Customer Relationship Management
Objetivos
O curso é uma ferramenta para futuros cientistas de gestão de dados, pois pretende fornecer uma visão privilegiada de como analisar e estrategicamente reconhecer, colaborar e implantar o Customer Relationship Management em uma empresa para maximizar o valor de cada cliente e para cada cliente.
Caracterização geral
Código
2389
Créditos
7
Professor responsável
Elizabete Cardoso
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
PEPPERS, Don & ROGERS, Martha: Managing Customer Relationships: A Strategic Framework, 2nd Edition (Wiley)
BUTTLE, Francis: Customer Relationship Management - Concepts and Technologies, 2015, Routledge
Método de ensino
O curso pretende completar um enquadramento teórico com a
prática, pelo que haverá 2 tipos de aulas diferentes:
Aulas Teóricas - sessões típicas de turma inteira, em que são examinados os fundamentos do CRM.
Sessões de grupo - aulas em grupo único nas quais os
alunos apresentam o andamento de seus trabalhos e recebem feedback sobre
melhorias e próximos passos. Cada sessão aloca 15 minutos para apresentação em
grupo + 15 minutos para feedback do instrutor. Todos os elementos do grupo
devem estar presentes e, antes de cadas sessão, o grupo deve sempre carregar a
sua apresentação - com diapositivos numerados e em formato pdf - para a
respectiva página da disciplina no moodle.
Método de avaliação
Período regular de exames:
- Projeto de Grupo: 65%
Nota do Relatório Final: 25%, Avaliação entre pares: 15%,
Qualidade das Sessões em Equipa (3 ao longo do semestre): 20%, Avaliação
individual: 5%.
- Exame Final: 35% (Min. 8, 5 para passar)
Conteúdo
Os alunos irão
aprender maneiras diferentes de conhecer os clientes (identificar), como
segmentá-los (diferenciar), como abordá-los e comunicar com eles (interagir) e
quais são as melhores propostas de valor para eles (personalizar).
Os alunos também irão aprender a avaliar o sucesso de uma estratégia de CRM - fundamental para apoiar a tomada de decisões em Marketing.
A turma é organizada em equipas de 5/6 alunos, cada um realizará o seu próprio projeto de CRM, no âmbito do problema de gestão apresentado para um cliente específico no início do semestre. O projeto evoluirá com a progressão das aulas teóricas e visa proporcionar aos alunos uma experiência prática.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: