Empreendedorismo aplicado

Objetivos

Introdução à natureza diversificada do empreendedorismo e da criação de novos empreendimentos, adotando uma abordagem prática através da aprendizagem aplicada em projetos concretos a serem iniciados. Esta unidade curricular pretende ser uma oportunidade de aprendizagem experiencial prática sobre como fundadores/empreendedores constroem startups/empresas.

Além disso, por meio de palestras, estudos de caso, apresentações de convidados e debates, iremos abordar o ponto de vista do empreendedor durante o processo de abertura de um novo negócio.


Caracterização geral

Código

2421

Créditos

7

Professor responsável

Miguel Muñoz Duarte

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

The Startup Owner¿s Manual, Steve Blank & Dorf

Business Model Generation, Alexander Osterwalder, et al

The Lean Startup, Eric Ries

Value proposition design, Alex Osterwalder

Testing Business Ideas, Alex Osterwalder

The startup way, Eric Ries

The innovators¿ method, Nathan Furr & Jeff Dyer

Método de ensino

1. Interesse pelo Empreendedorismo e motivação para pelo menos avaliar o lançamento do seu próprio negócio.

2. Paixão, curiosidade, resiliência e agilidade. Interesse em descobrir como uma ideia pode se tornar uma empresa real.

3. Cada aluno deverá se comprometer com horário da aula mais 5 horas adicionais semanais para Validação de Mercado.

4. Quantidade de trabalho - As equipas passarão uma quantidade significativa de tempo entre cada uma das aulas fora da universidade, conversando com clientes e testando hipóteses. Sair do campus é o objetivo do esforço. Se os alunos não conseguem dedicar tempo, então esta disciplina provavelmente não é para eles.

Método de avaliação

Os critérios de Avaliação visam avaliar não só a aprendizagem teórica mas também a dimensão prática e aplicada. A nota final será composta por:

1. Nota prática (30%) – incluindo apresentações semanais das lições aprendidas (carregadas no moodle), assiduidade e participação nas aulas

2. Avaliação por pares (10%) – cada aluno será avaliado pelos seus pares dentro de cada equipa

3. Apresentação Final do Pitch (30%) – apresentação final do pitch a um painel de convidados

4. Exame Final (30%)

Conteúdo

Fornece insights e metodologias, ferramentas e processos para descobrir oportunidades, criar e dar o início numa  uma nova startup, tanto na criação de seu próprio negócio quanto no início proativo de um novo empreendimento dentro de uma empresa (intraempreendedorismo).

As principais etapas necessárias para construir um novo empreendimento, promovendo uma aprendizagem práticoa sobre como é realmente abrir uma empresa. O objetivo, dentro das restrições de uma sala de aula e de um período de tempo limitado, é criar uma experiência empreendedora para os alunos com todas as pressões e demandas do mundo real numa startup em estágio inicial. A aula tem como objetivo proporcionar aos alunos a experiência de trabalhar em equipa e transformar uma ideia numa empresa.

Conduzir os alunos para transformar uma ideia num empreendimento. Não se trata de escrever um plano de negócios ou fazer pesquisas numa biblioteca. Os alunos irão construir um projeto do zero e conversarão com clientes e parceiros reais sobre as suas ideias e aprenderão o caos e a incerteza de como uma startup realmente funciona. Aprenderão como usar um modelo de negócios para debater cada parte de uma empresa e Desenvolvimento de Clientes para sair da sala de aula e interagir com clientes potenciais reais para ver se alguém além deles realmente desejaria/usaria seu produto.