Gestão da Inovação
Objetivos
A inovação está atualmente no topo da agenda estratégica para quase todas as empresas. As empresas estabelecidas investem recursos substanciais no desenvolvimento de programas de inovação com o objetivo de manter e expandir as suas vantagens competitivas, evitando ao mesmo tempo a perturbação por parte de novos operadores. Num ambiente de negócios de mudança cada vez mais acelerada, um impulso na vantagem competitiva requer avanços para além da inovação incremental. A inovação inovadora é geralmente considerada como o domínio de startups e empreendedores. No entanto, algumas empresas estabelecidas conseguiram implementar com sucesso abordagens de inovação em ambiente corporativo normalmente ligadas a startups. Este é o domínio dos intrapreneurs (empresários internos).
Este curso visa proporcionar aos alunos uma ampla compreensão deste domínio e, de forma mais concreta, com as ferramentas e know-how para planear e implementar programas de inovação em empresas estabelecidas.
Caracterização geral
Código
2397
Créditos
3.5
Professor responsável
António Marinho Torres
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
A. Case Studies
• The Walt Disney Studios. Harvard 2016 (9-516-105)
• Intuit: Turbo Tax PersonalPro. Harvard 2016 (9-816-048)
• Healthymagination at GE Healthcare Systems. Harvard 2012 (9-512-039)
• Alphabet eyes new frontiers. Harvard 2018 (9-717-418)
B. Notes and Articles
• Johnson, Mark; Christensen, Clayton; and Kagermann, Henning (2008). Reinventing your business model. HBR (R0812C).
• Pisano, Gary (2015). You need an innovation strategy. HBR (R1506B).
• Nagji, Bansi and Tuff, Geoff (2012). Managing your innovation portfolio. HBR (R1205C).
• Day, George (2007). Is it real? Can we win? Is it worth doing? HBR (R0712J).
• Christensen, Clayton; Hall, Taddy; Dillon, Karen; and Duncan, David (2016). Know your
customers’ job to be done. HBR (R1609D).
• Anthony, Scott; Duncan, David; and Siren, Pontus (2014). Build an innovation engine in 90 days. HBR (R1412C).
• Dyer, Jeffrey; Gregersen, Hal; and Christensen, Clayton (2009). The innovator’s DNA.
HBR (R0912E).
• Pisano, Gary and Verganti, Roberto (2008). Which kind of collaboration is right for you? HBR (R0812F).
• Christensen, Clayton; Raynor, Michael; and McDonald, Rory (2015). What is disruptive innovation? HBR (R1512B).
• Kim, W. Chan and Mauborgne, Renée (2004). Blue Ocean Strategy. HBR (R0410D).
C. Useful book
• Ries, Eric (2017). The startup way.
Método de ensino
Este curso é proferido através de uma abordagem em três vertentes: (1) a teoria: conceitos e quadros sobre inovação e intrapreneurship fornecem uma base partilhada para uma compreensão estruturada do tema; (2) Estudos de caso: relatórios de grupo, apresentações e discussão por classes de estudos de caso relevantes e outros exemplos permitem uma visão mais concreta do tema; e (3) projeto de grupo: desenvolvimento e apresentação de um programa de inovação para uma empresa estabelecida escolhida por cada grupo permitem uma abordagem prática ao tema.
Método de avaliação
Atribuições Individuais
Exame Final 40%
Participação de Classe 10%
Atribuição de Grupos
Projeto grupo 40%
Relatório de Estudos de Caso 10%
Conteúdo
Introdução
intraempreendedorismo
Estratégia de Inovação
Mecanismo de Inovação (Parte 1)
Mecanismo de Inovação (Parte 2)
Relatório de estudo de caso de grupo
Habilitadores de Inovação
Habilitadores de Inovação
Apresentação do projeto em grupo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: