Gestão de Operações

Objetivos

A gestão de operações é o principal campo funcional da gestão empresarial, uma vez que a sua função é entregar produtos ou serviços aos clientes, garantindo o equilíbrio entre oferta e procura. O trabalho de gestão de operações é projetar, gerir e melhorar os processos organizacionais necessários para entregar produtos e serviços. Gestão de operações significa:

Garantir que o cliente recebaeo livro no dia seguinte, conforme prometido no pedido feito na Amazon.UK;

Assegurar que a Flextronics Itália entrega a tempo o iPhone 8 encomendado na Apple.pt. Isso significa que uma fábrica em algum lugar do mundo o montou, após receber o componente necessário;

Reduzir o tempo de espera na zona de controlo de segurança do aeroporto de Lisboa o que passa por equilibrar o número de scans e o número de agentes de segurança com o número de passageiros esperado;

Assegurar que o voo TP 432 de Lisboa para Paris saia à hora marcada (14:55) e não 1 hora e 30 minutos atrasado como em Junho. Isso significa garantir que: (i) esteja estacionado no portão um A320, (ii) haja uma tripulação designada para aquele voo, (iii) o avião tenha sido reabastecido;

Desenvolver regras de prioridade para atender pacientes na urgência dum hospital;

Definir a produção diária de concentrado de tomate na Compal. Isso implica equilibrar as restrições físicas de equipamentos e pessoal com a procura. Isso também pode envolver decisões sobre o uso da maquinaria para produzir um concentrado de outros vegetais;

Agendar a utilização do bloco operatório dum hospital; Definir onde armazenar o material para evitar escassez



Caracterização geral

Código

2359

Créditos

3.5

Professor responsável

Utku Serhatli

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Cachon, Gerard and Terwiesch, Christian, Matching Supply and Demand, 3rd edition, McGrawHill, 2013

Ravi Anupindi et al, Managing Business Process Flows, 3rd edition, Pearson 2011

Serão indicados Artigos, alguns serão disponibilizados no moodle e outros acessíveis na internet 


Método de ensino

As aulas semanais devem ser realizadas em duas partes. A primeira parte concentra-se na apresentação de ferramentas e frameworks. A segunda parte concentrar-se na aplicação dos conceitos e análises de diferentes tipos de organizações e decisões que elas enfrentam. Também usaremos estudos de caso, vídeos/documentários educativos, jogos de simulação de negócios e debates em grupo. Um processo de aprendizagem melhora quando se chega preparado para a aula e quando se olha para trás e avalia os tópicos debatidos na aula. Com esse objetivo em mente, espera-se que cada aluno faça as leituras necessárias antes das aulas e resolva problemas selecionados após as sessões. Esses problemas podem ser quantitativos ou qualitativos. 


Método de avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na participação nas aulas, problemas semanais, relatórios de casos de grupo e exame final.

A participação nas aulas será avaliada considerando a qualidade dos comentários e a contribuição para o desenvolvimento da aula.

Aavaliação: Participação nas aulas: 10%; Trabalhos de casa: 20%; Relatório de caso: 20%; Exame final: 50% 


Conteúdo

A gestão eficaz das operações requer ferramentas analíticas especializadas e uma perspectiva global. Esta disciplina abrange uma mistura de tópicos com ênfase em estruturas estratégicas e alguns métodos quantitativos. Nas aulas, conceitos e modelos fundamentais de operações serão introduzidos para analisar compensações na concepção e gestão de processos. Os alunos aplicarão as ideias e ferramentas analíticas a uma diversidade de setores e situações.