Gestão Internacional

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos atualizados e ferramentas práticas que lhes permitam apoiar diferentes tipos de empresas no seu processo de internacionalização. A diciplina terá uma orientação muito prática e, como tal, irá expor os alunos aos desafios associados à tomada de decisões estratégicas em situações complexas de negócios internacionais. Os alunos já devem possuir uma compreensão básica das principais teorias de negócios internacionais para que possam aprender comércio internacional mais avançado e estruturas de estratégia de negócios internacionais e técnicas analíticas. 



Caracterização geral

Código

2338

Créditos

3.5

Professor responsável

Emanuel Gomes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

Collinson, S., Narula, R., & Rugman, A. M. (2016). International business. 7th ed. Harlow: Pearson.
Peng, M. and Meyer, K. (2011) International Business, London: Cengage Learning.
Cavusgil, S. T., Knight, G., Riesenberger, J. R., Rammal, H. G., & Rose, E. L. (2014). International business. Pearson Australia. 


Método de ensino

Workshops que combinam teoria e prática. A parte teórica será utilizada para introduzir conceitos, quadros e técnicas de seleção de mercado internacional, e desenvolvimento e implementação de estratégias de negócios internacionais. A parte prática será usada para desenvolver análises críticas e criativas de questões relacionadas à seleção de mercados internacionais e escolha estratégica.

O programa requer a integração do conhecimento deste e de outras disciplinas e preenche a lacuna entre a teoria e o mundo real dos negócios. Organiza a aprendizagem em torno de projetos que envolvem os alunos na resolução de problemas, tomada de decisões e atividades de investigação. 


Método de avaliação

A nota final da unidade curricular será baseada no trabalho individual e em grupo. A avaliação é baseada:

Trabalho de grupo (40% da nota do módulo). Os alunos trabalharão em grupos de 5 e desenvolverão um plano de internacionalização para uma empresa/organização específica. Este projeto proporciona aos alunos a oportunidade de trabalhar de forma relativamente autónoma culminando na produção dum relatório realista que integra o realismo de gestão. As notas serão individuais com base na contribuição de cada aluno medida através da avaliação dos pares (50%) e desempenho geral do grupo (50%).

Exame final individual (60% da nota). O exame final é obrigatório. 


Conteúdo

• Seleção de mercado internacional I: Análise da situação da empresa e preparação global

• Seleção de mercado internacional II: agrupamento de países e técnicas de classificação de países

• Seleção de mercado internacional III: análise aprofundada do país

• Estratégias de internacionalização 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: