Gestão de Operações
Objetivos
A gestão de operações é o principal campo
funcional da gestão empresarial, uma vez que a sua função é entregar produtos
ou serviços aos clientes, garantindo o equilíbrio entre oferta e procura. O
trabalho de gestão de operações é projetar, gerir e melhorar os processos
organizacionais necessários para entregar produtos e serviços. Gestão de
operações significa:
Garantir que o cliente recebaeo livro no
dia seguinte, conforme prometido no pedido feito na Amazon.UK;
Assegurar que a Flextronics Itália entrega
a tempo o iPhone 8 encomendado na Apple.pt. Isso significa que uma fábrica em
algum lugar do mundo o montou, após receber o componente necessário;
Reduzir o tempo de espera na zona de
controlo de segurança do aeroporto de Lisboa o que passa por equilibrar o
número de scans e o número de agentes de segurança com o número de
passageiros esperado;
Assegurar que o voo TP 432 de Lisboa para
Paris saia à hora marcada (14:55) e não 1 hora e 30 minutos atrasado como em
Junho. Isso significa garantir que: (i) esteja estacionado no portão um A320,
(ii) haja uma tripulação designada para aquele voo, (iii) o avião tenha sido
reabastecido;
Desenvolver regras de prioridade para
atender pacientes na urgência dum hospital;
Definir a produção diária de concentrado de
tomate na Compal. Isso implica equilibrar as restrições físicas de equipamentos
e pessoal com a procura. Isso também pode envolver decisões sobre o uso da maquinaria
para produzir um concentrado de outros vegetais;
Agendar a utilização do bloco operatório dum hospital; Definir onde armazenar o material para evitar escassez
Caracterização geral
Código
2359
Créditos
3.5
Professor responsável
Utku Serhatli
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Cachon, Gerard and Terwiesch, Christian, Matching Supply and Demand, 3rd edition, McGrawHill, 2013
Ravi Anupindi et al, Managing Business Process Flows, 3rd edition, Pearson 2011
Serão indicados Artigos, alguns serão disponibilizados no moodle e outros acessíveis na internet
Método de ensino
As aulas semanais devem ser realizadas em duas partes. A primeira parte concentra-se na apresentação de ferramentas e frameworks. A segunda parte concentrar-se na aplicação dos conceitos e análises de diferentes tipos de organizações e decisões que elas enfrentam. Também usaremos estudos de caso, vídeos/documentários educativos, jogos de simulação de negócios e debates em grupo. Um processo de aprendizagem melhora quando se chega preparado para a aula e quando se olha para trás e avalia os tópicos debatidos na aula. Com esse objetivo em mente, espera-se que cada aluno faça as leituras necessárias antes das aulas e resolva problemas selecionados após as sessões. Esses problemas podem ser quantitativos ou qualitativos.
Método de avaliação
A avaliação dos alunos será baseada na
participação nas aulas, problemas semanais, relatórios de casos de grupo e
exame final.
A participação nas aulas será avaliada
considerando a qualidade dos comentários e a contribuição para o
desenvolvimento da aula.
Aavaliação: Participação nas aulas: 10%; Trabalhos de casa: 20%; Relatório de caso: 20%; Exame final: 50%
Conteúdo
A gestão eficaz das operações requer ferramentas analíticas especializadas e uma perspectiva global. Esta disciplina abrange uma mistura de tópicos com ênfase em estruturas estratégicas e alguns métodos quantitativos. Nas aulas, conceitos e modelos fundamentais de operações serão introduzidos para analisar compensações na concepção e gestão de processos. Os alunos aplicarão as ideias e ferramentas analíticas a uma diversidade de setores e situações.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: