Gestão da Qualidade

Objetivos

Fundamentos da Gestão da Qualidade com ênfase no planeamento da qualidade, controlo e abordagens de gestão, ferramentas e implementação. O conhecimento conceitual e prático adquirido permitirá que os alunos entendam e possam gerir a qualidade tanto nos serviços quanto nas indústrias de manufatura. 



Caracterização geral

Código

2352

Créditos

3.5

Professor responsável

Ana Sofia Costa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

Amitava Mitra, Fundamentals of Quality Control and Improvement, 4th Ed., Wiley, 2016.
David L. Goetsch and Stanley B. Davis, Quality Management for Organizational Excellence, 8th Ed., Pearson, 2016.


Método de ensino

As aulas serão compostas por:

• Conceitos: explorar, discutir e aplicar

• Casos e Exercícios: explorando, discutindo e aplicando 


Método de avaliação

60% Exame (mínimo = 8,5)
40% Trabalho individual e Trabalho de Grupo 

Conteúdo

• Definição de qualidade. Perspectivas de qualidade

• Gestão de qualidade Total

• Foco no cliente e competência

• Ferramentas para melhoria da qualidade

• Compreender a qualidade do serviço

• Controlo de qualidade: Controlo Estatístico de Processo e Amostragem de Aceitação

• Capacidade e 6 Sigma