Comunicações Integradas de Marketing

Objetivos

O objetivo é apresentar a teoria, as ideias e as práticas principais de Comunicação de Marketing (Publicidade e Promoção) com o tema central de oferecer benefícios aos clientes, preparando os alunos para desenvolver um plano de comunicação no atual ambiente de media digital.



Caracterização geral

Código

2337

Créditos

3.5

Professor responsável

Jorge Manuel Naves Velosa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

- John R. Rossiter, Larry Percy, Lars Bergkvist (2018) Marketing Communications, Objectives, Strategy, Tactics. Sage Publications Ltd

- Larry Percy & Richard Elliott (2021), Strategic Advertising Management, 6th ed. Oxford University Press

- Patrick De Pelsmacker, Maggie Geuens, Jori Van den Bergh (2021) Marketing Communications, a European Perspective, 7th ed. Pearson Prentice Hall

- Sunil Gupta, Joseph Davin (2019), Digital Marketing, Core Curriculum Reading, Harvard Business Publishing

- John Rossiter & Larry Percy (1997), Advertising and Promotion Management 2nd ed. New York, McGraw Hill



Método de ensino

Aulas teóricas, estudo de casos e debates. Será usada uma abordagem prática com muitos exemplos e materiais do campo.

Espera-se um elevado envolvimento dos alunos nos debates na aula e recomendações de casos e deve ser acompanhado de uma preparação minuciosa de casos e leituras que estão disponíveis através do programa e materiais de aula que podem ser acedidos ??online via moodle. Para os casos, as perguntas para debate também estarão disponíveis. O material baseado na web inclui as apresentações das aulas juntamente com as leituras recomendadas e adicionais: a disciplina permite que aqueles que desejam explorar mais o assunto o façam através de material extra e conselhos.

Os alunos terão que preparar em equipas, até cinco, um Plano de Comunicação (A,P), para ser apresentado. As equipas devem envolver alunos de mais do que uma nacionalidade, género e de diferentes origens (por exemplo, universidade anterior), e iremos ajustá-los após a primeira aula. Durante o semestre, os alunos são obrigados a entregar várias tarefas individuais ou escrever ups. Estes serão referenciados no programa detalhado. 


Método de avaliação

40% Plano de Comunicação (A&P) com avaliação em grupo e individual, incluindo revisão por pares (20% da nota, devido com a versão preliminar da apresentação em power point). A avaliação do Plano de Comunicação é baseada nos Conceitos de Comunicação utilizados (60%), Consistência e qualidade das respostas às perguntas (10%), Qualidade do relatório e apresentação (10%) e revisão por pares, conforme detalhado acima.

15% Trabalho/relatório individual. O trabalho é estritamente individual. Qualquer plágio será tratado com rigor e os infratores serão punidos de acordo com as regras da Universidade.

15% Avaliação de participação na aula - teremos alunos discutindo casos numa aula. A ausência injustificada à aula do caso que escolheu implicará nota zero pela participação nessa aula. As notas de participação nas aulas serão baseadas na qualidade e evidência auditiva de sua participação nas discussões de caso, com notas de A a D (zero).

30% Teste curto intermediário (questionário): 1 hora, agendado fora da aula (a confirmar).

O plano de Comunicações (A&P) deve ser concluído durante o período. Os grupos terão que apresentar um rascunho de apresentação do plano (uma versão preliminar da apresentação do plano em power point). Nas datas de apresentação os grupos apresentarão o plano, e entregarão o relatório final (em word ou power point). Tanto o rascunho da apresentação quanto o relatório final devem ser entregues via moodle. As apresentações envolverão todos os elementos da equipa e terão a duração de 45min, incluindo 30min para apresentação e 15min para perguntas. 


Conteúdo

Temas de Comunicação Integrada de Marketing abordando o mundo digital, destinado a alunos que já estudaram Marketing. O objetivo é apresentá-lo às principais teorias, ideias e práticas de Comunicações de Marketing (Publicidade e Promoção) com o tema central de oferecer benefícios aos clientes e desenvolver competências no desenvolvimento e implementação de uma Campanha de Comunicação Estratégica. O programas de comunicação integrada de Marketing seguem um processo de planeamento estratégico e são executados por meio de táticas de implementação. Seguiremos a sequência descrita abaixo no nosso tratamento de Comunicações (A&P).

Metas de marketing;

Seleção do público-alvo, objetivos da ação e entendimento do cliente;

Objetivos de comunicação e posicionamento de marca;

Fazendo funcionar: estratégia criativa e execução;

Estratégia de media;

Acompanhamento e avaliação de campanhas;

Integrando publicidade e promoção.

1. Visão geral dos objetivos de publicidade e promoção e marketing:

Estabelecemos os conceitos básicos e discutimos diferentes objetivos de marketing. Abordamos os pontos de vista dos consumidores (sequência de resposta da comunicação) e das empresas (etapas de planeamento) e discutimos novos desafios.

2. Seleção do Público Alvo, objetivos da ação e entendimento do cliente:

Abordamos a segmentação de clientes usando vários critérios de segmentação e estabelecemos objetivos de ação para cada cliente-alvo. Desenvolvemos uma compreensão da tomada de decisão do público-alvo introduzindo o modelo de Sequência Comportamental. Digital e Social na Tomada de Decisão.

3. Objetivos de Comunicação e Posicionamento da Marca:

Analisamos o posicionamento de um produto ou serviço para fins de comunicação de marketing. Em seguida, apresentamos e selecionamos os objetivos de Comunicação.

4. Making it work: estratégia criativa e execução:

Explicamos o significado de uma estratégia criativa e discutimos o resumo criativo. Em seguida, explicamos as táticas de Brand Awareness e Brand Attitude com base na matriz Rossiter-Percy.

5. Estratégia de mídia em ambiente digital:

Abordamos o digital e o seu impacto distinguindo Estratégias Digitais e Sociais através da teoria e casos atuais. Em seguida, discutimos conceitos de media, seleção de tipo de media e regras estratégicas para a implementação do plano de media.

6. Acompanhamento e avaliação da campanha:

Avaliamos medidas básicas e avaliação de desempenho, juntamente com avaliação de desgaste de campanha.

 7. Integrando Publicidade e Promoção:

Abordamos especificamente a Promoção de Vendas e examinamos o impacto de reunir todas as ferramentas de comunicação de marketing disponíveis, on-line e off-line.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: