in product experientiality: Working memory, distraction, and inconsistencies in cue order effects. Journal of Retailing and Consumer Services, 53, 101971. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101971
Wiederhold , M., & Martinez, L.F. (2018). Ethical consumer behaviour in Germany: The attitude behaviour gap in the green apparel industry. International Journal of Consumer Studies, 42(4), 419 429. https://doi.org/10.1111/ijcs.12435
Método de ensino
A disciplina será leccionada em doze sessões (duas por semana), seguindo uma abordagem teórico-prática. A maioria das sessões consistirá em aulas teóricas e debates sobre os tópicos do programa (incluindo exemplos, estudos de caso e debates na aula). As sessões finais serão reservadas para apresentações orais de trabalhos de grupo. Os alunos devem preparar para os debates na aula lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados todas as semanas. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: (1) Expositiva - apresentação das referenciais teóricas; (2) Participativa - ilustração, análise e resolução de exercícios de aplicação; (3) Activo - realização de trabalhos individuais e de grupo; (4) Auto-estudo - relacionado com o trabalho autónomo dos alunos, que os ajudará a integrar e consolidar os seus conhecimentos.
Método de avaliação
Os alunos devem preparar os debates na aula
lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados todas as
semanas.
A. Exame final individual: (50%) – O exame
final é obrigatório. Os alunos devem obter uma classificação mínima de 10/20
valores.
B. Trabalho de grupo: (50%) – Trabalho de
grupo sobre um tema específico da CB. Os alunos devem entregar uma apresentação
oral e um relatório baseado em formato de consultoria (PowerPoint).
O professor pode incluir alguns ajustes de notas pela frequência e participação nas aulas.
Conteúdo
1. Introdução.
2. O núcleo psicológico do consumidor.
3. O processo de decisão do consumidor.
4. A cultura dos consumidores.
5. Resultados e problemas do Comportamento do Consumidor.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: