Gestão de Organizações sem fins lucrativos

Objetivos

Começando com uma revisão do setor de NFPO, seus desafios e tendências, pra integrar os principais conceitos e ferramentas de gestão que as NFPO precisam para responder aos problemas sociais atuais para construir a sustentabilidade.

Desenvolvido para realizar Módulos Conceituais e Práticos, debates, sessão de perguntas e respostas com profissionais da área e uma sessão completa de feedback da turma para Tarefa em Grupo, para que os alunos consolidem a aprendizagem, prática e excelente trabalho em grupo antes da submissão. Seguindo uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, está estruturado em torno das principais dimensões da gestão das NFPO e oferece aos alunos a possibilidade de compreender, praticar e discutir na aula os principais aspectos que fazem com que essas organizações maximizem seu impacto dentro do atual VUCA (Volatile, Uncertain , Complex and  Ambiguity). Como parte das políticas escolares sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 das Nações Unidas, busca incorporar os princípios dos ODS nos debates, conteúdos e trabalhos.



Caracterização geral

Código

2417

Créditos

3.5

Professor responsável

Silvia López Herrero

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a


Bibliografia

Anheier, H. (2000) Managing NonProfit Organisations: Towards a New Approach. Civil Society Working Paper 1.

Barned, J. (2009) Financial Management of Not For Profit Organisations. Guide CPA Australia.

Campos Franco, R., Wojciech Sokolowski, S., Hairel, E. and Salamon, L. (2004), 'The Portuguese Nonprofit Sector in Comparative Perspective'. Universidade Católica Portuguesa and Johns Hopkins University.

Dees, G. (1998) Enterprising Nonprofits. Harvard Business Review.

Ebrahim, A. and Rangan, V. (2010) The Limits of Nonprofit Impact: A Contingency Framework for Measuring Social Performance. Harvard Business School Working Paper.

Foster, W., Kim, P. and Christiansen, B. (2009) Ten Nonprofit Funding Models. Stanford Social Innovation Review.

Glaeser, E. (2003) Introduction to 'The Governance of Not For Profit Organizations'. University of Chicago Press.

Graham, J. and Kinmond, M. (2008) Literature Review of Nonprofit Best Practices in Governance and Management. Institute On Governance Paper Series.

Hager, M. and Brudney, J. (2004) Volunteer Management Practices and Retention of Volunteers. The Urban Institute.

Hannum, K. et al. (2011) Emerging Leadership in Nonprofit Organizations: Myths, Meaning, and Motivations. Center for Creative Leadership.

Lewis, A. (2002), Nonprofit Organizational Assessment Tool. Society for Nonprofit Organizations.

London Business School (2004) Measuring Social Impact: The Foundation of Social Return on Investment (SROI). NEF.

Mittenthal, R. (2002) Ten Keys to Successful Strategic Planning for Nonprofit and Foundation Leaders. TCC Group Briefing Paper.

Pope, J., Isely, E. and Asamoa-Tutu, F. (2009) Developing a Marketing Strategy for Nonprofit Organizations: An Exploratory Study, Journal of Nonprofit & Public Sector Marketing, 21:2, 184-201.

Ronchetti, J. (2006) An Integrated Balanced Scorecard Strategic Planning Model for Nonprofit Organizations. Journal of Practical Consulting.

Sheehan, R. (2005) What is Nonprofit Strategy ? Working Paper prepared for the 34th Annual Conference of the Association for Research on Nonprofit Organizations and Voluntary Action

Things, D. (2010) Partnerships: Frameworks for Working Together. Strengthening Nonprofits: A Capacity Builder’s Resource Library.


Método de ensino

A combinação de métodos de ensino, como estudos de caso, vídeos curtos, discussões em classe e apresentações, visa fomentar o espaço de aprendizagem e análise crítica e busca promover a capacidade dos alunos de desenvolver e aplicar suas habilidades de gestão ao setor sem fins lucrativos. A participação em sala de aula é esperada e necessária. 


Método de avaliação

Ao concluir o trabalho prático da aula após cada aula, pretendemos ajudar os alunos a gerir a carga de trabalho ao longo do período e ter uma experiência de aprendizagem mais eficaz. Para reforçar a aprendizagem e a qualidade do trabalho em grupo, uma turma inteira ficará dedicada aos alunos, partilhando os trabalhos em andamento e obtendo feedback antes de sua apresentação final.

Trabalho de Grupo ( 5 0%)

35% relatório final. 15% em trabalhos na aula 

 

Conteúdo

O setor da Economia Social, novas tendências e desafios, o papel dos ODS

Introdução

Gestão de Criação de Valor e Gestão Estratégica

Prática: Mapeamento do Sistema e Estratégia de Criação de Valor

Ferramentas de avaliação de impacto e gestão de desempenho

Prática: Solução Sistêmica e ToSC

Parcerias, Gestão de Partes Interessadas e Processos Colaborativos

Prática: Mapeamento de Partes Interessadas e Estratégia de Colaboração

Sustentabilidade & Governança / Marketing & Comunicação / Modelo de Capital Humano

Apresentações de grupo e encerramento do curso