Simulação de risco
Objetivos
Transmitir aos alunos uma compreensão dos desafios enfrentados por um empreendedor que desenvolve e gere um novo empreendimento numa indústria de alta tecnologia.
Caracterização geral
Código
2364
Créditos
3.5
Professor responsável
Antonio Marinho Torres
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
A. simulação
• EntrepSim (Entrepreneurship Simulation)
B. casos de estudo
• Average is Beautiful: An Opportunity Worth Pursuing? NACRA (NA0433)
• King Digital Entertainment. HBS (9-817-117)
• Airbnb: Business Model Development and Future Challenges. Ivey (W16782)
• Term Sheet Negotiations for Trendsetter, Inc. HBS (9-801-358)
C. Artigos e referências
• Eisenmann, Thomas (2014). Business Model Analysis for Entrepreneurs. HBS (9-812-096)
• Eisenmann, Thomas, Eric Ries, and Sarah Dillard (2013). Hypothesis-Driven
Entrepreneurship: The Lean Startup. HBS (9-812-095)
• Applegate, Lynda et al (2011). Pitching Business Opportunities. HBS (9-811-086)
• Kerr, William and Ramana Nanda (2011). Financing New Ventures. HBS (9-811-093)
D. livro útil
• Ries, Eric (2017). The startup way.
Método de ensino
Abordagem em três frentes: (1) simulação de empreendimento: os alunos participam em grupos no EntrepSim Venture Simulation, gerindo uma start-up desde a raíz até a saída em cinco etapas, cada uma envolvendo debates em grupo e uma decisão sobre o caminho avançar; (2) plano de negócios: os alunos trabalham em grupos num breve plano de negócios para um novo produto, serviço ou empreendimento, produzindo e apresentando um pequeno relatório; e (3) aulas: são seis aulas formais nas quais são apresentados temas relevantes, juntamente com debates sobre estudos de caso relacionados, resultados de simulação de empreendimentos e apresentações em grupo.
Método de avaliação
A. Trabalhos Individuais
• Exame final (para casa) 40%
• Participação em aula 10%
B. Trabalhos de grupo
• Plano de negócios 30%
• Simulação de Empreendimento EntrepSim 20%
Conteúdo
Os alunos gerem uma start-up da raíz
até à saída num ambiente simulado por computador, experimentando as
dificuldades e emoções de transformar um desenvolvimento tecnológico em um
negócio de alto crescimento bem-sucedido. Essa abordagem prática é suportada
por uma estrutura (InFACt) baseada nos quatro elementos essenciais para
transformar ideias em negócios de sucesso: Inovatividade, Viabilidade,
Atratividade e Clareza. A inovação aborda a questão "É uma boa
ideia?" com foco na proposição de valor para o cliente, na estratégia de
entrada no mercado e no modelo de negócios.
A viabilidade aborda a questão "Você pode fazer isso acontecer?" com foco na vantagem competitiva, competência de equipa e caminho de crescimento. Atratividade aborda a questão "Isso dá dinheiro?" com foco no dimensionamento de mercado, modelos financeiros e estratégia de financiamento. Finalmente, Clareza aborda a questão "Você pode explicar isso?" com foco na declaração de missão, "discurso de elevador" e plano de negócios.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: