Empreendedorismo aplicado
Objetivos
Introdução à natureza diversificada do empreendedorismo
e da criação de novos empreendimentos, adotando uma abordagem prática através
da aprendizagem aplicada em projetos concretos a serem iniciados. Esta unidade
curricular pretende ser uma oportunidade de aprendizagem experiencial prática
sobre como fundadores/empreendedores constroem startups/empresas.
Além disso, por meio de palestras, estudos de caso, apresentações de
convidados e debates, iremos abordar o ponto de vista do empreendedor durante o
processo de abertura de um novo negócio.
Caracterização geral
Código
2421
Créditos
7
Professor responsável
Miguel Muñoz Duarte
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
The Startup Owner¿s Manual, Steve Blank & Dorf
Business Model Generation, Alexander Osterwalder, et al
The Lean Startup, Eric Ries
Value proposition design, Alex Osterwalder
Testing Business Ideas, Alex Osterwalder
The startup way, Eric Ries
The innovators¿ method, Nathan Furr & Jeff Dyer
Método de ensino
1.
Interesse pelo Empreendedorismo e motivação para pelo menos avaliar o
lançamento do seu próprio negócio.
2.
Paixão, curiosidade, resiliência e agilidade. Interesse em descobrir como uma
ideia pode se tornar uma empresa real.
3.
Cada aluno deverá se comprometer com horário da aula mais 5 horas adicionais
semanais para Validação de Mercado.
4.
Quantidade de trabalho - As equipas passarão uma quantidade significativa de
tempo entre cada uma das aulas fora da universidade, conversando com clientes e
testando hipóteses. Sair do campus é o objetivo do esforço. Se os alunos não
conseguem dedicar tempo, então esta disciplina provavelmente não é para eles.
Método de avaliação
Os
critérios de Avaliação visam avaliar não só a aprendizagem teórica mas também a
dimensão prática e aplicada. A nota final será composta por:
1.
Nota prática (30%) – incluindo apresentações semanais das lições aprendidas
(carregadas no moodle), assiduidade e participação nas aulas
2.
Avaliação por pares (10%) – cada aluno será avaliado pelos seus pares dentro de
cada equipa
3.
Apresentação Final do Pitch (30%) – apresentação final do pitch a
um painel de convidados
4.
Exame Final (30%)
Conteúdo
Fornece
insights e metodologias, ferramentas e processos para descobrir oportunidades,
criar e dar o início numa uma nova startup,
tanto na criação de seu próprio negócio quanto no início proativo de um novo
empreendimento dentro de uma empresa (intraempreendedorismo).
As
principais etapas necessárias para construir um novo empreendimento, promovendo
uma aprendizagem práticoa sobre como é realmente abrir uma empresa. O objetivo,
dentro das restrições de uma sala de aula e de um período de tempo limitado, é
criar uma experiência empreendedora para os alunos com todas as pressões e
demandas do mundo real numa startup em estágio inicial. A aula tem como
objetivo proporcionar aos alunos a experiência de trabalhar em equipa e
transformar uma ideia numa empresa.
Conduzir
os alunos para transformar uma ideia num empreendimento. Não se trata de
escrever um plano de negócios ou fazer pesquisas numa biblioteca. Os alunos irão
construir um projeto do zero e conversarão com clientes e parceiros reais sobre
as suas ideias e aprenderão o caos e a incerteza de como uma startup
realmente funciona. Aprenderão como usar um modelo de negócios para debater
cada parte de uma empresa e Desenvolvimento de Clientes para sair da sala de
aula e interagir com clientes potenciais reais para ver se alguém além deles
realmente desejaria/usaria seu produto.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: