Gestão Internacional
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos atualizados e ferramentas práticas que lhes permitam apoiar diferentes tipos de empresas no seu processo de internacionalização. A diciplina terá uma orientação muito prática e, como tal, irá expor os alunos aos desafios associados à tomada de decisões estratégicas em situações complexas de negócios internacionais. Os alunos já devem possuir uma compreensão básica das principais teorias de negócios internacionais para que possam aprender comércio internacional mais avançado e estruturas de estratégia de negócios internacionais e técnicas analíticas.
Caracterização geral
Código
2338
Créditos
3.5
Professor responsável
Emanuel Gomes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
Collinson, S., Narula, R., & Rugman, A. M. (2016). International business. 7th ed. Harlow: Pearson.
Peng, M. and Meyer, K. (2011) International Business, London: Cengage Learning.
Cavusgil, S. T., Knight, G., Riesenberger, J. R., Rammal, H. G., & Rose, E. L. (2014). International business. Pearson Australia.
Método de ensino
Workshops
que combinam teoria e prática. A parte teórica será utilizada para introduzir
conceitos, quadros e técnicas de seleção de mercado internacional, e
desenvolvimento e implementação de estratégias de negócios internacionais. A
parte prática será usada para desenvolver análises críticas e criativas de
questões relacionadas à seleção de mercados internacionais e escolha
estratégica.
O programa requer a integração do conhecimento deste e de outras disciplinas e preenche a lacuna entre a teoria e o mundo real dos negócios. Organiza a aprendizagem em torno de projetos que envolvem os alunos na resolução de problemas, tomada de decisões e atividades de investigação.
Método de avaliação
A nota final da unidade curricular será
baseada no trabalho individual e em grupo. A avaliação é baseada:
Trabalho de grupo (40% da nota do módulo).
Os alunos trabalharão em grupos de 5 e desenvolverão um plano de
internacionalização para uma empresa/organização específica. Este projeto proporciona
aos alunos a oportunidade de trabalhar de forma relativamente autónoma
culminando na produção dum relatório realista que integra o realismo de gestão.
As notas serão individuais com base na contribuição de cada aluno medida através
da avaliação dos pares (50%) e desempenho geral do grupo (50%).
Exame final individual (60% da nota). O exame final é obrigatório.
Conteúdo
• Seleção de mercado internacional I: Análise
da situação da empresa e preparação global
• Seleção de mercado internacional II:
agrupamento de países e técnicas de classificação de países
• Seleção de mercado internacional III:
análise aprofundada do país
• Estratégias de internacionalização
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: