Estratégia Internacional de Marketing

Objetivos

Visa fornecer aos alunos uma compreensão da estratégia de marketing internacional, mais especificamente, como projetar, desenvolver e implantar programas de marketing eficazes e eficientes em escala multimercado ou global. Abrange três tópicos: (1) expansão internacional, incluindo objetivos, modelo de negócios, prontidão da empresa, seleção de mercado e modo de entrada; (2) marketing global, incluindo as particularidades da função de marketing (ou seja, compreensão do consumidor, segmentação, direcionamento, posicionamento, branding, mix de marketing e organização) em empresas que operam em vários mercados e/ou considerando a expansão internacional; e (3) dinâmica do mercado, incluindo o papel dos mercados emergentes como fonte de crescimento de vendas e novas empresas globais, as características das empresas que nascem globais e/ou conseguem estabelecer uma presença global dominante, bem como as perspectivas futuras para a globalização . Além disso, para obter uma visão concreta do tópico, os alunos trabalham em grupos para desenvolver um programa de marketing global (por exemplo, plano de entrada no mercado) para uma empresa de sua escolha. 

Caracterização geral

Código

2339

Créditos

3.5

Professor responsável

Antonio Marinho Torres

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

 A. Case Studies

• Paillasse International SA: Global Market Selection. Ivey (W17198).
• Colgate-Palmolive: Staying Ahead in Oral Care. HBS (9-311-120).
• Wendy’s: A Plan for International Expansion. Ivey (W18477).
• Uber and the Sharing Economy: Global Market Expansion and Reception. WDI
(W04C79).

B. Notes and Articles
• Ghemawat, Pankaj (2001). Distance Still Matters: The Hard Reality of Global Expansion. HBR (R0108K).
• Holt, Douglas; Quelch, John; Taylor, Earl (2004). How Global Brands Compete. HBR (R0409D).
• Hennessy, Julie; Leininger, Eric; Meagher, Evan (2012). Global Brand Management. Kellogg (KEL696).
• Christensen, Clayton; Ojomo, Efosa; Dillon, Karen (2019). Cracking Frontier Markets. HBR (R1901F).
• Kerr, William (2016). Harnessing the Best of Globalization. SMR (SMR574).


Método de ensino

Uma abordagem em três frentes: (1) teoria: conceitos e estruturas sobre expansão internacional, marketing global e dinâmica de mercado fornecem uma base partilhada para uma compreensão estruturada do tópico; (2) estudos de caso: relatórios de grupo, apresentações e discussões na aula de estudos de caso relevantes e outros exemplos permitem uma visão mais concreta do tema; e (3) projeto em grupo: desenvolvimento e apresentação de um programa de marketing global (por exemplo, plano de entrada no mercado) para uma empresa escolhida por cada grupo permite uma abordagem prática do tema. 


Método de avaliação

A. Trabalhos Individuais

Exame final 40%

Participação na aula 10%

B. Trabalho de grupo

Projeto de Grupo 40%

Relatório de Estudo de Caso 10%

Conteúdo

Expansão internacional

Marketing Global (Parte 1)

Marketing Global (Parte 2)

Dinâmica do Mercado (Parte 1)

Dinâmica do Mercado (Parte 2)

Apresentação do projeto em grupo


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: